Connect with us

Internacional

Letônia luta para manter mídia russa sob controle

País báltico tenta conter a disseminação da desinformação de Moscou, mas dada sua grande comunidade de língua russa, a tarefa é difícil. Para os russos étnicos que vivem na Letônia, sua língua e cultura estão em jogo

Antes parte da União Soviética, a Letônia ganhou sua tão esperada independência na década de 1990 e, depois, se tornou membro da União Europeia (UE) e da Otan. No entanto, três décadas depois, o passado soviético ainda tem um forte impacto no país.

A marca de Moscou está especialmente presente em Rezekne, uma cidade de cerca de 27 mil habitantes localizada a aproximadamente 60 quilômetros da fronteira com a Rússia. Na superfície, não há nenhuma diferença visível entre esta cidade leta e pequenas cidades russas rurais.

Muitos moradores vivem em blocos de apartamentos da era soviética, com telhados cobertos por antenas de satélite que recebem sinal da TV estatal russa. Ao caminhar pelas ruas da cidade, ouve-se mais russo do que leto. Há uma razão para isso: quase metade da população de Rezekne é de etnia russa, e muitos dos moradores têm pouco ou nenhum conhecimento da língua leta.

Cidades como Rezekne, com suas grandes populações de língua russa, levantam uma questão importante: que influência os meios de comunicação controlados pelo Kremlin têm sobre a população leta, pouco mais de um quarto da qual é composta por russos étnicos?

Letônia proíbe mídia estatal russa

Mesmo antes do início da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, as autoridades letas já estavam começando a retirar a mídia estatal russa do país. Em agosto, o Conselho Nacional de Mídia Eletrônica baniu 20 meios de comunicação russos, considerando-os uma ameaça à segurança nacional da Letônia.

Mas apesar da proibição, moradores disseram à DW que os canais de TV estatais russos ainda estão acessíveis pela internet e por antenas via satélite.

Rezekne não parece muito diferente das cidades russas

Maria Dubitska, natural de Rezekne, acredita que o efeito da propaganda russa é especialmente aparente em sua cidade.

“Estamos perdendo nossos amigos e nossos vizinhos. Dói. A propaganda russa é como veneno, está dividindo nossa sociedade”, disse à DW. “Circulam ideias sobre o retorno da União Soviética, e todas essas ideias são transmitidas diretamente para a cabeça das pessoas aqui”, destaca.

No entanto, outros falantes de russo consideram positivo poder seguir acessando a TV estatal da Rússia, justificando que o Estado leto não deve limitar as opções de mídia.

“Para formar opinião, é preciso conhecer os dois lados”, disse Igor, que preferiu não informar o sobrenome. “Especialmente quando há muitos falantes de russo vivendo na Letônia, por que violar seus direitos?”, acrescentou.

Apoio generalizado da Letônia à Ucrânia

É um debate interessante em um país que está entre os principais apoiadores da Ucrânia, tanto em termos de assistência militar quanto humanitária. Pesquisas recentes indicam que 82% dos letos apoiam a Ucrânia contra a Rússia.

Neste contexto, admitir assistir à TV estatal russa pode ser uma postura impopular.

“Hoje em dia, é melhor deixar essa pergunta sem resposta”, disse Sergei, que também preferiu não revelar seu sobrenome.

Atitudes não mudam da noite para o dia

De acordo com Arnis Kaktins, chefe do centro de pesquisa de opinião pública SKDS, com sede em Riga, as narrativas do Kremlin ainda desempenham um papel crucial entre muitos membros da minoria russa na Letônia.

“Durante décadas, os falantes de russo assistiram à propaganda russa, que era de alta qualidade, e funcionou”, explica. “Isso moldou a visão de mundo de muitos – e suas atitudes não podem mudar da noite para o dia”.

Muitos residentes de Rezekne não falam leto

As redes sociais também se tornaram um campo de batalha da informação nos últimos anos, explica Inga Springe, cofundadora da Re:Baltica, uma organização de jornalismo investigativo sem fins lucrativos com sede em Riga.

“Vemos cada vez mais desinformação no TikTok; é como o Velho Oeste. Alguns blogueiros estão dizendo como a vida é ruim na Letônia e boa na Rússia”, contou à DW. “Eles pegam os problemas existentes e os amplificam, como as altas contas de luz, e acusam as autoridades letas. [Os blogueiros] não vêem a raiz da questão, que é a invasão da Ucrânia pela Rússia que elevou os preços”.

A questão da mídia também toca em outra preocupação mais ampla para os russos étnicos na Letônia, muitos dos quais estão preocupados que sua língua e sua identidade estejam em risco. Um medo que, como dizem as autoridades letas, o Kremlin sabe explorar muito bem.

“Não há razão para que a Letônia continue a manter dois espaços de informação paralelos e totalmente separados”, disse Rihards Kols, membro do Parlamento leto, à revista Foreign Policy em março. “A Rússia usa o idioma russo como arma através de seus meios de comunicação para dividir, causar confusão, ofuscar e manipular”.

Nika Aleksejeva, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Forense Digital do Atlantic Council, alertou contra generalizações sobre a comunidade russa na Letônia, justificando que não se trata de um grupo homogêneo.

“Há pessoas que teimam em não aprender leto e têm opiniões mais pró-Kremlin”, disse ela à DW. No entanto, segundo ela, há também toda uma geração que cresceu na era pós-soviética. “Eles estão pensando mais como europeus, embora usem o russo em suas casas”.

Em seu esforço para promover a língua leta, Riga aprovou uma lei que elimina completamente o russo do currículo escolar. A medida foi considera por muitos na comunidade russa como discriminatória. Especialistas em direitos humanos da ONU também expressaram suas preocupações, dizendo que as autoridades letas têm a obrigação de “proteger e defender os direitos linguísticos das comunidades minoritárias do país, sem discriminação”.

Dezenas de monumentos da era soviética foram desmantelados na Letônia

Polêmica sobre monumentos soviéticos

Outra tentativa dos letos de se distanciarem de Moscou foi a remoção dos memoriais soviéticos, dos quais há cerca de 300 no país, de acordo com avaliações de especialistas. Para críticos, esses monumentos glorificam a era soviética.

Em julho do ano passado, o Parlamento da Letônia iniciou a remoção de dezenas de monumentos, que haviam sido erguidos para marcar a vitória soviética sobre a Alemanha nazista em 1945.

Para muitos russos étnicos, os monumentos são parte integrante da história. No entanto, na opinião de muitos outros letos, não é bem assim.

“Os monumentos não são simplesmente para lembrar aqueles que caíram em sua luta contra o fascismo. Com eles, a Rússia traz sua própria versão da história. Os letos não veem o Exército soviético como libertadores, mas como uma força de ocupação”, disse Kaktins, do centro de pesquisa SKDS, acrescentando que a invasão da Ucrânia pela Rússia levou os letos a reconsiderar, figurativa e literalmente, o lugar dos monumentos soviéticos em seu país.

“Está claro agora que os memoriais, glorificando o passado heroico e grandioso, são um dos pilares da atual ideologia russa que permitiu a guerra na Ucrânia”, acrescentou.

Mas Springe, da Re:Baltica, disse que as autoridades poderiam ter agido com mais consideração. “A comunidade russa se sente ofendida”, destacou. “Muitos deles provavelmente nem se importam com política. Isso cria ódio de ambos os lados, e não acho que isso ajude a unidade da Letônia”.

“A polarização certamente aumentou, mas acho que é um efeito de curto prazo”, opina Katkins. “A longo prazo, vai diminuir, o que deve ser para o bem do povo leto”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA2 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário2 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário2 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário3 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca3 horas ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE4 horas ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE4 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública5 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE5 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública17 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública17 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde17 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura18 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura18 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura18 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura18 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura19 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE19 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA20 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO21 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br