ESTADO
“A superação da pobreza é um desafio e uma responsabilidade de todos nós”, diz Pollyanna Dutra
Secretária do Desenvolvimento Humano cumpriu agendas em São Paulo e Brasília com foco no combate à pobreza e empregabilidade, nesta semana
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, cumpriu agendas nas cidades de São Paulo e Brasília no início desta semana. Em três dias de agendas, Pollyanna participou de um curso focado nos desafios para a superação da pobreza, ao lado de secretários de assistência de todo o país, e de agendas na capital federal com foco em empregabilidade. A secretária retorna à Paraíba nesta quinta-feira (6) para agendas da SEDH e do Governo do Estado, como as audiências do Orçamento Democrático Estadual.
Na cidade de São Paulo, Pollyanna Dutra esteve, durante dois dias, reunida com o Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) para debater a pobreza em suas múltiplas dimensões, analisados dados atuais, traçando caminhos, estratégias e compartilhando exemplos exitosos para o desenvolvimento de políticas públicas focalizadas na superação, sobretudo, da extrema pobreza. Conforme a secretária de estado, a superação desse desafio é responsabilidade de todos.
“Nós passamos dois dias no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) estudando como superar a pobreza, especificamente em cada estado do Brasil. Pegamos a nossa Paraíba e nos debruçamos em cada indicador social. Vamos levar muitas novidades com foco na superação da população pobre, porque queremos que essa população venha somar conosco no desenvolvimento do nosso estado. A superação da pobreza é um desafio e uma responsabilidade de todos nós”, destacou Pollyanna.
O curso do qual a secretária de estado participou em São Paulo teve como tema “Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza” e foi conduzido por nomes como Laura Muller Machado e Ricardo Paes de Barros, pesquisadores nacional e internacionalmente conhecidos no desenvolvimento de estudos focados na superação das desigualdades. Estiveram presentes na formação secretários de assistência de 22 estados do país, além de representantes de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Agenda em Brasília
Em Brasília, por sua vez, Pollyanna Dutra participou de reuniões do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), ao lado do ministro Luiz Marinho, com quem dialogou a respeito de políticas eficazes de promoção da empregabilidade. Juntos, os secretários estruturaram o novo momento pelo qual o país passa, destacando a importância do alinhamento das ações com foco no público mais vulnerável do país: as pessoas cadastradas no Bolsa Família, em situação de pobreza e extrema pobreza.
A secretária ainda testemunhou de perto a sanção da lei nº 14.611, a Lei da Igualdade Salarial e Remuneratória, que garante que, a partir de agora, homens e mulheres que exerçam a mesma função deverão receber o mesmo salário. “Uma conquista esperada pelas mulheres há, pelo menos, 80 anos, e que, hoje, se torna realidade”, declarou Pollyanna, acrescentando a importância do fomento à empregabilidade e à igualdade. “Nosso país vive um momento que representará a virada de chave nas vidas de diversas pessoas. Eu vivenciei isso há alguns anos, quando fui gestora pública da cidade de Pombal, quando pude ver a potência da mudança de vida por meio da empregabilidade. É esse momento que o país volta a viver e a Paraíba está no centro desses debates. Vamos levar ainda mais ações para transformação da vida do nosso povo”, completou.
Pollyanna Dutra volta à Paraíba nesta quinta-feira (6) para cumprimento de agendas da SEDH e junto ao governo do Estado, como as audiências do Orçamento Democrático Estadual.