Politíca
Adriano discute com ministro da Integração início do ramal do Rio Piancó na transposição e obras da adutora do Pajeú
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, participou do encontro realizado pelo governador João Azevêdo, no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa (CICC), para receber o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, as governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, respectivamente, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Eles participaram da assinatura do acordo interfederativo entre os estados e a União para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
Durante o encontro com o ministro Waldez Góes, Adriano ressaltou a importância da Adutora do Pajeú, do novo canal do Piancó. “O ministro como sempre atencioso e solicito. Ele antecipou que o projeto estadual de construção do Ramal Piancó será inserido no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Tenho certeza que o presidente Lula fez uma excelente escolha e que ele continue com esse seu olhar para o social, para o nordestino, e que possamos juntos fazer um Brasil melhor e mais justo para todos”, disse o presidente Adriano Galdino.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, agradeceu a hospitalidade e destacou o desempenho do Governo Federal para investir em segurança hídrica para o Nordeste.
“É um prazer enorme estar aqui na Paraíba representando o presidente Lula, comprometido principalmente com a questão da segurança hídrica. Antecipamos que o projeto estadual de construção do Ramal Piancó, chamado Terceiro Eixo da Transposição, no Vale do Piancó, será inserido no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e será lançado no próximo dia 11 de agosto pelo governo Lula. Digo a vocês que 95% das obras voltadas aos recursos hídricos são para o Nordeste”, afirmou o ministro.
O Ramal Piancó é um investimento de R$ 182,4 milhões que tem o objetivo de suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária dos municípios da região, a partir de captação das águas da transposição do São Francisco. O projeto é que água saia de Mauriti, no Ceará, e entre na Paraíba por Conceição até chegar no Rio Piancó.