Segurança Pública
Prefeitura entrega um Centro de Monitoramento para a capital
A Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania entrega a população um Centro de Monitoramento que contará com um sistema de gerenciamento inteligente de câmeras e sensores implantados nos prédios públicos do município, a exemplo de escolas e unidades de saúde da família, nesta sexta-feira (11) o projeto se inicia com mais de 100 prédios já monitorados e a previsão é de que até dezembro todas as escolas e unidades de saúde sejam contempladas com serviço.
A inauguração do Centro de Monitoramento acontece às 10h desta sexta-feira (11) na Base Central da Guarda que fica localizada na Avenida Almirante Barroso, Centro de João Pessoa, o evento contará com a presença do Prefeito Cícero Lucena, secretário de segurança urbana e cidadania João Almeida, representantes da Motorola Solutions é demais autoridades. Na ocasião haverá demonstração do sistema de videomonitoramento já instalado e em funcionamento em prédios públicos municipais e também o acesso a Central.
Ao todo o projeto contará com mais de 5 mil câmeras todas interligadas a uma central de monitoramento localizada na base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, onde todas as imagens e alarmes ficam disponíveis para monitoramento e gerenciamento de eventos que integra os subsistemas de vídeo e alarmes de intrusão, permitindo que os guardas civis que operam 24 horas na central de plantão atendam rapidamente as ocorrências, acionando as equipes de policiamento preventivo oferecendo um tempo de resposta seguro e eficaz.
O sistema contará também com o botão de pânico que poderá ser acionado pelo servidor da unidade, painéis de alarme de intrusão e mais de 6 mil sensores de intrusão sem fio. Todas as imagens captadas pelas câmeras de segurança ficam armazenadas em servidores.
As câmeras de segurança possuem alta resolução e analíticos de última geração com Inteligência Artificial (IA) que reconhecem situações de perigo e emitem alarmes de forma automatizada, o analítico reconhece um incidente automaticamente e avisa o operador para tomar a decisão necessária para aquele alarme. Toda a solução segue padrões internacionais utilizados por diversas forças de segurança pública trazendo alta disponibilidade e robustez ao sistema.
O contrato feito com a OLM&Motorola Solutions vencedora da licitação realizada pela Secretaria de Administração tem duração de 60 meses. O tiket médio para cada prédio monitorado é de R$ 1.800,00.
Na ocasião também haverá a entrega de 12 Espingardas calibre 12, 50 Dispositivos Incapacitantes Neuro Muscular (SPARK) “Armas de choque” e 10 Carabinas 9mm.