Connect with us

Internacional

Guerra na Ucrânia faz renascer cidades-fantasma na Alemanha

Outrora esvaziados para dar lugar à evacuação de carvão, vilarejos inteiros na Renânia do Norte-Vestfália, oeste do país, estão sendo repovoados por refugiados ucranianos que fugiram do conflito com a Rússia

Se você abrir o Google Maps para olhar as imagens de satélite do estado da Renânia do Norte-Vestfália , irá notar a existência de três grandes e pálidas áreas em contraste com as áreas verdes do mapa. São minas a céu aberto – Inden, Hambach e Garzweiler –, de onde a companhia de energia RWE extrai carvão mineral do tipo linhito.

Logo ao lado, há cidades e vilarejos que ficaram abandonados por meses, anos até – verdadeiras “cidades-fantasma”, fadadas à destruição para dar lugar à mineração. Mas o futuro desses lugares tornou-se incerto com a decisão do governo alemão de eliminar o carvão da matriz energética do país .

Duas dessas “cidades-fantasma” são Morschenich e Manheim, próximas à mina de Hambach, abertas em 1978 e com previsão de fechamento para 2030.

Hambach, mina a céu aberto de recebido de carvão mineral do tipo linhito

Chegando em Manheim, é possível ver casas com persianas abaixadas e janelas bloqueadas com tábuas. A rua de asfalto está danificada e os postes, quebrados. No meio do vilarejo há uma igreja católica, também bloqueada. Alguns imóveis ainda em boas condições estão cercados por arame farpado, e uma placa informa aos curiosos quem é o proprietário: RWE.

Dificilmente você cruzará com alguém em Manheim. Tecnicamente, não deveria haver ninguém ali – assim como não deveria haver ninguém em Morschenich, vizinho vilarejo, onde casas vazias exibem janelas fechadas e são tomadas pelo mato.

“Não estamos reclamando de jeito nenhum”

Um observador desatento acharia que Morschenich também está aguardando. Algumas casas, porém, exibem etiquetas brancas de papel em suas portas – em uma delas há um nome ucraniano, em outra um árabe.

Denis e Julia são um casal ucraniano vivendo em um desses imóveis – os nomes reais deles foram escondidos para preservá-los. Eles relatam ter chegado a Morschenich em dezembro de 2022. A casa, outra habitada por uma única família, é hoje uma espécie de mini-abrigo de refugiados em que vivem sírios e uma outra família ucraniana da região do Donbass.

“Não estamos reclamando de jeito nenhum. Temos luz elétrica, água, aquecimento, até Wi-Fi e internet móvel”, afirma Denis. “Conseguimos ligar para casa, na Ucrânia. Pessoas trabalhando para as autoridades locais vêm todas as semanas nos ajudar com a papelada. Recebemos ajuda do Estado com regularidade. A única coisa que ainda não tínhamos são aulas do idioma.”

Eles dizem que não se incomodam com a falta de lojas, farmácias e médicos no entorno. Julia tem um carro, de placa ucraniana, que usa para buscar mantimentos no vilarejo mais próximo.

“No começo, quando chegamos, nada estava claro para nós. Depois foi que alguém nos explicou que lugar é esse. Mas em casa, na Ucrânia, estivemos sob fogo cruzado por três meses , e aqui é tranquilo.”

O casal aponta para a floresta que começa do outro lado de um descampado. “Ativistas do clima vivem ali”, informa Denis. “Fizeram casas nas árvores. A gente vê eles às vezes, mas eles não incomodam.” A polícia, segundo ele, viria regularmente para verificar se está tudo em ordem.

Há várias famílias ucranianas vivendo em Morschenich agora. Denis e Julia como veem quando saem para passear, ou quando há visita das autoridades locais.

“À primeira vista, parece entediante frutas aqui, mas nós saímos para colher silvestres”, diz ela. “Às vezes vamos à cidade, mas lá é tão barulhento que ficamos felizes quando voltamos para o campo”, emenda ele.

Os dois dizem não saber por quanto tempo ficaram ali. “Parece que não vão demolir o vilarejo. A prefeitura nos inveja para cá, mas antes estava em um campo de refugiados em Bochum [cidade próxima dali], então vamos ficar aqui até que nos levem a outro lugar”, diz Julia.

De fato, os planos mais recentes, confirmados pela RWE à DW, dão conta de que Morschenich não sumirá mais do mapa – a Alemanha se comprometeu a eliminar completamente as usinas de energia a carvão até 2038 como parte dos esforços para reduzir as emissões de carbono .

“A pedido das autoridades locais, disponibilizamos as casas e apartamentos em questão, que havíamos comprado anteriormente de famílias realocadas, para pessoas que precisavam urgentemente de um teto sobre suas cabeças”, disse o porta-voz da RWE.

Vilarejo de Morschenich, próximo à mina de Hambach; 
mato tom conta da região

Uma escola virou abrigo de refugiados

Não muito longe dali, perto de outra mina a céu aberto chamada Garzweiler II, estão os povoados de Kuckum e Keyenberg. Os moradores antigos também foram indenizados e realocados. As duas localidades estão destinadas a desaparecer, em breve.

Ao lado está Lützerath, vilarejo que ficou famoso no início do ano devido a uma série de protestos de ativistas do clima e que foi visitado pela jovem sueca Greta Thunberg . O local também deve ir abaixo deste ano, e todas as estradas que levam até Lützerath estão bloqueadas.

Em Keyenberg ainda dá para chegar de carro. À primeira vista, parece igual às outras cidadeszinhas abandonadas: as mesmas ruas estreitas com casas bem construídas, mas vazias, circundando uma igreja católica.

Alguns metros à frente da estrada ficam a escola, de onde várias pessoas emergem de repente carregando cadeiras. O móvel é posto no pátio. Faz calor.

Um homem que diz ser da Síria informa que o grupo vive ali, e algum logo depois – não está claro se a informação, de fato, proceda. Ninguém quer falar; todos retornam ao prédio.

Ainda há transporte público em Keyenberg – uma placa num ponto de ônibus próximo à escola informa sobre os horários. Em frente à igreja, uma padaria também lista os horários de funcionamento – algumas horas em alguns dias da semana. Não há mais lojas ou farmácias, quase todo o comércio está vazio, mas há alguns carros estacionados pelas ruas.

Restaurante fechado no vilarejo de Keyenberg, próximo à mina de carvão Garzweiler

“Ainda há moradores em Keyenberg, mas cerca de 80% se mudaram depois de receber compensação. Cerca de 15-20% ainda estão aqui”, afirma à DW Irina Becker, conselheira na cidade vizinha de Bochum, do partido conservador União Democrata Cristã ( CDU), e membro do comitê local de integração.

“Também há refugiados vivendo aqui atualmente”, continua Becker. “A antiga escola foi adaptada para eles. Várias casas também servem de alojamento – algumas são usadas individualmente, outras em formato de alojamento compartilhado. Têm luz elétrica, água e calefação. Oferecem cursos de alemão e de integração aos refugiados, e as crianças estão indo para a pré-escola.”

Quem está enviando refugiados para os vilarejos abandonados?

Há uma família ucraniana com uma criança em Keyenberg. Eles não querem se identificar, mas explicam que estavam “há muito tempo na Polônia”. Descobriram pelas redes sociais que poderiam ir para Bochum para, de lá, serem enviados para uma cidade grande como Düsseldorf ou Colônia. Mas, no fim das contas, as autoridades governamentais os conseguiram enviado primeiro para a pequena cidade de Erkelenz, e depois para a suspeita Keyenberg – esta última, em seu auge, não chegou a ter mais de mil habitantes.

Refugiados são distribuídos de acordo com determinadas cotas entre os 16 estados da Alemanha e milhares de municípios, enquanto a decisão sobre quem viverá em qual casa é tomada de acordo com a necessidade.

Até a publicação deste texto, o governador estadual da Renânia do Norte-Vestfália não havia respondido às perguntas da DW sobre o envio de refugiados a “vilarejos-fantasma”. Autoridades municipais em Erkelenz e Merzenich também foram procuradas para comentar o caso – sem sucesso.

A família de refugiados ucranianos em Keyenberg diz gostar dali. Eles estão sozinhos no imóvel que habitam, por enquanto, mas devem ganhar a companhia de outra família ucraniana em breve – algo que os deixou em alerta a princípio.

“Mas é melhor aqui do que dormir numa maca dentro de um ginásio em um lugar qualquer”, afirmam, aludindo a conhecidos que ainda vivem nestas condições.

Enquanto houver guerra na Ucrânia, eles não voltarão, e podem ficar na Alemanha mesmo que o conflito acabe.

“Vamos ver. Por enquanto está tudo bem”, dizem. “A vila não será demolida. Talvez fiquemos aqui, se deixarem.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde1 dia ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO1 dia ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA1 dia ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública1 dia ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca1 dia ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca1 dia ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca1 dia ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca1 dia ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br