Saúde
João Pessoa realiza suplementação de vitamina A em crianças a partir dos seis meses
A deficiência de vitamina A pode causar xeroftalmia (olho seco), cegueira de origem nutricional e, nas formas mais graves, até a morte. Para prevenir e combater o problema, a Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) do Ministério da Saúde, faz o acompanhamento das crianças com a faixa etária de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
“A carência de vitamina A pode causar diversas doenças nas crianças e prejudicar o desenvolvimento saudável. A suplementação dessa vitamina faz parte da assistência preventiva e dos cuidados básicos de saúde na rede municipal, acompanhada também na caderneta de vacinação da criança, juntamente com as vacinas que fazem parte do calendário de rotina”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
Para que a criança cresça e se desenvolva bem, é fundamental fazer a visita de rotina e o acompanhamento de cada fase no médico pediatra de referência, que pode ser também na unidade de saúde da família mais próxima de casa. Durante as consultas de rotina, os profissionais de saúde orientam sobre os cuidados necessários para que a criança tenha boa saúde, além de esclarecer todas as dúvidas sobre a saúde do bebê e da criança, fazendo também todas as anotações na caderneta.
Leonardo Silva, pai do Pedro Henrique, de 2 anos, é quem leva o filho para atualizar as vacinas de rotina, que estão em dia e sempre lembra também da suplementação com a vitamina A. “Sempre coloco na agenda o dia do retorno para tomar as vacinas, marcando também o alerta para o lembrete, sabendo que nesta data tenho um compromisso inadiável no postinho de saúde. Hoje, foi dia de tomar a terceira dose que previne contra Covid-19 e aproveitamos para suplementar com a vitamina A, que já está no período de garantir esse cuidado”, disse o pai.
A deficiência de vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. Por isso, a sua reposição e suplementação auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança, impactando também no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas).
Carência da vitamina A – Alguns fatores podem causar a carência da vitamina A, como falta da amamentação ou desmame precoce, considerando que o leite materno é rico nesse nutriente; consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura ou de baixo teor da vitamina ou com baixa absorção; e infecções frequentes que acometem as crianças e levam a uma diminuição do apetite, passando a ingerir menos alimentos que possuem vitamina A.