Politíca
Em encontro de parlamentares nos EUA, Camila destaca oportunidade de aprimorar legislações e aproximar culturas
O maior evento dos parlamentos americanos, a National Conference of State Legislature (NCSL) Summit foi encerrado nesta quarta-feira (16), em Indianápolis, nos Estados Unidos (EUA). A deputada estadual paraibana Camila Toscano (PSDB), uma das integrantes da comissão da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), formada por deputados brasileiros, destacou que o evento serviu para aprimorar legislações, fortalecer mandatos e aproximar culturas.
“Foi bastante enriquecedor. Tivemos muitas palestras, imersões e conversas com deputados e deputadas de diversos países. Estamos levando para a nossa Paraíba mais experiência na bagagem e coragem para continuar trabalhando pela nossa gente. Foram momentos incríveis ao lado de parlamentares focados e comprometidos com a população dos seus estados”, disse Camila, afirmando que foi um espaço importante para apresentar a Paraíba para as Américas.
Camila, secretária da Unale na Paraíba e representante da Assembleia Legislativa na conferência, destacou ainda que a National Conference of State Legislature foi um espaço importante para a discussão de políticas públicas que beneficiem a população e de elaboração de legislações mais atuais para o melhor desempenho dos parlamentares nas suas funções.
Interagindo com colegas parlamentares norte-americanos e de diversos países, os parlamentares participaram de palestras nas áreas de educação e segurança para crianças nas redes sociais, onde puderam ter acesso às legislações, desde o Código de Lei de Design Apropriado por faixas etárias da Califórnia, até a Lei de Regulamentação de Mídia Social de Utah, que podem servir como referência e adaptadas à realidade brasileira.
A delegação participou ainda do ciclo de palestras nas áreas de educação e em treinamentos em redes sociais com especialistas do grupo Meta, sobre a melhor maneira de aproveitar a família de aplicativos da empresa para se comunicar com os eleitores.
Outras duas palestras que marcaram os dois últimos dias de evento foram com Tamika Catchings, jogadora da WNBA, que levou o seu time, Indiana Fever a 13 playoffs e um campeonato durante suas 15 temporadas ativas, e hoje desenvolve um projeto filantrópico ajudando jovens a alcançarem seus sonhos também fora das quadras.
E ainda, a palestra com o sargento Cedric King, que perdeu as duas pernas e sofreu danos permanentes no braço e na mão direitos devido a um artefato explosivo improvisado em 2012, mas que superou as limitações e correu a Maratona de Boston em 2014, além de escrever o livro “The Making Point”, onde relata que o momento mais difícil de sua vida foi também o seu melhor momento. O palestrante realizou uma dinâmica que incentiva a audiência a não desistir em meio às dificuldades, que contou com a participação da deputada Camila Toscano.
Eventos – Também foram tratados os ajustes finais para a conferência da NCSL, que acontecerá no Rio de Janeiro em setembro e também a participação da Unale na Conferência Nacional, que acontecerá em Fortaleza, no Ceará, de 8 a 10 de novembro.
Participação – O maior evento dos parlamentos americanos, o NCSL reuniu esse ano mais de cinco mil conferencistas, entre legisladores, funcionários dos legislativos, organizações não-governamentais e delegações internacionais.
Além da deputada Camila Toscano, integraram a comissão brasileira os deputados Diogo Moraes – PE; Lidio Lopes – MS; Gabriel Picanço – RR; Ivana Bastos – BA; Adjuto Afonso – AM, João Luiz – AM; Alvaro Porto – PE; Gustavo Gouveia – PE; Henrique Filho – PE; Joãozinho Tenório – PE; Franz Hacker – PE; Dirceu Ten Caten – PA; Fabio Figueiras – PA; Alencar da Silveira – MG; José Laviola – MG; Wellington do Curso – MA; Luciano Pimentel – SE; Marcelo Sobral – SE; Christiano Rogerio Cavalcante – SE; Sergio Aguiar – CE; Olyntho Neto –TO e Rodrigo Minotto – SC.