Connect with us

Nacional

Radicalismo de Lula afasta Brasil de posição de liderança na América do Sul

Desde que assumiu o Palácio do Planalto no último ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu a política externa como uma das prioridades de seu terceiro mandato. O petista tentou se projetar com um líder mundial mas, na avaliação de analistas, não atingiu nem o objetivo de ser reconhecido como uma liderança regional, segundo analistas ouvidos pela reportagem. Usando discursos cada vez mais radicais e ideológicos, o mandatário brasileiro tem dificuldade para se aproximar de lideranças de direita, o que dificulta sua projeção como líder e até mesmo como intermediador de crises na América Latina.

“O Lula, neste primeiro momento, busca aproximação de fato somente com seus pares. Ele conversa bastante com o Gustavo Petro (Colômbia), tenta apaziguar a questão da Venezuela, se aproximou até mesmo da Guiana, vai para o Chile em maio… Ele busca essa aproximação com pares antes de tentar expandir sua influência política para aqueles que não são”, analisa Vito Villar, que é consultor de política internacional da BMJ Consultores Associados.

Nesse contexto, o brasileiro não tem uma proximidade com os presidentes direitistas Daniel Noboa, do Equador, Javier Milei, da Argentina, e Santiago Peña, do Paraguai. Uma evidência disso é que o petista não foi convidado em abril para o Foro Llao Llao em Buenos Aires, um tradicional encontro econômico e tecnológico promovido pela Argentina em Bariloche. Além de empresários, o evento contou com a participação dos presidentes do Uruguai e do Paraguai, que foram convidados por Milei.

“Tem sido difícil a aproximação dos dois polos políticos, normalmente presidentes de esquerda e presidentes de direita têm se aglutinado no seu próprio grupinho e tem sido difícil a aproximação de ideias diferentes. Ou seja, promover uma caminhada juntos mas com ideias divergentes”, afirma Vito.

O presidente brasileiro buscou uma integração da América do Sul logo no início de seu terceiro mandato. Para tentar mostrar força, organizou em maio de 2023 no Brasil uma reunião de presidentes da América do Sul no âmbito da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). A ideia era reviver o bloco com o objetivo de negociar com o resto do mundo com mais força.

Porém o evento fracassou após Lula dar um tratamento especial ao líder venezuelano, Nicolás Maduro, e minimizar a ditadura na Venezuela, dizendo que o autoritarismo no país seria apenas uma narrativa. Líderes de direita e de esquerda deixaram o Brasil se queixando das declarações feitas pelo petista.

Os acenos ao ditador de esquerda Daniel Ortega, da Nicarágua, que vinham ocorrendo desde antes da eleição do petista e as tentativas do governo de atrapalhar a eleição de Javier Milei, na Argentina, também geraram desconforto a Lula.

Durante Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em março de 2023, o governo Lula propôs o “diálogo” com a Nicarágua. Em declaração, o embaixador Tovar da Silva Nunes em Genebra, na Suíça, afirmou que “o Brasil está pronto para explorar meios para que essa situação seja tratada construtivamente em diálogo com o governo da Nicarágua e todos os atores relevantes”.

De forma indireta, o governo de Lula também buscou apoiar a reeleição do presidente Alberto Fernández, na Argentina. Após a piora da crise econômica do país, Fernández apresentava altos índices de rejeição entre os argentinos. Um amigo de longa data de Lula, o brasileiro não chegou a declarar apoio ao candidato peronista, mas buscou formas de fortalecer seu governo como uma tentativa de melhorar sua imagem frente ao eleitorado.

Em uma dessas tentativas, o petista tentou incluir a Argentina nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que o país tivesse acesso aos financiamentos o Banco dos Brics. Lula também tentou destravar um financiamento ao país através do BNDES para a conclusão do Gasoduto Néstor Kirchner, em Vaca Muerta. As tentativas, contudo, não deram certo e Javier Milei saiu vitorioso da disputa.

Lula diz, por sua vez, que tem boas relações com todos os presidentes e países. Sua aproximação de ditadores é um dos fatores que o afastam de um papel de liderança na América Latina, especialmente porque o presidente brasileiro não usa essa proximidade para defender soluções diplomáticas para o fim do autoritarismo desses regimes.

Vito Villar afirma que dificilmente Lula vai conseguir articular seu desejo por uma integração regional. O mal-estar com o argentino Javier Milei ainda torna essa possibilidade mais distante, conforme avalia o especialista da BMJ. “As duas principais potências da região que mal conversam, como você cria um grupo político e de articulação política regional sem a segunda maior potência da região?”, questiona Villar.


De Maduro e Díaz-Canel a Ebrahim Raisi: Lula se encontrou com 13 ditadores ao longo de 2023

Opinião da Gazeta: Lula quer fazer do Brasil um paraíso para ditadores

Lula se esforça para legitimar eleições na Venezuela, mas mantém silêncio sobre Essequibo
Aposta em criar bloco esquerdista na América do Sul foi grande fracasso
Para os analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a ausência de um discurso moderado por parte do mandatário brasileiro, a proximidade com Maduro e a aposta frustrada no bloco de inclinação esquerdista Unasul afastaram Lula de uma melhor articulação com os líderes latino-americanos, sobretudo aqueles com quem Lula não compartilha a mesma visão ideológic

A Unasul foi fundada em 2008 por doze presidentes da época, a maioria deles de esquerda, entre os quais Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Hugo Chávez (Venezuela) e o próprio Lula.

O viés ideológico sobre as discussões do grupo afastaram países que contrastavam ao posicionamento político esquerdista. Entre 2018 e 2019, a Unasul foi desmembrada por completo. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável pela saída do Brasil, mas países como Argentina, Colômbia e Paraguai também deixaram o bloco.

Lula tentou reativar a Unasul quando reuniu os presidentes sul-americanos em Brasília em 2023. Mas encontrou resistência de alguns países, principalmente após defender a ditadura de Maduro. O presidente do Uruguai, Luis Lacalle-Pou, foi um dos mais críticos à declaração do petista. O mandatário uruguaio também fez críticas à possibilidade de reativação da Unasul devido ao seu viés ideológico.

Para o cientista político Leandro Gabiati, falta à maioria dos países latino-americanos o mesmo que falta ao Brasil: políticas de Estado. “A falta de consolidação de políticas de Estado fazem com que as mudanças políticas, ideológicas e de governos inviabilizem determinados acordos e aproximações. Isso não é um problema só do Lula, mas da América Latina”, afirma.

A tentativa de reintegrar a Venezuela ao cenário geopolítico foi o que mais afastou Lula do seu papel de liderança na América Latina. Enquanto Nicolás Maduro abusava de manobras eleitorais para se manter no poder, Lula chegou a pedir “presunção de inocência” para o pleito convocado pelo ditador venezuelano para o fim de julho deste ano.

Os acenos que fez à Rússia no contexto da guerra contra a Ucrânia também colocaram o Brasil do lado oposto ao de nações ocidentais e de outros países da América Latina. Em junho do ano passado, seis meses após Lula assumir o Executivo, o jornal francês Libération colocou o petista na capa de sua edição com o título “Lula, a decepção” e afirmou que o mandatário vem agindo como “um falso amigo do Ocidente”.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, escreveu a publicação.

As críticas severas contra Israel também ajudaram a afundar a imagem internacional de Lula. O petista acusou o país de cometer genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza e criou um grave incidente diplomático com os israelenses ao comparar a ofensiva de Israel contra o grupo terrorista Hamas ao Holocausto promovido por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.

As declarações ajudaram a tumultuar ainda mais as relações diplomáticas na América Latina. O presidente esquerdista da Colômbia, Gustavo Petro, da Colômbia, apoiou Lula e o argentino Milei reprovou as declarações.

As questões da América do Sul e a divergência na região

Apesar da resistência do países sul-americanos em retomar a Unasul, os líderes concordaram em criar o Consenso de Brasília, um acordo que prevê que mais reuniões sejam feitas, com o alegado objetivo de aumentar o comércio e melhorar a infraestrutura e logística na região com “enfoque social e de gênero”. A próxima acontece em maio, no Chile, e Lula já confirmou sua presença. O petista destacou que o encontro tem o objetivo de encontrar uma maneira de alinhar os países ao mesmo objetivo.

O cenário da América do Sul, contudo, passou por transformações nos últimos meses e um clima de instabilidade paira sobre alguns países. No Equador, por exemplo, o governo de Daniel Noboa invadiu a embaixada mexicana na cidade de Quito, capital equatoriana, para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, que é acusado de estar envolvido em esquemas de corrupção pelo país.

As ameaças de Maduro sobre uma possível invasão à Guiana também romperam os laços entre os dois países. O Brasil tenta intermediar uma resolução pacífica no que diz respeito à disputa pelo Essequibo — território rico em petróleo e que representa cerca de 70% da Guiana — , mas Maduro não dá o braço a torcer. Ainda que tenha se comprometido a encontrar uma solução através do diálogo para a disputa, o ditador venezuelano insiste em anunciar decisões unilaterais para tomar a região, a maioria delas voltada mais ao público interno, como divulgar mapas mostrando a região de Essequibo como se fosse venezuelana.

Javier Milei também enfrenta problemas com Maduro. Diferentemente de Lula, o argentino adotou um posicionamento crítico contra a Venezuela. Em meio às ofensas, o clima entre os dois países piorou depois que Buenos Aires enviou para os Estados Unidos um avião da estatal venezuelana Emtrasur que estava retido na capital argentina. A decisão aconteceu após um acordo judicial entre os dois países.

A aeronave chegou à Argentina em junho de 2022 com tripulantes venezuelanos e iranianos suspeitos de espionagem. A Emtrasur é uma subsidiária da aérea estatal Conviasa. Ambas são alvos de sanções do Departamento de Tesouro americano. O regime de Maduro acusou a Argentina de “roubar” o avião e, em resposta, fechou o espaço aéreo do país para voos argentinos. A decisão elevou a uma crise diplomática entre as nações.

Para especialistas, a preferência de Lula para aproximação com seus pares esquerdistas afasta o Brasil de exercer um papel de liderança na região. Sem uma boa articulação com os direitistas Daniel Noboa, do Equador, Javier Milei da Argentina, e Santiago Peña, do Paraguai, o presidente brasileiro não conseguirá incentivar, e muito menos liderar, qualquer tipo de integração na América Latina.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca24 minutos ago

PCdoB não recuará da pré-candidatura de Inácio Falcão em Campina Grande e acredita que PT irá rever decisão “precipitada”

Nacional46 minutos ago

Análise Profunda das Declarações de Lula Sobre o Aborto e Estupro

Politíca2 horas ago

Ruy defende ampliação de ações educativas sobre autismo e cria projeto para garantir materiais especiais para pessoas com espectro

CIDADE2 horas ago

Prefeitura de João Pessoa paga salários de junho nesta quinta e totaliza R$ 350 milhões injetados na economia da cidade

ESTADO2 horas ago

TCE-PB atualiza o número de servidores contratados nos municípios paraibanos até abril 2024

Politíca2 horas ago

CFO aprova parecer favorável à LDO 2025 com 88 emendas

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Procase lança consulta pública para elaboração da segunda fase do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

ESTADO2 horas ago

Paraíba recebe famtour com líderes e franqueados da Operadora CVC 

ESTADO2 horas ago

ALPB antecipa salário de junho e pagamento ainda acontece no Santander

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Programa Idiomas sem Fronteiras abre vaga para professor bolsista de Francês

Saúde2 horas ago

Prefeitura alerta sobre importância da vacinação contra coqueluche em crianças, gestantes e profissionais de saúde

CIDADE3 horas ago

Município de Guarabira deve garantir transporte para universitários do Campus de Areia

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Por que pedimos a Deus que “não nos deixe cair em tentação”?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

O primeiro presidente da América era um aliado dos católicos

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Uma das frases mais importantes do Pai Nosso

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Perseverar quando o objetivo parece muito distante

CIDADE3 horas ago

Cabedelo é reconhecida por lei como a Capital do Verão Paraibano

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com músicas de Sivuca e participação de três sanfoneiros

ESTADO3 horas ago

Desfile marca encerramento do curso de Corte e Costura do Cendac

Educação & Cultura3 horas ago

Governo da Paraíba divulga resultado preliminar da análise documental da primeira chamada do Arte na Bagagem 2024

Educação & Cultura3 horas ago

Pesquisadores digitalizam manuscritos de José Américo, na FCJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

8ª edição do Festival do Milho da Cecaf começa nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Pesquisa desenvolve método para cultivo de tomate-cereja em substrato de casca de coco

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Amazônia recebe a primeira recomendação de porta-enxertos de limão

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Pesquisadores desenvolvem sistema mecanizado que facilita produção de gliricídia

Politíca3 horas ago

Pré-candidatura a vereadora pelo PSB, Waléria Assunção que constantemente ataca à PMCG tem salário de mais de R$ 16,5 mil na SES

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Prefeitura celebra colheita do milho com ações e serviços para agricultores de Ponta de Gramame

Politíca4 horas ago

Daniella que esqueceu agressões de Aguinaldo a ex-cunhada envia nota de solidariedade a agressões sofridas contra Camila Toscano

Segurança Pública4 horas ago

Comissão debate a criação de delegacias especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência

Segurança Pública4 horas ago

Comissão aprova projeto que torna obrigatória contratação de vigilantes mulheres pelos bancos

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional4 dias ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional4 dias ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde5 dias ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA5 dias ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública5 dias ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE5 dias ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde6 dias ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA6 dias ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional6 dias ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde6 dias ago

CANABINDOL

ENTRETENIMENTO6 dias ago

Vídeos reúnem pássaros com a plumagem mais magnífica e colorida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional1 semana ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional1 semana ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário1 semana ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional1 semana ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional2 semanas ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional2 semanas ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA2 semanas ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA2 semanas ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA2 semanas ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde2 semanas ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br