ESTADO
Caravana da Rede Cuidar salva vida de crianças e capacita mais profissionais para atendimento qualificado
O sexto dia de serviços da Caravana da Rede Cuidar 2023 aconteceu em Catolé do Rocha, neste sábado (8). Até a sexta-feira (7), quando esteve em Sousa, a Caravana da Rede Cuidar já tinha realizado 3.942 atendimentos. Uma das pacientes recebidas em Catolé do Rocha foi a pequena Maria Laura, que desde cedo aguardava atendimento para acompanhamento cardiológico. A tia da criança, Maria Luzineide Alexandre, conta emocionada a trajetória da menina que passou pela primeira cirurgia com menos de um mês.
“A história dela com a caravana começou muito cedo, quando ela só tinha 17 dias de vida. Ela estava sempre cansada e levamos no médico que ouviu um sopro no coração dela, daí já fomos encaminhadas para a Rede Cuidar em João Pessoa. Lá, descobrimos que a aorta dela estava se fechando e ela foi operada com apenas 29 dias de nascida”, conta a tia. Mas Maria Laura ainda precisava de outro procedimento e, aos 11 meses, fez nova cirurgia no coração.
“Todo mês íamos para João Pessoa, foi uma luta muito grande. Lembro que a caravana estava operando outras crianças e ela estava muito debilitada e magrinha, mas falei com o médico e ele garantiu que ela faria a cirurgia quando melhorasse e assim aconteceu. Foi uma grande vitória pra gente. Fico até emocionada em lembrar porque graças à Caravana da Rede Cuidar ela voltou para casa e está aí, saudável. Esse cuidado que tiveram com ela era tudo que a gente precisava naquele momento”, afirmou Maria Luzineide.
A Rede Cuidar oferece, na ação itinerante anual, assistência em cardiopediatria, pediatria ortopédica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia para crianças de todas as Regiões de Saúde da Paraíba. Durante duas semanas, profissionais e estudantes encontram oportunidade para vivenciar experiências únicas na assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lara Alípio está concluindo o curso de medicina e participa da ação pela primeira vez.
“A Caravana foi uma possibilidade de ter várias experiências em uma só, sobretudo na questão da humanização, que era algo que faltava para eu poder concluir meu curso com a certeza de ter vivenciado o real valor da medicina. A sensação de estar vivendo esse momento é muito especial. Eu tenho visto profissionais e outros voluntários cuidando dessas crianças com muito amor e dando a elas a oportunidade de tratamento, de cura e de melhoria na qualidade de vida. Fico mais feliz ainda por saber que o serviço funciona de verdade, pois tivemos crianças que foram atendidas na Caravana durante essa semana e que já estão nas salas dos hospitais recebendo o cuidado necessário dos especialistas”, garantiu Lara.
A coordenadora da ação, Juliana Soares, destaca que, além das consultas e exames, a Caravana realiza uma ação importante de capacitação das equipes dos municípios por onde passa, com o objetivo de ampliar o cuidado com a população em toda a Paraíba de maneira qualificada.
“Todos os anos trazemos novidades em cursos e, este ano, está sendo oferecida uma capacitação em Síndrome Respiratória Aguda Grave e outra em sedação na odontologia. Também mantivemos a inserção de DIU, que agora está sendo oferecida para a equipe de enfermagem, e que beneficia 20 pacientes com o procedimento em cada localidade por onde passamos. É nítido o quanto crescemos e ampliamos os atendimentos, acredito que a constância dos nossos serviços nos proporciona a certeza de estarmos fazendo cada vez mais e melhor do que já fizemos”, pontua a médica.
Até dia 15 de julho, a Caravana da Rede Cuidar terá percorrido 13 municípios paraibanos. Os próximos atendimentos acontecerão em Pombal (9), Patos (10), Picuí (11), Esperança (12), Guarabira (13), Itabaiana (14) e Mamanguape (15).