ENTRETENIMENTO
Quinteto do Prima se apresenta no 43° Festival Internacional de Música de Londrina
O Quinteto de Cordas do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) está em Londrina (PR) para participar do 43º Festival Internacional da Música. O grupo paraibano, formado e fomentado pelo programa do Governo do Estado, se apresentará no sábado (15), às 20h, no Teatro Ouro Verde.
Na programação oficial do evento, o Concerto do Quinteto é chamado de ‘Nordeste em Cena’. Do mesmo modo, o grupo merece um rápido perfil no site do Festival: “O Quinteto Prima é um grupo artístico que desenvolve um trabalho com música popular e erudita, seus componentes são alunos e professor do polo Prima da cidade de Catolé do Rocha, Localizada no alto sertão da Paraíba, o grupo tem como objetivo desenvolver um trabalho de representação da música paraibana, divulgando o repertório de música nordestina através de apresentações musicais”.
Repertório para o Festival – No Repertório para o festival estarão Feira de Mangaio, Lamento Sertanejo, Lamento Nordestino, Assum Preto, Mourão, Três peças Sertanejas, Libertango, Sinfonia 4 Mozart, Sinfonia X Mendelssohn.
Além dessa apresentação, o grupo do Prima integrará a Orquestra Camerata e a Orquestra Experimental do 43° Festival Internacional de Música de Londrina.
Essas duas orquestras, reunindo alunos de diversos projetos sociais de vários estados brasileiros, serão responsáveis pelo concerto de encerramento do Festival, na manhã do domingo (16), às 10h.
“A presença do Prima no 43°FIML dividindo espaço durante uma semana com 560 participantes em 28 cursos e com 20 apresentações é extremamente importante para os nossos alunos e para o Programa”, avalia o músico, cantor e compositor Milton Dornellas, que coordena o programa gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Formação – Com músicos do Polo Prima da cidade de Catolé do Rocha, o Quinteto de Cordas é formado por: Arthur Fernandes – Violino 1, Filipe Vieira – Violino 2, Pedro Fernandes – Viola, Heleno Pereira – Violoncelo, Tâmisson Azevedo – Contrabaixo (Professor do Polo Prima)
O programa – Em processo de retomada após dois anos de pandemia, o Prima tem atualmente 600 alunos e tem capacidade de receber o dobro disso. O programa está presente em 14 municípios e tem 18 polos de ensino: João Pessoa, Santa Rita, Pedras de Fogo, Sapé, Bananeiras, Picuí, Monteiro, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.
O Festival – Gerar novos valores e visões para a criação, vivência, performance, aprendizado e conhecimento é o objetivo do Festival Internacional de Música de Londrina, um dos mais importantes eventos do país, que privilegia “todas as músicas”, com ênfase na música brasileira.
Promovido pelo Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, o FIML é reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos quanto na grade artística de extrema qualidade.
Com renomados professores, o projeto pedagógico propõe alternativas e reflexões sobre o fazer musical e para a Educação Musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural.
A programação artística envolve dezenas de eventos em ruas, praças, igrejas, teatros, clubes, bares, além da extensão para as cidades circunvizinhas, e distingue-se pelo alto nível de performance dos músicos convidados, e ao contar com a participação democrática de alunos em recitais, montagens de espetáculos, grupos e em orquestras formadas durante o evento.