Connect with us

Internacional

O que se sabe sobre as tropas mercenárias a serviço de Putin

Rússia emprega outras dezenas de estruturas militares privadas além do Grupo Wagner. Milícias armadas são sustentadas por grandes empresas e outros oligarcas próximos do Kremlin

De acordo com um decreto do ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, todas as “unidades voluntárias” russas que lutam na Ucrânia devem assinar um contrato com seu ministério até 1º de julho. Até 22 de junho, mais de 20 grupos envolvidos na invasão russa da Ucrânia já o haviam feito. O Ministério da Defesa justificou a medida dizendo querer dar às tropas um “necessário estatuto legal”.

No total, existem mais de 40 dessas estruturas militares na Rússia. Foi o que disse Nikolai Pankov, vice-ministro da Defesa da Rússia, mas sem especificar a quem exatamente o ministério se referia. Pois desde o início da guerra, a pasta classifica também os membros de companhias militares privadas como “voluntários”.

A primeira a assinar um contrato foi a “companhia de voluntários” chechena Achmat, segundo o Ministério da Defesa russo. No entanto, Yevgeny Prigozhin, fundador do mais famoso exército privado, o Grupo Wagner, recusou a proposta. Em 24 de junho, no contexto de um conflito com Shoigu, ele iniciou uma rebelião contra o ministério. Prigozhin já havia criticado a formação de outras “companhias militares privadas” em toda a Rússia. “Eles dizem que um dia haverá uma luta pelo poder e todos precisarão de seu próprio exército privado. Aqueles que têm dinheiro agora acham que criar um exército privado é um grande tema”, disse.

Relatos sobre a tropa Redut

Todos os exércitos privados estariam transformando as forças armadas russas em uma colcha de retalhos caótica de unidades com patrocinadores ricos, segundo escreveu o jornal Financial Times, citando os serviços secretos ucranianos e ocidentais. A primeira força cuja participação na invasão da Ucrânia se tornou conhecida é chamada de Redut. Kiev estima sua força em 7 mil homens. Segundo afirma o portal russo Meduza – agora exilado na Letônia –, citando várias fontes, os mercenários daquelas tropas estiveram entre os primeiros a invadir a Ucrânia e participaram das batalhas perto de Kiev e Kharkiv.

O jornal Novaya Gazeta noticiou sobre a Redut pela primeira vez em 2019. Segundo a reportagem, a força foi criada em 2008 e implantada na Síria para proteger as instalações da empresa russa Stroytransgaz, controlada por Gennady Timchenko, amigo do presidente russo, Vladimir Putin. Igor Girkin, também conhecido como Strelkov, o ex-“Ministro da Defesa” da autoproclamada “República Popular de Donetsk”, descreveu Timchenko como o proprietário da Redut. Fontes da Meduza e do Novaya Gazeta também vinculam a força ao Ministério da Defesa, de mesma forma que o canal russo do Telegram Rybar, defensor da invasão da Rússia na Ucrânia.

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, entre dois de seus combatentes

“Contrapeso para o exército regular”

Pavel Luzin, especialista em política externa e de defesa russa, diz que a força Redut não é exatamente uma empresa militar privada. Ele também a associa ao Departamento de Defesa. “Os mercenários foram originalmente usados pela Rússia para três propósitos principais: criar um contrapeso ao exército regular, poder operar fora do sistema burocrático e dos procedimentos administrativos estabelecidos e proteger a liderança política e militar da responsabilização”, diz Luzin.

Na opinião dele, dada a decadência do exército regular, os mercenários e as chamadas “companhias de voluntários” permitem contornar as restrições. “Ou seja, o exército russo está evoluindo para um exército irregular. Mercenários e ‘voluntários’ servindo sob regras diferentes são um contrapeso aos soldados contratados comuns e recrutados servindo sob as regras antigas, as quais o próprio Ministério da Defesa tem dificuldade para cumprir”, diz o especialista.

Tropas da Gazprom?

Em fevereiro de 2023, o serviço secreto ucraniano foi o primeiro a relatar que a Gazprom estava montando sua própria força mercenária. Kiev se baseou no fato de que o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, permitiu que a empresa de energia criasse uma organização de segurança privada. Segundo fontes do jornal Financial Times, a estatal começou a recrutar “voluntários” para a guerra em agosto do ano passado. Seriam as tropas Potok e Fakel. O Financial Times também descobriu que os funcionários de uma empresa da Gazprom na Rússia central foram informados de que duas pessoas teriam que se voluntariar para a guerra. “Eles disseram: a Gazprom irá armar vocês, nós pagaremos a vocês mais dinheiro do que os soldados contratados normais recebem”, disse um guarda de segurança que estava presente na reunião. Segundo o jornal, também houve tais reuniões na Gazprom na Sibéria, após o que seis homens foram enviados de lá para Soledar no Donbass com contratos de três meses, e o próximo grupo foi para Bakhmut por seis meses.

Várias fontes indicam que as tropas Potok e Fakel estão ligadas à Gazprom. É o que relatou um prisioneiro de guerra russo em um vídeo publicado em abril deste ano. O homem se apresenta como Alexander Tkachenko, natural de Orenburg. O serviço russo da BBC encontrou sua página na rede social russa VKontakte, onde uma filial da Gazprom em Orenburg foi listada como sua empregadora. Um obituário de um russo que morreu na guerra também foi encontrado, no qual Potok era citado como sua unidade. Além disso, em dezembro do ano passado, a televisão estatal russa informou sobre “Voluntários do Batalhão Fakel” que estavam em serviço de combate ao sul de Donetsk.

Em abril, Yevgeny Prigozhin disse que as tropas da Gazprom participariam da guerra. Ao fazê-lo, criticou aqueles que criariam tais associações, acusando-os de falta de treinamento, equipamentos e liderança. Em maio, apareceu nos canais do Telegram um vídeo dirigido a Putin mostrando militares que se diziem membros da força Potok.

Oligarca Gennady Timchenko durante reunião com Putin

Não há informações precisas sobre a força das unidades Fakel ou Potok. Sua influência no campo de batalha foi descrita como “insignificante” por um ex-alto funcionário russo falando ao Financial Times. O Wall Street Journal avaliou que essas companhias possuem “vários milhares de homens”. Para comparação: de acordo com dados de inteligência do Reino Unido e dos EUA, 50 mil homens serviram no Grupo Wagner de Prigozhin na Ucrânia, dos quais até 40 mil eram prisioneiros recrutados.

Para que servem os exércitos privados?

Os especialistas atribuem o aumento do número de tropas mercenárias ao fato de o Kremlin querer recrutar o maior número possível de pessoas para a guerra sem ter que realizar mais mobilizações. “Agora a Rússia se tornou um Estado mobilizado em todos os níveis. Quando se trata disso, há uma necessidade urgente de treinar combatentes, e Putin quer fazer isso sem recrutas ou mais mobilização“, diz o historiador Mark Galeotti, fundador da empresa londrina de consultoria Mayak Intelligence.

“Há ordens para recrutar voluntários de várias maneiras, inclusive por meio de ricos órgãos públicos e privados que têm dinheiro suficiente para mobilizar pessoas”, disse um ex-alto funcionário russo ao Financial Times.

Além disso, financiar tais estruturas é uma forma de oligarcas e corporações demonstrarem sua lealdade ao Kremlin. De fato, em setembro de 2022, Putin realizou uma reunião fechada com representantes de grandes empresas, onde sugeriu que os participantes a mobilizar e financiar voluntários para irem à Ucrânia. Isso é relatado por Olga Romanova, chefe da organização não governamental Rus Sidyashchaia (Rússia atrás das grades), que teve que deixar a Rússia anos atrás.

Os interlocutores do Meduza também consideram esse recrutamento uma mobilização encoberta. Eles afirmam que a linha entre as tropas mercenárias, o exército regular e os “voluntários” na guerra na Ucrânia é completamente tênue.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional2 horas ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde3 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE3 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura3 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura3 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional3 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional3 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional3 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO3 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte3 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional3 horas ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA3 horas ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional3 horas ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional4 horas ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE4 horas ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública5 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional5 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca5 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE6 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário6 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde6 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional6 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário7 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br