CIDADE
Cabedelo desenvolve versão itinerante do Projeto Maria Empreendedora para chegar aos bairros da cidade
Primeira edição aconteceu no Salinas Ribamar com curso de confeitaria básica
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e da Diversidade Humana de Cabedelo (SEPMDH), realizou, nesta terça-feira (01), no Salinas Ribamar, a solenidade de encerramento da primeira etapa do Projeto Maria Empreendedora nos Bairros.
Essa edição inaugurou a modalidade itinerante do projeto e capacitou 40 mulheres na área de culinária, com ênfase na Confeitaria.
O Maria Empreendedora tem como objetivo geral capacitar e orientar mulheres cabedelenses a obterem a própria renda, através de cursos em diversos segmentos da área culinária. A principal meta é capacitar mulheres, juntamente com o público LGBTQIA+, a realizar ou buscar trabalhos na área, em especial da confeitaria, visando sua independência financeira e melhoria de vida através do empoderamento.
“O projeto Maria Empreendedora vem há seis anos buscando promover o empoderamento através do aperfeiçoamento e das capacitações que são ofertadas, além do apoio que é dado em outros setores da vida das mulheres. Agora estamos inovando e trazendo para os bairros. O Salinas foi o primeiro a ser contemplado. Estamos muito felizes com a receptividade e a participação das mulheres e, também, queremos destacar a inclusão do público LGBT, já que agora abrangemos também a diversidade humana”, declarou a secretária de políticas públicas para as mulheres, Camila Holanda.
Normalmente, desde o lançamento do projeto, as aulas aconteciam na própria sede do órgão e a versão itinerante surgiu para ampliar o alcance das formações, levando-as para dentro das comunidades. De acordo com a organização, o acesso ao curso é feito via inscrições e todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas.
As aulas foram ofertadas no bairro de Salinas Ribamar, nos dias 18, 20, 25 e 27 de julho, As sessões foram ministradas pelas culinaristas Clara Costa e Samantha Scaranz, e tiveram uma carga horária de 8h, com uma aprendizagem e assimilação adequada dos conteúdos e sua prática pelos alunos. As aulas aconteceram no horário das 13h às 17h e os participantes terão direito a certificação.
Wamberto Tomás, 22, declarou não ter conhecimento algum sobre a culinária e aproveitou a oportunidade para dar os primeiros passos na arte, aproveitando os conhecimentos vivenciados nas aulas.
“Foi ótimo, perfeito essa iniciativa da Prefeitura ter trazido esses cursos para o bairro, pois somos uma comunidade carente, que necessita dessas ações. Aqui, algumas pessoas exercem atividades, mas grande parte não têm atividade alguma. Por isso, precisam de capacitação e de incentivo. Acho que é sempre bom aprender mais, pois quanto mais aprender, melhor. Espero que venham mais cursos para cá, pois a minha intenção é participar sempre”, comentou.
O conteúdo ministrado incluiu o Planejamento da Confeitaria, no tocante à realização de compras e precificação do produto, equipamentos necessários, atendimento ao cliente, confecção da encomenda e entrega. Na parte da prática de feitura, o conteúdo incluiu a confecção de bolos, dos ingredientes, medidas à finalização; apresentação de como estruturar a montagem do bolo e o tempo para este ficar reservado, confecção de recheios e toppings para o bolo vulcão.
A dona de casa Alexandra Pereira da Silva, 37, comentou a comodidade de ter a capacitação perto de casa e destacou a oportunidade aberta pelo conhecimento.
“Achei muito importante essa realização, porque aqui no bairro as pessoas são muito carentes. As famílias, as donas de casa, em sua maioria, têm como ocupação a coleta de reciclagem, por isso esses cursos são importantes para que elas tenham outra visão, vislumbrem outra profissão e busquem a independência financeira. Eu já conhecia os cursos e tive, inclusive, a oportunidade de frequentar lá na Secretaria; agora tenho o prazer de fazer aqui mais uma vez. A equipe da Secretaria mostrou-se maravilhosa, trataram a gente com muito respeito e carinho. O curso foi muito proveitoso. Participei juntamente com minha filha e saímos pensando em abrir caminhos nessa área”, disse Alexandra.
Renascer – A próxima edição do projeto acontece a partir do dia 09 de agosto, no Bairro do Renascer. Serão disponibilizadas 40 vagas e as inscrições acontecem nesta quarta-feira (02) e quinta-feira (03). Os interessados podem realizar as inscrições na sede da Associação dos Moradores do Renascer (Asmore), situada à Rua. Severino Maximiano, Renascer, ao lado da Praça.