CIÊNCIA & TECNOLOGIA
O botão da invasão: qual é e por que você deve desativá-lo em seu roteador agora mesmo
O Wi-Fi Protected Setup, ou WPS, é um padrão criado pela Wi-Fi Alliance, que embora muitos não saibam, pode facilitar a conexão de dispositivos à sua rede sem a necessidade de digitar o nome ou a senha criados pelo proprietário. No entanto, será que isso é seguro?
Como mencionado, o objetivo do WPS é simplificar o processo de conexão de dispositivos à rede Wi-Fi, sem ser preciso digitar informações complexas ou difíceis de lembrar. Para isso, existem diversas maneiras de usar essa ferramenta, sendo que a mais comum é através do botão físico presente na maioria dos roteadores.
Quando esse botão é pressionado, o roteador entra em um modo de espera por alguns minutos, durante os quais qualquer dispositivo que também tenha o recurso WPS ativado pode se conectar à rede automaticamente, sem precisar informar o nome ou a senha.
Outra forma de usar o WPS é através de um código PIN, que pode ser digitado no dispositivo que quer se conectar à rede. Esse código vem normalmente impresso na etiqueta do roteador ou é gerado pelo próprio aparelho. O PIN tem oito dígitos, sendo que o último é um dígito verificador.
Por que você deve desativar o WPS
Mesmo sendo uma maneira prática de conectar dispositivos à rede Wi-Fi, o WPS também apresenta alguns riscos para a segurança da sua rede. Um dos principais problemas é que essa ferramenta pode ser explorada por invasores que tentam acessar sua rede sem autorização.
Um dos principais métodos usados pelos invasores é o ataque de força bruta, que consiste em testar todas as combinações de códigos PIN até encontrar a correta. Como esse código tem apenas oito dígitos, e o último é um verificado, existem apenas algumas milhares de combinações possíveis.
Para facilitar a vida dos mal-intencionados, alguns roteadores dividem o código PIN em duas partes de quatro dígitos cada, informando se a primeira parte está ou não correta. Isso reduz ainda mais as possibilidades de tentativa e erro.
Caso um invasor descubra o código PIN do seu roteador, ele poderá se conectar à sua rede de Wi-Fi e ter acesso aos seus dados pessoais, arquivos compartilhados, câmeras de segurança e demais dispositivos conectados, além de poder, alterar as configurações do roteador, bloquear dispositivos e até instalar malwares na sua rede.
Como desativar o WPS
A boa notícia é que os aparelhos mais recentes já vem com o WPS desativado por padrão, sendo necessário ativar manualmente caso deseje usar. Se esse não for o seu caso, é preciso desativar a função manualmente, acessando a interface web do seu roteador.
Para isso, você precisa digitar o endereço IP do seu aparelho em algum navegador do seu computador. O IP está normalmente impresso na etiqueta do roteador ou pode ser encontrado nas configurações da sua rede de Wi-Fi.
Ao acessar a interface web do seu roteador, você precisa buscar pela opção WPS nas configurações de Wi-Fi e desmarcá-la ou desligá-la. Em alguns casos, você também pode precisar desativar o botão físico do WPS no seu roteador.
Fonte desconhecida