ESTADO
Caravana da Rede Cuidar realiza atendimentos em Sousa e chega a Catolé do Rocha neste sábado
A Caravana da Rede Cuidar chegou em Sousa, nesta sexta-feira (7), para mais um dia de atendimentos. A ação itinerante – uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – foi iniciada na segunda-feira (3) e já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga e Cajazeiras. Até a quarta-feira (6), mais de 3 mil procedimentos foram oferecidos. Além de consultas especializadas de ortopedia pediátrica, nutrição, odontologia e cardiopediatria, a ação garantiu exames e capacitações para implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da sedação na odontologia.
O quinto de dia de trabalhos contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, que destacou que a caravana é um projeto não só de atendimentos, mas também de multiplicação das ações de saúde implementadas na Paraíba. “A Caravana está há dez anos levando saúde especializada aos 223 municípios paraibanos, interiorizando a assistência e garantindo que as crianças sejam incluídas no fluxo assistencial da alta complexidade pediátrica e tenham todo suporte necessário. Mas, além disso, também capacitamos os profissionais locais durante as viagens, garantindo que as unidades descentralizadas sejam capazes de oferecer serviços com segurança e qualidade”, afirma.
Em Sousa, Analice Alves foi uma das mães que levou seu filho para ser atendido pela equipe de ortopedia. O pequeno Arthur Henrique, de apenas 1 ano, já havia passado por outros especialistas, mas a família não estava confiante nas recomendações. “O médico anterior disse que ele precisava de bota ortopédica e nós compramos para ele usar. Aqui na caravana, descobrimos que o meu filho não precisava disso por ser muito pequeno e que caminhar bastante é o melhor tratamento para que os pezinhos dele se corrijam com o tempo”, explicou aliviada.
A Caravana percorrerá, até o dia 15 de julho, 13 municípios paraibanos. A comitiva é formada por estudantes e profissionais de várias especialidades. Uma delas é Lara Andrade Dantas, coordenadora de cardiologia da Rede Cuidar, que acompanha as crianças com cardiopatia há cinco anos. Para ela, a caravana deste ano tem uma inspiração diferente, pois ela teve que trazer o filho pequeno para acompanhá-la durante a viagem.
“Não foi fácil organizar toda a logística, mas foi necessário já que não era viável ficar tantos dias longe dele. Para mim é uma preocupação, mas para ele é uma festa. O importante é que consegui estar aqui mais um ano participando”. Lara destaca que a principal motivação para integrar a caravana é levar saúde de forma completa, independente de onde o paciente esteja. “Atendemos crianças que saem do atendimento já com cirurgia marcada, outros com exames e encaminhamentos garantidos. Saber que faço parte de um programa que consegue executar suas demandas em tantos lugares e beneficiando tantas pessoas é muito recompensador”, afirma.
A Caravana da Rede Cuidar atenderá, neste sábado (8), em Catolé do Rocha. Domingo (9), a ação chega a Pombal e, na segunda (10), Patos recebe a comitiva. Em 2022 a Caravana realizou 6.994 atendimentos e, este ano, a expectativa é superar com folga este número. Somente nos quatro primeiros dias já foram oferecidos 3.011 atendimentos.