ENTRETENIMENTO
Por que é preciso ser feliz sozinho antes de ser feliz com alguém?
Como você tem vivido o seu tempo de espera? Você está depositando toda a responsabilidade de sua felicidade nas costas de alguém?
A definição de santidade que eu mais gosto é a que diz: “Ser santo é fazer a vontade de Deus no dia a dia”. Ela me chama a atenção porque é prática, palpável e fácil de visualizar. Assim, tanto faz se estamos solteiros, namorando ou casados, fazer a vontade de Deus no nosso cotidiano é o que nos levará para o Céu!
Ótimo, mas como ter esse discernimento? Muitas vezes, parece que estamos cegos e surdos para os planos divinos. O Senhor fala conosco e nem percebemos. Devemos ter uma certeza: Deus quer a nossa felicidade! É essencial crer nisso, senão podemos ser aqueles filhos rebeldes, que acreditam que o Pai não liga para as nossas alegrias e necessidades. O Senhor não é assim, Ele é amoroso e quer o nosso bem.
Estamos no mês de junho e no Brasil, é comum nos depararmos com as mais diversas declarações de amor nesse tempo nas redes sociais. E o solteiro tem a impressão de passar um mês inteiro “segurando vela”, como dizemos na nossa linguagem popular. Talvez hoje, você esteja cansado de esperar ou até mesmo com aquela sensação que Deus esqueceu de você.
Porém, a espera faz parte da vida!
Esperamos nove meses para nascer, esperamos o resultado de uma prova, esperamos aquela resposta pelo tão sonhado emprego, esperamos a chegada de um ente ou amigo querido, esperamos aquela data para a viagem dos sonhos, enfim, esperamos… esperamos… e esperamos…
Mas nem sempre a resposta, o resultado, ou a pessoa amada chegam no momento que queremos. A demora, muitas vezes, também faz parte da espera. E é aí que perdemos a paciência e temos a tentação de jogar tudo para o alto e gritar, alto: Deus esqueceu de mim! Mas, não! Deus não esqueceu de você. Ele é incapaz de esquecer qualquer um dos seus amados filhos. Apenas, como nós bem sabemos, o tempo de Deus não é o nosso tempo!
E hoje é especialmente com você, que está à espera do amor da sua vida, que eu quero falar! Você, que está à espera da sua metade da laranja. Esperando ansiosamente o momento que você poderá, finalmente, ser feliz para sempre!
Mas será realmente precisamos de alguém para sermos felizes? É claro que realizar plenamente a sua vocação faz parte sim da nossa felicidade e completude. Mas podemos e devemos ser felizes no tempo da espera. A espera não deve ser um fardo difícil de carregar! Ela deve ser um belíssimo tempo de renovação da nossa confiança em Deus. Devemos acreditar que Ele nos escuta e sabe, melhor do que ninguém o que é bom para nós. Primeiramente precisamos confiar e deixar que ele preencha os nossos corações.
Não existe essa história de duas metades da laranja! É preciso que as laranjas estejam completas para que juntas elas formem uma bela salada com suas diferenças e semelhanças.
Como você tem vivido o seu tempo de espera? Você está depositando toda a responsabilidade de sua felicidade “nas costas de alguém” que nem sequer apareceu ainda na sua vida? É preciso ser feliz na espera! É preciso ser inteiro na espera. É preciso frutificar o tempo da espera para que quando o tão esperado amor da vida chegar, seja possível ser feliz e pleno juntos! Mas antes, é preciso ser feliz e pleno sozinho!
Não devemos ter medo dessa aparente solidão. Há uma beleza que se esconde atrás desse tempo. Talvez o amor da vida esteja mais perto do que o que imaginamos. É preciso deixar-se surpreender por Deus e confiar que Ele está cuidando de cada detalhe.
Pensando em cada um desses pontos, o canal Santo Namoro preparou com muito carinho Novena solteiro em santidade: frutificando a espera, na rede social de oração Hozana (clique aqui para participar).
Coloque-se nas mãos de Deus e deixe que Ele seja, antes de tudo, inteiro em você!