CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Bomba de gasolina com sistema antifraude chega ao Brasil; veja como ela funciona
A Dover Fueling Solutions lançou a primeira bomba de combustível com medidor inteligente do Brasil. A Helix 5000, instalada em um posto Shell na cidade de São João do Meriti/RJ, segue o novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) da Portaria Inmetro 227/22, que exige assinatura digital para evitar fraudes como da bomba baixa — aquele em que a bomba coloca menos combustível do que exibido no mostrador.
Essa bomba funciona da seguinte maneira: cada vez que ela for utilizada, será criada uma assinatura digital criptografada e todas as informações necessárias para o consumidor (e fiscais) podem ser obtidas no celular com conexão Bluetooth, como a quantidade de combustível colocada e histórico de manutenções.
“O objetivo do novo regulamento é garantir segurança para as bombas medidoras de combustíveis líquidos, com o intuito de prevenir fraudes e aumentar a confiabilidade das medições”, afirma Stelmo Carneiro, diretor-geral da Dover Fueling Solutions para a América Latina.
Segundo o pessoal do Brasil Postos, no momento apenas a Dover tem as bombas de combustível em conformidade com o RTM do Inmetro. Além da linha Helix, a empresa também trabalha com sua marca Global, que oferece aparelhos com capacidades e tecnologias diferentes, como mais autonomia de trabalho, por exemplo.
A expectativa é de que mais bombas como a Helix 5000 sejam instaladas pelo Brasil em um futuro próximo.