Connect with us

Nacional

IBGE reúne maiores especialistas do país para avaliar resultados preliminares do Censo 2022

Presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo abriu os trabalhos da Oficina de apresentação e avaliação dos resultados preliminares do Censo 2022

A menos de dois meses da divulgação dos resultados do Censo 2022, marcada para 28 de junho, o IBGE reuniu em sua sede, no Rio de Janeiro, um grupo de demógrafos e estatísticos de reconhecida excelência no cenário nacional e internacional. A convite do presidente interino Cimar Azeredo, eles participaram da oficina de apresentação e avaliação dos resultados populacionais preliminares do Censo Demográfico 2022, entre 10 e 12 de maio. Após três dias de discussões, os especialistas vão elaborar um relatório chancelando o esforço prático e metodológico empenhado pelo IBGE desde o início da coleta censitária, em 1º de agosto de 2022. Este relatório terá a chancela do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que também acompanhou o evento. O documento está previsto para ser publicado nos próximos 30 dias.

Além de diretores e técnicos do IBGE, participaram do evento especialistas convidados de vasta produção acadêmica, como Alicia Bercovich, Antonio José Ribeiro Dias, Bernadette Waldvogel, Bernardo Lanza Queiroz, Cassio Turra, Claudio Egler, Diana Sawyer, Eleonora Cruz Santos, Helena Cruz Castanheira, Irineu Rigotti, Junia Quiroga, Laura Wong, Maria Paula Ferreira, Marcos Roberto Gonzaga, Simone Wajnman, Suzana Cavenaghi e Zélia Bianchini.

Na sessão de abertura, Cimar Azeredo explicou detalhadamente os desafios da operação censitária, ressaltando que erros e acertos ao longo da jornada tornam o trabalho passível de ajustes. “Os resultados do Censo não estão escritos em pedra. Sempre é possível revê-los e aprimorá-los”, comentou, pedindo apoio dos especialistas nesta tarefa.

Cimar também citou como positivos o uso da tecnologia como aliado na busca de um Censo de qualidade e a um controle maior da operação em tempo real, bem como as recentes ações de mobilização visando a diminuição do índice de não resposta, hoje abaixo de 4,5% na média do país. “Iniciativas de peso nacional como o Favela no Mapa e o Condomínios no Mapa, convocando os residentes dessas áreas a responder ao Censo, foram bem-sucedidas”, afirmou.

Novas tecnologias, apresentação de dados, imputações: intensa troca de experiências

O primeiro dia de oficina foi dedicado à apresentação dos avanços tecnológicas do Censo 2022, como as ferramentas de gerenciamento e acompanhamento da coleta de dados em cada setor censitário, como Plataforma Geográfica Interativa (PGI). Toda a geotecnologia envolvida na coleta residencial e os futuros mapas que ela vai gerar também foram destacados na oficina. Em seguida, foram apresentados indicadores de cobertura e da qualidade da operação, com ênfase para a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE).

As palestras ficaram a cargo do diretor de Geociências, Claudio Stenner; do gerente técnico do Censo, Luciano Duarte; da coordenadora de População e Indicadores Sociais, Cristiane Moutinho; do coordenador de Geografia, Cayo Franco; do coordenador da Pesquisa de Pós-Enumeração, Gabriel Mendes Borges; e do gerente do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), Eduardo Baptista.

No dia seguinte, foram apresentados números preliminares do Censo 2022, bem como a metodologia de cálculo utilizada pelo IBGE para imputação – técnica recomendada pela comunidade internacional que estuda populações e censos para preencher dados faltantes. Entre outros países, Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Austrália fazem uso da imputação de pessoas em domicílios sem entrevista realizada.

Entre os palestrantes do segundo dia, estavam a gerente de Análises e Estudos da Dinâmica Demográfica, Izabel Marri; o gerente de Estimativas e Projeções da População, Marcio Minamiguchi; e a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes. Em todas as palestras, os convidados estavam livres para fazer perguntas a qualquer tempo, tornando mais natural a troca de experiências.

No encerramento do encontro, os especialistas conheceram a sala de situação, criada para monitorar as atividades do Censo em tempo real. Com telões interativos em touch screen que fornecem informações atualizadas sobre a coleta censitária em todo o território nacional, o ambiente comporta reuniões de até 30 pessoas. Ali mesmo, cientes dos resultados populacionais preliminares e dos métodos utilizados nos cálculos do IBGE, os participantes da oficina formularam as primeiras análises, críticas e sugestões, que constarão de um parecer técnico a ser apresentado em meados de junho.

Confira o que disseram os especialistas ao fim do encontro:

“Honestidade intelectual define esta oficina. Aqui soubemos de todos os processos internos do Censo, num panorama oferecido por excelentes profissionais. Sem dúvida, os dados são coerentes.”
Alicia Bercovich, matemática e demógrafa (IBGE)

“Espantado com a transparência e agradecido pelo convite. Mesmo o atraso na coleta não teve tanta influência: em relação ao Censo passado, os resultados de 2022 vão sair na mesma época em que saíram os anteriores.”
Antonio José Ribeiro Dias, estatístico e engenheiro de sistemas (IBGE)

“Sempre que vamos em diferentes lugares, o IBGE é uma referência importante nas pesquisas amostrais e nos Censos. Poder participar dessa oficina e perguntar o que quis, ver o que quis, da forma que quis, sem restrições, é gratificante.”
Bernardo Lanza Queiroz, demógrafo (UFMG)

“Essa oficina seguiu uma tradição do IBGE, que é discutir de forma transparente, aberta e tecnicamente muito clara os aspectos relativos ao planejamento, à operação de coleta e à análise preliminar dos dados do Censo. Foi muito importante para esclarecer pontos que não estavam muito evidentes para os especialistas.”
Cassio Turra, demógrafo (UFMG)

“Não devemos temer nada, o momento é de comemorar essa conquista e mostrar que todo o processo tem uma história, e essa história é de superação. Parabenizo a todos os funcionários do IBGE pelo trabalho.”
Claudio Egler, geógrafo e economista (Instituto de Geociências/UFRJ)

IBGE

A menos de dois meses da divulgação dos resultados do Censo 2022, marcada para 28 de junho, o IBGE reuniu em sua sede, no Rio de Janeiro, um grupo de demógrafos e estatísticos de reconhecida excelência no cenário nacional e internacional. A convite do presidente interino Cimar Azeredo, eles participaram da oficina de apresentação e avaliação dos resultados populacionais preliminares do Censo Demográfico 2022, entre 10 e 12 de maio. Após três dias de discussões, os especialistas vão elaborar um relatório chancelando o esforço prático e metodológico empenhado pelo IBGE desde o início da coleta censitária, em 1º de agosto de 2022. Este relatório terá a chancela do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que também acompanhou o evento. O documento está previsto para ser publicado nos próximos 30 dias.

“Não me surpreende a transparência do Censo, nem a parceria com grandes nomes da academia num evento como esse. Isso porque é tradição do IBGE zelar pela transparência e comunicar-se com o mundo acadêmico. Claro que os números do Censo necessitam de avaliação, de uma análise de plausibilidade. E isso será feito a seu tempo.”
Diana Sawyer, demógrafa (professora emérita da UFMG)

“Vocês fizeram um trabalho impressionante, debaixo de uma tempestade terrível. Importante ressaltar a evolução tecnológica do Censo 2022, que contou com tantas ferramentas de monitoramento e controle, que permitem a correção de problemas em tempo real. Temos total confiança no quadro técnico e nos números do IBGE.”
Helena Cruz Castanheira, representante do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia (Celade/CEPAL)

“Foram três dias extremamente intensos. O nível de informação que temos agora é muito grande e deixa muito clara a complexidade gigantesca que é uma operação censitária. Para nós, pesquisadores e cientistas, foi uma oportunidade sensacional, uma troca, um aprendizado mútuo”.
Irineu Rigotti, geógrafo e demógrafo (UFMG)

“A transparência deixou todo mundo deslumbrado. Uma tecnologia nunca usada antes, que mostrou tudo que foi possível. Estou tranquila com toda a operação censitária. O Censo vai dar um número que me parece confiável.”
Laura Wong, demógrafa (UFMG)

“A principal virtude desse Censo foi a transparência. Essa transparência já ajuda a explicar qualquer resultado não esperado. Portanto, é possível dizer ‘tivemos problemas nesse Censo, mas sabemos como explicar e como justificar’.”
Marcos Roberto Gonzaga, estatístico e demógrafo (UFRN)

“Por conta das apresentações brilhantes e do compartilhamento de informações da equipe técnica conosco, gerou-se um engajamento mais do que necessário e oportuno. Saio daqui com a certeza de que o Censo foi feito com idealismo e empenho, da melhor maneira possível.”
Simone Wajnman, demógrafa (UFMG)

“Como já disseram, não temos um Censo: temos 27 Censos, um em cada estado. Precisamos ressaltar a dificuldade de se fazer um Censo de Norte a Sul num país tão heterogêneo. O IBGE fez o que pôde, e muito melhor do que podia. E a palavra que fica, até como reflexo do georreferenciamento, é a transparência.”
Suzana Cavenaghi, demógrafa (Ence)

“Fico orgulhosa e satisfeita em ver os avanços metodológicos e tecnológicos do Censo, além do empenho dos profissionais da casa em cada conquista. O desafio é grande, vamos agora nos debruçar sobre os resultados, neste Censo da transparência”.
Zélia Bianchini, matemática e estatística (IBGE)

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte1 dia ago

Treinador do Treze exalta elenco após vitória e faz contas pela classificação

Esporte1 dia ago

Michel Pereira projeta próximos passos após vitória relâmpago no UFC 301: ‘Quero o cinturão’

Nacional1 dia ago

Tebet sobre RS: ‘Dinheiro chegará no tempo certo. Não é agora’

Nacional1 dia ago

Lula propõe projeto para liberar verbas emergenciais, fora da meta fiscal, ao Rio Grande do Sul

ECONOMIA1 dia ago

Dívida bruta do Brasil sobe a 75,7% e atinge maior nível desde 2022

Esporte1 dia ago

Nadadores brasileiros se garantem nos Jogos Olímpicos de Paris

Segurança Pública1 dia ago

Ministro da defesa criou cadastramento contra quem fale mal das Forças Armadas

Nacional1 dia ago

Radicalismo de Lula afasta Brasil de posição de liderança na América do Sul

Nacional1 dia ago

Após CCJ, Plenário vota projeto que cria o SPVAT e libera R$ 15,7 bi para União

CIDADE1 dia ago

Sancionada lei que exige estudo de mobilidade para obras em cidades

Educação & Cultura1 dia ago

Qualidade do ensino de medicina no país será debatida pela CE e CCT

Segurança Pública1 dia ago

Política penitenciária e Programa Pena Justa serão debatidos na CSP

Educação & Cultura1 dia ago

Instalação obrigatória de internet nas escolas está na pauta de comissão

Nacional1 dia ago

Conselho de Comunicação Social celebra jornalismo como pilar da democracia

CIDADE1 dia ago

Serviços de saúde ofertam vacinas contra Dengue, Influenza, Covid-19 e promovem atualização da caderneta

Politíca1 dia ago

Evento celebra 200 anos da Constituição Brasileira

Politíca1 dia ago

Assembleia discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

UFPB lança edital com vaga para professor substituto para o CPT

Educação & Cultura1 dia ago

Funesc lança edital para seleção de atrações culturais do 38º Salão de Artesanato da Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo da Paraíba e MDA realizam capacitação sobre o novo Programa Nacional de Crédito Fundiário

Nacional1 dia ago

Número de resgatados no Rio Grande do Sul sobe para 46 mil

Educação & Cultura1 dia ago

Governo sanciona lei para garantir acesso à educação infantil de crianças de até 3 anos

Esporte1 dia ago

Paraíba sedia etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê em setembro

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro na abertura do Maio Amarelo

ESTADO1 dia ago

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

Politíca1 dia ago

Veneziano confirma R$ 6,7 milhões para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

CIDADE1 dia ago

Vereador Olimpio convida campinenses para audiência pública que vai debater políticas públicas e direitos das pessoas com Autismo

Educação & Cultura1 dia ago

Cena Nordeste Festival acontece nos dias 10 e 11 de maio em João Pessoa com artistas dos nove estados da região

Esporte1 dia ago

Aluno do projeto Campeões do Amanhã conquista segundo lugar em Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

Judiciário1 dia ago

Desembargador Ricardo Porto mantém decisão sobre transporte para universitários em Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Saúde2 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional5 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional5 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional5 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br