ESTADO
Saúde do Trabalhador é tema de Capacitação ministrada pelo Cerest para servidores da Agevisa
Numa parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest/PB), a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está proporcionando aos seus inspetores sanitários, gerente e diretores técnicos mais uma oportunidade de aperfeiçoamento na promoção e proteção da saúde da população com a realização do Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador nas Inspeções de Vigilância Sanitária.
A capacitação está sendo ministrada pela diretora-geral do Cerest/PB, Celeida Maria Barros, e pela chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador do órgão, Raimunda Alves de Almeida. As aulas foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (21), às 08h30, e se estenderam até as 16h30, com pausa para o almoço entre as 12 horas e as 13h30. Nesta terça-feira (22) e na quarta-feira (23) serão realizadas atividades internas, na sede da Agevisa, em João Pessoa/PB, das 08h30 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. Já nos dias 05 e 06 de setembro, o treinamento incluirá atividades práticas com inspeções em saúde do trabalhador realizadas em estabelecimentos das áreas agrícola e industrial.
De acordo com a diretora do Cerest/PB, Celeida Barros, o Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador nas Inspeções de Vigilância Sanitária foi concebido numa parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com o Ministério da Saúde (MS). O projeto já promoveu o treinamento de inúmeras pessoas em várias cidades, dentre as quais Natal/RN, Maceió/AL, São Luís/MA, João Pessoa/PB, Campina Grande/PB e Patos/PB.
Atenção permanente – Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, a iniciativa da Capacitação em Saúde do Trabalhador nas Inspeções de Vigilância Sanitária faz parte do processo regular de qualificação profissional dos servidores, dirigentes e colaboradores da agência reguladora que tem por objetivo a oferta permanente de um serviço público de qualidade capaz de fortalecer cada vez mais a saúde preventiva no Estado da Paraíba.
No caso específico da saúde do trabalhador, Geraldo Moreira ressaltou que a Agevisa sempre orienta as suas equipes profissionais, durante suas rotinas de inspeções sanitárias, a ter um olhar especial para as questões relacionadas à segurança sanitária envolvendo os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário. Ele observou que a Agevisa/PB dispõe, em sua estrutura organizacional, de uma diretoria e de uma gerência técnica específica que tratam da saúde do trabalhador. “Nós temos a Diretoria Técnica de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador (DTESPSST) e, dentro dessa estrutura, temos ainda a Gerência Técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, que está à frente da organização da Capacitação oferecida pelo Cerest/PB”, acrescentou.
Conforme a gerente-técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, Sayonara Carlos da Silva Severo, integram a rotina diária de trabalho da Agevisa o planejamento, a avaliação e a execução de ações de vigilância à saúde do trabalhador que incluem a investigação dos ambientes, processos e condições de risco e cargas de trabalho a que os trabalhadores estão expostos. Além disso, investe-se na promoção de inspeção e avaliação com o objetivo de intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde da população trabalhadora para fins de controle, licenciamento e auditoria sanitária de atividades produtivas.
Também compete à Gerência Técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador da Agevisa propor a concessão ou indeferimento de petição, alteração, revalidação, dispensa, cancelamento e caducidade de licenciamento de empresas na área produtiva, assim como analisar e emitir pareceres técnicos conclusivos nos processos referentes a ambientes e condições de trabalho.
Certificação – Os participantes da capacitação realizada na Agevisa/PB receberão certificado de conclusão do curso emitido pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB).