Connect with us

Nacional

Radicalismo de Lula afasta Brasil de posição de liderança na América do Sul

Desde que assumiu o Palácio do Planalto no último ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu a política externa como uma das prioridades de seu terceiro mandato. O petista tentou se projetar com um líder mundial mas, na avaliação de analistas, não atingiu nem o objetivo de ser reconhecido como uma liderança regional, segundo analistas ouvidos pela reportagem. Usando discursos cada vez mais radicais e ideológicos, o mandatário brasileiro tem dificuldade para se aproximar de lideranças de direita, o que dificulta sua projeção como líder e até mesmo como intermediador de crises na América Latina.

“O Lula, neste primeiro momento, busca aproximação de fato somente com seus pares. Ele conversa bastante com o Gustavo Petro (Colômbia), tenta apaziguar a questão da Venezuela, se aproximou até mesmo da Guiana, vai para o Chile em maio… Ele busca essa aproximação com pares antes de tentar expandir sua influência política para aqueles que não são”, analisa Vito Villar, que é consultor de política internacional da BMJ Consultores Associados.

Nesse contexto, o brasileiro não tem uma proximidade com os presidentes direitistas Daniel Noboa, do Equador, Javier Milei, da Argentina, e Santiago Peña, do Paraguai. Uma evidência disso é que o petista não foi convidado em abril para o Foro Llao Llao em Buenos Aires, um tradicional encontro econômico e tecnológico promovido pela Argentina em Bariloche. Além de empresários, o evento contou com a participação dos presidentes do Uruguai e do Paraguai, que foram convidados por Milei.

“Tem sido difícil a aproximação dos dois polos políticos, normalmente presidentes de esquerda e presidentes de direita têm se aglutinado no seu próprio grupinho e tem sido difícil a aproximação de ideias diferentes. Ou seja, promover uma caminhada juntos mas com ideias divergentes”, afirma Vito.

O presidente brasileiro buscou uma integração da América do Sul logo no início de seu terceiro mandato. Para tentar mostrar força, organizou em maio de 2023 no Brasil uma reunião de presidentes da América do Sul no âmbito da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). A ideia era reviver o bloco com o objetivo de negociar com o resto do mundo com mais força.

Porém o evento fracassou após Lula dar um tratamento especial ao líder venezuelano, Nicolás Maduro, e minimizar a ditadura na Venezuela, dizendo que o autoritarismo no país seria apenas uma narrativa. Líderes de direita e de esquerda deixaram o Brasil se queixando das declarações feitas pelo petista.

Os acenos ao ditador de esquerda Daniel Ortega, da Nicarágua, que vinham ocorrendo desde antes da eleição do petista e as tentativas do governo de atrapalhar a eleição de Javier Milei, na Argentina, também geraram desconforto a Lula.

Durante Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em março de 2023, o governo Lula propôs o “diálogo” com a Nicarágua. Em declaração, o embaixador Tovar da Silva Nunes em Genebra, na Suíça, afirmou que “o Brasil está pronto para explorar meios para que essa situação seja tratada construtivamente em diálogo com o governo da Nicarágua e todos os atores relevantes”.

De forma indireta, o governo de Lula também buscou apoiar a reeleição do presidente Alberto Fernández, na Argentina. Após a piora da crise econômica do país, Fernández apresentava altos índices de rejeição entre os argentinos. Um amigo de longa data de Lula, o brasileiro não chegou a declarar apoio ao candidato peronista, mas buscou formas de fortalecer seu governo como uma tentativa de melhorar sua imagem frente ao eleitorado.

Em uma dessas tentativas, o petista tentou incluir a Argentina nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que o país tivesse acesso aos financiamentos o Banco dos Brics. Lula também tentou destravar um financiamento ao país através do BNDES para a conclusão do Gasoduto Néstor Kirchner, em Vaca Muerta. As tentativas, contudo, não deram certo e Javier Milei saiu vitorioso da disputa.

Lula diz, por sua vez, que tem boas relações com todos os presidentes e países. Sua aproximação de ditadores é um dos fatores que o afastam de um papel de liderança na América Latina, especialmente porque o presidente brasileiro não usa essa proximidade para defender soluções diplomáticas para o fim do autoritarismo desses regimes.

Vito Villar afirma que dificilmente Lula vai conseguir articular seu desejo por uma integração regional. O mal-estar com o argentino Javier Milei ainda torna essa possibilidade mais distante, conforme avalia o especialista da BMJ. “As duas principais potências da região que mal conversam, como você cria um grupo político e de articulação política regional sem a segunda maior potência da região?”, questiona Villar.


De Maduro e Díaz-Canel a Ebrahim Raisi: Lula se encontrou com 13 ditadores ao longo de 2023

Opinião da Gazeta: Lula quer fazer do Brasil um paraíso para ditadores

Lula se esforça para legitimar eleições na Venezuela, mas mantém silêncio sobre Essequibo
Aposta em criar bloco esquerdista na América do Sul foi grande fracasso
Para os analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a ausência de um discurso moderado por parte do mandatário brasileiro, a proximidade com Maduro e a aposta frustrada no bloco de inclinação esquerdista Unasul afastaram Lula de uma melhor articulação com os líderes latino-americanos, sobretudo aqueles com quem Lula não compartilha a mesma visão ideológic

A Unasul foi fundada em 2008 por doze presidentes da época, a maioria deles de esquerda, entre os quais Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Hugo Chávez (Venezuela) e o próprio Lula.

O viés ideológico sobre as discussões do grupo afastaram países que contrastavam ao posicionamento político esquerdista. Entre 2018 e 2019, a Unasul foi desmembrada por completo. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável pela saída do Brasil, mas países como Argentina, Colômbia e Paraguai também deixaram o bloco.

Lula tentou reativar a Unasul quando reuniu os presidentes sul-americanos em Brasília em 2023. Mas encontrou resistência de alguns países, principalmente após defender a ditadura de Maduro. O presidente do Uruguai, Luis Lacalle-Pou, foi um dos mais críticos à declaração do petista. O mandatário uruguaio também fez críticas à possibilidade de reativação da Unasul devido ao seu viés ideológico.

Para o cientista político Leandro Gabiati, falta à maioria dos países latino-americanos o mesmo que falta ao Brasil: políticas de Estado. “A falta de consolidação de políticas de Estado fazem com que as mudanças políticas, ideológicas e de governos inviabilizem determinados acordos e aproximações. Isso não é um problema só do Lula, mas da América Latina”, afirma.

A tentativa de reintegrar a Venezuela ao cenário geopolítico foi o que mais afastou Lula do seu papel de liderança na América Latina. Enquanto Nicolás Maduro abusava de manobras eleitorais para se manter no poder, Lula chegou a pedir “presunção de inocência” para o pleito convocado pelo ditador venezuelano para o fim de julho deste ano.

Os acenos que fez à Rússia no contexto da guerra contra a Ucrânia também colocaram o Brasil do lado oposto ao de nações ocidentais e de outros países da América Latina. Em junho do ano passado, seis meses após Lula assumir o Executivo, o jornal francês Libération colocou o petista na capa de sua edição com o título “Lula, a decepção” e afirmou que o mandatário vem agindo como “um falso amigo do Ocidente”.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, escreveu a publicação.

As críticas severas contra Israel também ajudaram a afundar a imagem internacional de Lula. O petista acusou o país de cometer genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza e criou um grave incidente diplomático com os israelenses ao comparar a ofensiva de Israel contra o grupo terrorista Hamas ao Holocausto promovido por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.

As declarações ajudaram a tumultuar ainda mais as relações diplomáticas na América Latina. O presidente esquerdista da Colômbia, Gustavo Petro, da Colômbia, apoiou Lula e o argentino Milei reprovou as declarações.

As questões da América do Sul e a divergência na região

Apesar da resistência do países sul-americanos em retomar a Unasul, os líderes concordaram em criar o Consenso de Brasília, um acordo que prevê que mais reuniões sejam feitas, com o alegado objetivo de aumentar o comércio e melhorar a infraestrutura e logística na região com “enfoque social e de gênero”. A próxima acontece em maio, no Chile, e Lula já confirmou sua presença. O petista destacou que o encontro tem o objetivo de encontrar uma maneira de alinhar os países ao mesmo objetivo.

O cenário da América do Sul, contudo, passou por transformações nos últimos meses e um clima de instabilidade paira sobre alguns países. No Equador, por exemplo, o governo de Daniel Noboa invadiu a embaixada mexicana na cidade de Quito, capital equatoriana, para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, que é acusado de estar envolvido em esquemas de corrupção pelo país.

As ameaças de Maduro sobre uma possível invasão à Guiana também romperam os laços entre os dois países. O Brasil tenta intermediar uma resolução pacífica no que diz respeito à disputa pelo Essequibo — território rico em petróleo e que representa cerca de 70% da Guiana — , mas Maduro não dá o braço a torcer. Ainda que tenha se comprometido a encontrar uma solução através do diálogo para a disputa, o ditador venezuelano insiste em anunciar decisões unilaterais para tomar a região, a maioria delas voltada mais ao público interno, como divulgar mapas mostrando a região de Essequibo como se fosse venezuelana.

Javier Milei também enfrenta problemas com Maduro. Diferentemente de Lula, o argentino adotou um posicionamento crítico contra a Venezuela. Em meio às ofensas, o clima entre os dois países piorou depois que Buenos Aires enviou para os Estados Unidos um avião da estatal venezuelana Emtrasur que estava retido na capital argentina. A decisão aconteceu após um acordo judicial entre os dois países.

A aeronave chegou à Argentina em junho de 2022 com tripulantes venezuelanos e iranianos suspeitos de espionagem. A Emtrasur é uma subsidiária da aérea estatal Conviasa. Ambas são alvos de sanções do Departamento de Tesouro americano. O regime de Maduro acusou a Argentina de “roubar” o avião e, em resposta, fechou o espaço aéreo do país para voos argentinos. A decisão elevou a uma crise diplomática entre as nações.

Para especialistas, a preferência de Lula para aproximação com seus pares esquerdistas afasta o Brasil de exercer um papel de liderança na região. Sem uma boa articulação com os direitistas Daniel Noboa, do Equador, Javier Milei da Argentina, e Santiago Peña, do Paraguai, o presidente brasileiro não conseguirá incentivar, e muito menos liderar, qualquer tipo de integração na América Latina.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA1 dia ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde1 dia ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde1 dia ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde1 dia ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde1 dia ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário1 dia ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional1 dia ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE1 dia ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública1 dia ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br