Educação & Cultura
UFPB empossa 12 novos docentes
Os professores atuarão nos Campi I e IV
a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) empossou doze novos docentes efetivos que passam a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e inovação nos Campi I e IV, nas cidades de João Pessoa e Rio Tinto. O evento ocorreu no auditório da Reitoria na presença de familiares e amigos dos novos servidores.
A solenidade de posse foi presidida pela Vice-Reitora Liana Filgueira e contou ainda com a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia e do Coordenador de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira.
Nas boas vindas aos novos servidores a Vice-Reitora parabenizou a todos pela aprovação, falou sobre as infinitas possibilidades do mundo acadêmico, e dos diversos vínculos que a UFPB possui com outras universidades, até mesmo fora do país. A gestora destacou que a ideia de recepcionar os novos servidores tem o intuito de criar um primeiro vínculo, e demonstrar que a reitoria e as Pró-reitorias estão de portas abertas para apoiar a boa atuação dos servidores.
“A gente aqui dá aula, tem que fazer projeto de extensão, tem que fazer pesquisa, tem que estimular esses alunos a gostar de aprender, a se tornarem profissionais de referência. Isso é muito importante e desafiante para nós docentes. E a gente conta com vocês que estão chegando com gás e com brilho, liberem essa energia boa para todos que estão a seu redor e façam com que essa equipe que é a UFPB, cresça cada vez mais, inclusive através de vocês”, disse a Vice-Reitora.
A Pró-reitora Rita de Cássia cumprimentou os docentes e familiares pelo cumprimento de um sonho e pela jornada que os trouxe até o momento da posse. Falou sobre a importância da sociedade conhecer todas as atividades que são ofertadas na universidade e convocou os professores a melhorar essa oferta, apoiar a renovação de ideias e temáticas junto aos pares, e se dedicarem de forma comprometida à melhora do ensino e manterem a motivação e alegria.
A emoção do momento da posse tomou conta do auditório a cada nome chamado para que os novos docentes pudessem receber das mãos da Vice-reitora o termo de posse assinado.
Maria Rennally da Silva, que atuará no Departamento de Mediações Interculturais do Centro de Ciências Humanas, Letras, e Artes (CCHLA) é de Campina Grande, e conta que o interesse pela docência nasceu quando ainda era aluna do Ensino Médio. A expectativa dela na UFPB é colaborar com o departamento e o curso. “Já tive contato com alguns estudantes e eles me pediram pela realização de projetos para apoiar quanto às necessidades de formação e participação em projetos, então já estou pensando em alguns para poder aplicar”, afirmou.
Os presentes foram contagiados pela alegria e aplausos dos familiares, amigos e ex-alunos da professora Marcella Luanna Lima, que deixa a docência no ensino básico da rede estadual da Paraíba para atuar no Departamento de Ciências Exatas no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Rio Tinto.
Para a docente que já atuou como professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ingressar na UFPB é um momento de grande emoção. “A gente lembra de todos os nãos, das vezes que chegou perto de conseguir, e quando chega a nossa vez a gente não acredita, e como falei pros meus alunos que estão aqui hoje, é a concretização de nosso projeto de vida, eles vieram para observar também que é possível, embora tenha dificuldades no caminho, a hora chega”.
Quem também se dedicou e aguardou esse momento foi Rafael Mendonça, que é natural de Recife, se mudou para a Paraíba para realização do doutorado e há 03 anos é Técnico em Topografia e Geoprocessamento da UFPB. A partir de hoje Rafael será docente na área de Topografia no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia (CT).
Participando da sua segunda solenidade de posse na UFPB, acompanhado dos pais, esposa e irmãos, Rafael destacou a importância desse momento. “Entrei como aluno, fui técnico administrativo e agora docente, alcancei meu sonho após tantos anos de dedicação ao ensino e estudo. Esse momento de recepção é muito importante, é coroar a dedicação com a família e ser apresentado à instituição, é importante para encerrar um ciclo anterior e dar início a um novo ciclo”, concluiu Rafael.
Posse individual
Na última sexta-feira (11), o Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, empossou a docente Danieli D’Aguiar Cruzetta. A nova professora foi lotada no Colégio de Aplicação – Escola de Educação Básicas (EEBAS/UFPB), onde será professora da turma do 2º ano.
A professora, que é natural de Curitiba, capital do estado do Paraná, ressaltou que o compartilhamento de experiências com os novos colegas de trabalho será enriquecedor para sua jornada profissional em um lugar completamente novo. “É uma nova realidade. É necessário aprender com o pessoal daqui e trazer um pouco das minhas experiências de lá para fazer a diferença”, afirmou a docente.
Confira a lista dos novos docentes da UFPB
Aluska da Silva Matias – Departamento de Metodologia da Educação – CE
Andersson Guimarães Oliveira – Departamento de Engenharia Mecânica – CT
Félix Jácome Neto – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – CCHLA
Lucas Guedes de Oliveira – Departamento de Engenharia de Produção – CT
Marcella Luanna da Silva Lima – Departamento de Ciências Exatas – CCAE
Maria Gabriela Costa Ribeiro – Departamento de Psicologia – CCHLA
Maria Rennally Soares da Silva – Departamento de mediações interculturais – CCHLA
Rafael Lopes Mendonça – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – CT
Renally Bezerra Wanderley e Lima -Departamento de Odontologia Restauradora – CCS
Renata de Oliveira Mota – Departamento de Engenharia de Produção – CT
Ricardo César Campos Maia Júnior – Departamento de Comunicação – CCTA
Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira – Departamento de Metodologia da Educação – CE