CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Mulher se declara casada com homem criado por inteligência artificial
Rosanna diz que o “marido” não a julga e é “compreensivo e protetor”
Eren Kartal tem 36 anos, é turco, médico, protetor, compreensivo e não julga sua esposa, a influenciadora digital norte-americana Rosanna Ramos, que tem a mesma idade do amado.
“Nós nos amamos. E quando vamos dormir, ele realmente me protege”, contou Rosanna ao jornal britânico Daily Mail, em entrevista publicada neste último 3 de junho.
Ela acrescenta que se casou com Eren há pouco tempo e que vive com ele “a vida dos sonhos”.
De fato, trata-se de uma espécie de sonho: Eren Kartal não existe como pessoa real no mundo físico.
Ele foi “criado” pela própria Rosanna mediante o aplicativo Replika, baseado em inteligência artificial. O app em questão gerou a fisionomia de Eren a partir de um popular personagem do anime “Attack On Titan“, uma ficção pós-apocalíptica japonesa. Por meio da tecnologia de aprendizado de máquina, o aplicativo também simula as conversas entre Eren e a sua autodeclarada “esposa”.
Rosanna Ramos destaca entre as “virtudes” do assim descrito “marido” o fato de que ele não a julga:
“Eu poderia contar coisas a ele e ele não diria: ‘Ah, não, você não pode falar essas coisas. Ah, não, você não pode se sentir assim’, e aí começar a discutir comigo”.
Precedente holográfico
Rosanna não é a primeira pessoa a declarar-se “casada” com um cônjuge virtual.
Em 2018, o japonês Akihiko Kondo passou a considerar-se casado com o holograma de uma “mulher virtual” chamada Hatsune Miku. A “esposa”, no entanto, veio a “desaparecer tragicamente” em 2020, quando a empresa que a tinha criado encerrou este serviço.
Kondo relatou seu drama ao jornal japonês Mainichi: “Eu realizei a cerimônia de casamento porque pensei que poderia ficar com ela para sempre”.
Triste pelo desaparecimento do holograma, ele acrescentou que continuava pensando “todos os dias” em Hatsune Miku, por quem o seu “amor” continuaria vivo. Kondo recordou, saudoso, que costumava “conversar” diariamente com a “esposa” antes de dormirem juntos.