CIDADE
Fundador da 1ª Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na CMJP comemora ordem de serviço para construção do Hospital Veterinário
A luta pela proteção e defesa dos direitos dos animais também é uma das bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), desde que chegou à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em 2013. E nesta quarta-feira (2) o parlamentar comemora e parabeniza a Prefeitura da Capital pela assinatura da ordem de serviço para construção do primeiro hospital veterinário público da cidade.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, o hospital veterinário terá mais de 2 mil metros quadrados e será construído no Bairro dos Estados, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O equipamento será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que espera realizar cerca de mil atendimentos e três mil procedimentos mensais. O investimento da Gestão Municipal será da ordem de R$ 3,7 milhões.
“O nosso mandato tem história na defesa dos direitos dos animais aqui em João Pessoa. Ao longo dos anos, apresentamos diversos projetos na Câmara Municipal sobre esta temática, objetivando prevenir doenças, cuidar dos animais, e acabar com o sofrimento de cuidadores e famílias que não podem pagar por serviços e atendimentos veterinários. Portanto, está de parabéns a gestão do prefeito Cícero Lucena por autorizar a construção do primeiro hospital veterinário público da nossa cidade. Um equipamento de grande importância e que atende uma demanda antiga dos pessoenses”, comemorou Marmuthe.
Luta histórica – Em 2015, o vereador criou a Frente Parlamentar pela Proteção e Defesa dos Animais da Câmara de João Pessoa. Entre os projetos de autoria de Marmuthe relacionados a esta causa, podemos citar: Projeto de Indicação 282/2019, solicitando a criação do Centro Médico Veterinário do Município de João Pessoa; Projeto de Indicação 289/2019, pedindo a criação de um serviço móvel e itinerante para atendimento de animais; Projeto de Lei 1.549/2016, para combater os maus tratos contra animais; Projeto de Lei 1.311/2016, incentivando a criação de programas para o controle reprodutivo de cães e gatos; Projeto de Lei 1.098/2015, para estabelecer o Serviço de Socorro Veterinário em nossa cidade; Projeto de Indicação 59/2013, criando a Clínica Veterinária Municipal, para atender os animais da população carente; entre outras iniciativas: https://is.gd/C79683.
“Partindo do princípio que as políticas públicas voltadas para a proteção e defesa dos animais são poucas e dispersas, construímos um legado importante sobre este tema na Câmara de João Pessoa, propondo a criação de espaços públicos, programas e serviços especializados em saúde animal, controle de zoonoses, controle populacional de animais domésticos e em situação de rua… Enfim, buscamos elaborar políticas que tenham como objetivo o cuidado e bem-estar dos animais, e, ao mesmo tempo, a manutenção da saúde das pessoas com bichos de estimação ou contato com eles”, destacou Marmuthe.