AGRICULTURA & PECUÁRIA
Chuvas devem ser limitadas no Meio-Oeste dos EUA nos próximos 10 dias – Rural Clima
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, poucas chuvas estão previstas para os Estados Unidos nos próximos 10 dias. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, informa que as chuvas devem ficar mais concentradas no Golfo do México e no sul e norte dos EUA no curto prazo, embora no Meio-Oeste não haja previsões de precipitações, associadas a temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar. “Algumas chuvas até podem ocorrer no Meio-Oeste na próxima semana, mas ainda irregulares e mais para a virada de agosto para setembro”, comenta.
Segundo Santos, a falta de chuvas e o calor podem trazer problemas adicionais às lavouras, uma vez que até semana passada, havia 78% das lavouras de soja em enchimento de grãos e 18% das lavouras de milho na fase leitosa. “Pode haver efeitos pontuais no desenvolvimento, uma vez que as lavouras estão em uma fase crítica de desenvolvimento”, sinaliza.
Brasil
No Brasil, Santos informa que a instabilidade avançou no final de semana sobre a região central do país, provocando chuvas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e sudoeste de Goiás. “Hoje há chance de pancadas de chuvas sobre São Paulo, Minas Gerais e Goiás”, disse.
A partir de amanhã (22), uma nova frente fria chegará ao Rio Grande do Sul e provocará chuvas no leste e norte do estado, bem como em Santa Catarina e áreas do Paraná. “Mais para o final de semana, o ingresso de uma massa de ar polar provocará o declínio da temperatura em áreas do Sul do Brasil, mas sem riscos de geadas. Essa massa irá empurrar a frente fria para a região central, associada a corredores de umidade descendo da Amazônia, o que provocará chuvas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Goiás. Na próxima semana pode haver chuvas no Matopiba”, detalha.
O agrometeorologista destaca que em setembro as chuvas ainda serão irregulares no Brasil, vindo a se consolidar em outubro. “O El Niño tende a ganhar força na segunda metade da primavera, com chuvas mais expressivas no Sul do Brasil do que no Norte”, afirma.
Paraguai
No Paraguai a meteorologista Ludmila Camparotto comenta que, após as chuvas no fim da semana o tempo está mais aberto no Paraguai e assim deve ficar nos próximos dias, embora com bastante nebulosidade. “O avanço de um novo sistema em direção ao leste do Sul do Brasil deve fazer com que ocorram chuvas no Paraguai mais próximo do final de semana, mas de forma irregular”, informa.
Segundo Ludmila, as chuvas no Paraguai em setembro serão mais frequentes, embora ocorrendo ainda de forma irregular. “Para quem vai iniciar o plantio em setembro é bom ter atenção, uma vez que as chuvas podem ocorrer mais em uma região do que em outra”, conclui.