Nacional
Globo ataca Lula e classifica como “gafe” a posição brasileira de neutralidade diante da guerra
Jornal criticou o presidente por defender uma postura neutra diante do conflito entre Rússia e OTAN, que se desenrola na Ucrânia
O jornal o globo publica, como sua principal reportagem desta quinta-feira, um ataque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que classifica como “gafe” a posição brasileira de neutralidade diante da guerra entre o bloco da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia, que se desenvolve em solo ucraniano. “Lula faz 10 viagens internacionais em 200 dias no poder, com saldo que mistura acertos e saias-justas. O impasse mais recente ocorreu nesta quinta, quando chamou o presidente chileno, Gabriel Boric, de ‘sequioso’ e ‘apressado’ por críticas a países que não condenam Rússia por invasão da Ucrânia”, escreve o jornal.
O Globo inclui entre as “gafes” de Lula a posição brasileira de respeito à soberania popular venezuelana. “As divergências entre a dupla [Lula e Boric] também se estendem à Venezuela, frente às diversas declarações e acenos de Lula que foram entendidos como pró-Caracas. Com uma boa relação histórica com o chavismo, o presidente recebeu o presidente Nicolás Maduro em Brasília em maio, para um retiro de chefes de Estado na região e afirmou que a Venezuela é ‘vítima” de “uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo’”.