Nacional
Alckmin diz que dados do varejo mostram prejuízo causado por juros altos
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aproveitou os dados divulgados pelo setor do varejo nesta quarta-feira para reforçar o coro de autoridades do governo contra o que consideram uma taxa básica de juros excessivamente elevada.
Em rápida entrevista a jornalistas após se reunir com o presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho, e com executivos do setor, Alckmin argumentou que o juro real está subindo há vários meses, com a inflação caindo, sem que haja uma demanda crescente que justifique isso.
A taxa básica Selic está em 13,75% ao ano, e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne na próxima semana para discutir seu patamar em meio a seguidas pressões do governo pela redução.
Dados divulgados pelo IBGE nesta manhã mostraram que em abril houve alta de 0,1% das vendas no varejo na comparação com o mês anterior, com ganho de 0,5% sobre o mesmo mês de 2022, resultados abaixo das expectativas de pesquisa da Reuters, de 0,3% e 0,95%, respectivamente.