Connect with us

Internacional

Alemanha quer atrair mais mulheres para as Forças Armadas

Novas leis e medidas visam aumentar contingente feminino na Bundeswehr. Iniciativas, porém, esbarram na concorrência com o setor privado para contratar pessoal qualificado e nos problemas gerais do mercado de trabalho

O gabinete do chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, adotou uma série de medidas nesta semana para garantir a igualdade entre os gêneros e atrair um número maior de mulheres para as Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs.

As propostas visam alinhar alguns procedimentos dentro das Bundeswehr, com o recente reforço das leis que asseguram oportunidades iguais dentro do governo, de modo geral.

O governo vê a necessidade de aumentar o contingente da Bundeswehr e ampliar suas capacidades militares em reação á guerra provocada pela Rússia na Ucrânia.

“As mulheres estão subrepresentadas na Bundeswehr”, afirmou o porta-voz do governo alemão, Steffe Hebestreit, na última quarta-feira (26/07).

Segundo a definição do governo, a representatividade ocorre quando o percentual de mulheres excede 20%. As autoridades de defesa, por sua vez, querem que as mulheres ocupem ao menos a metade das profissões no contingente médico da Bundeswehr.

Nos dois casos, os números estão abaixo do desejado. De acordo com os dados do governo, as mulheres são somente 9,5% do total da Bundeswehr e 45% dos médicos militares.

Se excluídas as funções civis de apoio, a Bundeswehr possui 180 mil membros em todos os setores. Destes, quase 24 mil são mulheres. Dados militares revelam que a parcela feminina aumentou, ao mesmo tempo em que o contingente diminuía progressivamente desde o fim da Guerra Fria.

O governo entende que aumentar a participação de mulheres nas Forças Armadas é uma forma de contribuir para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU. Segundo Hebestreit, “o empoderamento de meninas e mulheres” é um dos pilares dessa agenda.

Reforço ao alistamento

As reformas se concentram primeiramente nos salários, tanto dos militares da ativa quanto dos que estão na reserva, e visam ainda melhorar os serviços de apoio às crianças, idosos e de familiares com problemas de saúde.

Se a melhora nos salários e a oferta de serviços trouxer alívio ao tipo de trabalho doméstico não remunerado do qual elas ainda tendem a assumir a maior parte, o governo espera que isso possa criar uma abertura ou um incentivo para que elas adiram á força de trabalho, o que inclui trabalhar nas Forças Armadas.

Embora as novas provisões não signifiquem um novo caminho rumo à paridade de gênero, elas se somam aos outros esforços nesse sentido em outros departamentos e no setor provado. Alguns partidos políticos, por exemplo, decidiram lançar 50% de candidaturas femininas e masculinas nas eleições.

O Bundestag (Parlamento alemão) reforçou leis que possibilitam o acesso das mulheres a posições de liderança nas empresas.

“Mundo masculino”

Quando formam fundadas as Forças Armadas da antiga Alemanha Ocidental, em 1955, as mulheres foram barradas. Isso somente viria a mudar em 1975 e, mesmo assim, elas eram limitadas ao contingente médico.

Mesmo após a abertura de todas as funções militares às mulheres, em 2001, o departamento médico continuou sendo o setor com o maior número de participação feminina.

Já do outro lado do muro, na ex-Alemanha Oriental (República Democrática Alemã, RDA), a situação era diferente. O caráter socialista do país se orgulhava de garantir igualdade de oportunidades para mulheres e homens. O Exército, fundado em 1956, permitia participação total da sociedade.

A grande diferença era que os homens eram alistados e as mulheres podiam aderir voluntariamente. As que o fizeram, cumpriam, na maioria, funções administrativas e médicas.

A maioria dos países possui os mesmos desafios do que a Alemanha em termos de representatividade feminina nas Forças Armadas, segundo um relatório do Parlamento britânico de 2021.

Segundo o documento, as mulheres eram somente 11% do contingente regular do Reino Unido. Esse percentual, porém, era um recorde histórico para o país, segundo o Ministério britânico da Defesa, mas ainda ficou aquém da meta de chegar a 15%. O objetivo é chegar a 30% até 2030.

Nos Estados Unidos, onde a luta contra o preconceito de gênero nas Forças Armadas já vem de muito tempo, mais de 17% do pessoa da ativa era composto por mulheres em 2021, segundo o Departamento de Defesa, e a tendência é de aumento.

No início do mês, o presidente Joe Biden indicou a almirante Lisa Franchetti para liderar o grupo do Estado-maior americano. Se for confirmada pelo Congresso, ela se tornará a primeira mulher a entrar no círculo mais alto das Forças Armadas.

Competição no mercado de trabalho

As medidas adotadas pela Bundeswehr para atrair um número maior de mulheres não é somente uma questão de igualdade de oportunidades. Isso tudo se encaixa junto a novas demandas por melhoras generalizadas nas capacidades militares da Alemanha.

O Ministério da Defesa alemão busca se recuperar de décadas de cortes e reduções. O ministro, Boris Pistorius, anunciou o objetivo de acrescentar 20 mil soldados até 2031. Este é um dos elementos da Zeitenwende, ou seja, a mudança nos tempos anunciada por Scholz em reação a invasão russa da Ucrânia. O último reforço das leis de paridade entre os soldados, segundo documentos do governo, está em linha com esses esforços.

Trata-se, porém, de um desafio. Em termos de recrutamento, a Bundeswehr compete com outras instituições do governo e com o setor privado pelo mesmo pool de candidatos.

O envelhecimento populacional gera escassez de profissionais em vários setores daforça de trabalho. Os militares enfrentam “uma tarefa cada vez mais difícil, juntamente com todos outros empregadores”, afirmou à DW uma porta-voz do Ministério da Defesa.

“Ha uma demanda crescente por parte dos empregadores por pessoal qualificado para praticamente todas as áreas do setor de negócios”, observou.

Os militares ainda têm o problema de ter que atrair os mais jovens, o que implica em “preencher as expectativas da chamada geração Z”, o que significa um alto grau de flexibilidade e de liberdade individual no trabalho, explicou.

Essas expectativas costumam bater de frente com a rígida hierarquia militar e estrutura de comando. A adoção de padrões mais rígidos para garantir a igualdade de oportunidades entre os gêneros é parte da estratégia da Bundeswehr para ampliar o recrutamento.

Outro desafio que os militares dividem com o setor privado é de garantir a segurança no local de trabalho, especialmente para as mulheres.

A questão do assédio sexual na Bundeswehr, por exemplo, é algo que ainda perdura em suas fileiras. Entre 2018 e 2020, foram quase 850 casos, segundo a ONG de direitos humanos Terre des Hommes.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO2 minutos ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura4 minutos ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca8 minutos ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte10 minutos ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA12 minutos ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA15 minutos ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca22 minutos ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO39 minutos ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br