CIDADE
Diagnóstico: secretaria de Educação avalia desenvolvimento de alunos da rede municipal de ensino de Pedras de Fogo
A prefeitura de Pedras de Fogo, por meio da secretaria de Educação, está aplicando a segunda avaliação diagnóstica para todos os alunos do 1º ao 9º ano nas disciplinas de língua portuguesa e matemática na rede municipal de ensino. A ação atende cinco mil alunos. “Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade em nossa cidade. Juntos, construiremos uma base sólida para o desenvolvimento de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos”, declarou o prefeito Ba Barros.
As avaliações, que acontecem até esta quarta-feira (28), foram elaboradas por técnicos do IREC/Integração das Redes de Ensino para Cidadania, composto por professores da UFPB, UEPB E UFCG que mensalmente ministram formação continuada para os quase 400 professores da rede municipal.
O secretário de Educação, Olimpíades Queiroz, destaca que a ação é de extrema importância por vários fatores, conforme relacionado abaixo:
Medição do progresso: A segunda avaliação diagnóstica permite medir o progresso dos alunos desde o início do ano letivo até o momento atual. Ela fornece uma visão clara do desempenho dos alunos em relação aos objetivos e padrões curriculares. Isso permite que os educadores e a escola em geral tenham uma noção clara de como os alunos estão progredindo.
Identificação de necessidades individuais: Com base nos resultados da segunda avaliação diagnóstica, os professores podem identificar as necessidades individuais de cada aluno. Isso inclui áreas em que os alunos estão enfrentando dificuldades e precisam de apoio adicional, bem como áreas em que eles estão se destacando e podem ser desafiados ainda mais. Essas informações ajudam os professores a adaptar sua abordagem de ensino para atender às necessidades específicas de cada aluno.
Acompanhamento do trabalho de readaptação: A segunda avaliação diagnóstica também permite que os professores e a escola avaliem a eficácia do trabalho de readaptação realizado desde a avaliação diagnóstica em março. Eles podem analisar se as estratégias e as complicações estão produzindo resultados positivos e ajustá-las conforme necessário.
Planejamento de ações adicionais: Com base nos resultados da avaliação diagnóstica, os professores podem identificar quais alunos estão com dificuldades e podem precisar de ações adicionais. Isso pode incluir a oferta de aulas de reforço, tutorias ou programas de recuperação específicos para ajudar os alunos a superar suas dificuldades.
Feedback aos alunos e pais: A segunda avaliação diagnóstica também é uma oportunidade para fornecer feedback aos alunos e seus pais ou responsáveis. Os resultados podem ser discutidos em reuniões de pais e professores, permitindo uma compreensão mais clara do desempenho acadêmico dos alunos e incentivando a participação ativa dos pais no apoio à educação de seus filhos.
“No geral, a aplicação da segunda avaliação diagnóstica é essencial para monitorar o progresso dos alunos, identificar necessidades individuais, ajustar o trabalho de readaptação, prevenir intervenções adicionais. Essa avaliação desempenha um papel fundamental no processo educacional, ajudando a garantir um ensino de qualidade e um melhor desenvolvimento acadêmico dos alunos”, destaca o secretário Olimpiades Queiroz.
A Secretaria Municipal de Educação chama atenção dos pais e responsáveis para a importância da presença dos alunos nos dias das avaliações. Também foi solicitado a Diretoria de Transportes da Prefeitura que os esforços sejam redobrados na garantia do acesso dos estudantes as escolas para não comprometer resultado do trabalho.