Connect with us

Educação & Cultura

Para além de Ângela Davis: 6 mulheres negras que construíram o pensamento feminista no Brasil

“Por que no Brasil vocês precisam buscar essa referência nos EUA? Eu aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês poderiam aprender comigo”, questionou Davis em 2019.

A professora e filósofa feminista Ângela Davis, 75, que é vista como ícone do feminismo negro no mundo, repetidamente recusa este lugar. Em 2019, quando veio ao Brasil lançar o livro Uma Autobiografia, publicado originalmente em 1974 nos Estados Unidos, disse se sentir “estranha” por ser escolhida para este papel também no Brasil.

“Por que aqui no Brasil vocês precisam buscar essa referência nos Estados Unidos? Eu acho que aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês poderiam aprender comigo”, disse, durante uma palestra em São Paulo. 

Sempre que tem oportunidade, Davis cita a antropóloga Lélia Gonzalez, morta em 1994, em seus discursos. Segundo ela, Lélia, que foi uma das criadoras do  MNU (Movimento Negro Unificado) e autora de livros como O Lugar do Negro (1982) já pensava o conceito de interseccionalidade muito antes do termo se popularizar na academia. O termo é utilizado para explicar a sobreposição de preconceitos de raça, gênero e classe em sociedade.

“Nós, nos Estados Unidos, necessitamos ter acesso a essas escritas, ideias e práticas que constituem o feminismo negro brasileiro muito mais do que vocês necessitam das nossas referências”, afirmou Davis, ovacionada pela plateia.

Davis também citou a socióloga Luiza Bairros, a doutora em educação Sueli Carneiro, a socióloga Vilma Reis, a escritora Conceição Evaristo, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, a socióloga Ângela Figueiredo e lembrou a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Não é novidade que as discussões sobre feminismo têm despertado maior interesse do público nos últimos anos no Brasil e no mundo e que uma consequência disso é que editoras têm enxergado novas possibilidades de mercado na publicação ou tradução de livros de intelectuais feministas.

Mas a pergunta de Davis parece seguir sem resposta: por que, no Brasil, referências norte-americanas e europeias do feminismo são mais conhecidas do que as intelectuais que viveram – e ainda vivem – por aqui?

Especialistas ouvidas pelo HuffPost Brasil sinalizam que esta falta de visibilidade e acesso é, na verdade, sintoma de uma cultura marcada pela valorização de uma outra lógica única e eurocêntrica de produção intelectual.

“Até hoje é dificílimo você garimpar os escritos de Lélia Gonzalez, de Beatriz Nascimento, duas mulheres importantíssimas para o feminismo no Brasil e que são citadas por Angela Davis. O mercado editorial faz escolhas. As pessoas, no Brasil, continuam conhecendo mais ela do que Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus”, diz Giovana Xavier, autora do livro Você pode substituir mulheres como objetos de estudo por mulheres negras contando a sua própria história.

Ao longo da história, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro, por exemplo, só tiveram livros publicados de forma independente e em editoras organizadas por coletivos do movimento negro como Selo Negro Edições, Editora Malê, Filhos da África e os selos criados recentemente como “Feminismos plurais”, da editora Pólen, idealizado por Djamila Ribeiro.

Para a historiadora e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o acesso a essas autoras é importante para que mais pessoas ― dentro ou fora da academia ― possam ler mulheres negras que, pela escrita, reafirmaram sua própria história e pensaram um outro projeto de mundo.

“Nós temos o nosso pensamento negro feminista. É importante que novas gerações entrem em contato com isso. O feminismo negro não se resume a Angela Davis, ele é alimentado por um papel histórico das mulheres brasileiras.”

Levantamento feito pelo Gelbc (Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea) da UnB (Universidade de Brasília) analisou mais de 600 romances de autoria nacional publicados entre 1965 e 2014 por grandes editoras. O estudo constatou que mais de 70% foram escritos por homens e 90% por pessoas brancas. 

“Porque os conteúdos das intelectuais e feministas brasileiras continuam confinados aos blogs, às mídias ativistas, por exemplo? Esses espaços também são importantes, é claro. Mas é significativo também que estes livros possam estar no mercado editorial formal”, critica Xavier. 

Um exemplo de movimentação é o fato de que a obra de Carolina Maria de Jesus será publicada pela editora Companhia das Letras, uma das maiores do País. Diversos de seus escritos nunca foram publicados ou estão fora de circulação. Segundo a editora, o projeto terá supervisão de Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, e da escritora Conceição Evaristo.

“O feminismo, como o pensamento crítico em geral, é muito perigoso para os jogos de poder. Conceição Evaristo disse: ‘o imaginário brasileiro, pelo racismo, não concebe reconhecer que as mulheres negras são intelectuais’. As publicações que temos hoje são apenas o começo”, diz Bhuvi Libânio, pesquisadora e tradutora de livros como Eu não sou uma mulher?, de bell hooks e A Mística Feminina, de Betty Friedan, ambas norte-americanas.

“Essas obras [tanto de brasileiras, quanto estrangeiras] incentivam o pensamento crítico e é só por meio dele, de muita reflexão e diálogo — e cada vez mais diálogo —, que poderemos quebrar os muros que nos separam.”

Neste 25 de julho, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, assim como o Dia de Teresa de Benguela, mulher escravizada que se tornou líder de um povoado no Brasil colonial, o HuffPost lista 6 feministas negras brasileiras para você conhecer mais.

1. Luiza Bairros

Luiza Bairros, quando foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial, ao lado da então presidente...
Luiza Bairros, quando foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial, ao lado da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Luiza Bairros foi – e ainda é – uma das referências mais importantes do feminismo negro no Brasil. Socióloga, ela foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014. Na época, trabalhou pela implementação do Estatuto da Igualdade Racial e denunciava a violência contra jovens negros no País. 

Natural de Porto Alegre e morando em Salvador desde 1979, ela foi um dos nomes mais atuantes no País em temas ligados a negritude e gênero. Doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ela também trabalhou em projetos da ONU (Organização das Nações Unidas) durante sua carreira. Morreu em 2016, aos 63 anos, vítima de um câncer de pulmão.

2. Nilma Lino Gomes

Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil,...
Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil, a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

Primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil – a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), no Ceará –, Nilma Lino Gomes vê a educação como determinante para transformação social. “Todo ataque à universidade pública resulta em aumento de desigualdades para as mulheres negras”, disse em entrevista ao HuffPost.

Pedagoga, Lino Gomes, é ex-ministra das Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Ela ocupou o cargo entre 2015 e 2016, durante o segundo mandato da então presidente Dilma Rousseff. Hoje é professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Nome importante para o feminismo no Brasil, também escreveu livros sobre educação e identidade. Entre eles, A mulher negra que vi de pertoO processo de construção da identidade racial de professoras negras (Coleção Griô/Texto) e Sem Perder A Raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra (Autêntica).

3. Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez, antropóloga e grande nome do feminismo brasileiro, citado por Angela
Lélia Gonzalez, antropóloga e grande nome do feminismo brasileiro, citado por Angela Davis.

Lélia Gonzalez foi filósofa, antropóloga, professora, escritora, intelectual, militante do movimento negro e feminista. Pioneira, ela teve uma atuação de liderança tanto por ter participado do IPCN (Instituto de Pesquisa das Culturas Negras), uma das primeiras organizações deste tipo no País, quanto por ser uma das fundadoras do MNU (Movimento Negro Unificado) e ter formado o Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras.

Nascida em Minas Gerais, Lélia morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira mulher negra a sair do País como representante do movimento negro, em 1979 – e chegou a se candidatar a cargos eletivos nos anos 80, mas não foi eleita. É autora de livros como O lugar de negro, de 1982, (com coautoria com o sociólogo argentino Carlos Hasenbalg) e Festas populares, de 1989. Morreu em julho de 1994, aos 59 anos, vítima de um infarto em sua casa no Rio.

4. Beatriz Nascimento

A historiadora Beatriz
A historiadora Beatriz Nascimento.

No livro Eu sou Atlântica – Sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento, o escritor Alex Ratts reúne textos da intelectual e fala sobre sua história de vida. Ela foi uma pesquisadora, historiadora, ativista e poeta negra nascida em Aracaju (SE), em 1942 – mas foi no Rio de Janeiro que ela fez morada.

Filha de uma dona de casa e de um pedreiro, Beatriz se formou em história pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Depois, foi professora na rede pública de ensino do estado e cursou pós-graduação também em história pela UFF (Universidade Federal Fluminense). 

Em seus trabalhos, Beatriz questionou as narrativas históricas sobre a condição de mulheres e negros escravizados e buscou reconstituir a história dos quilombos no País. Morreu em 1995. Apesar de sua relevância, ela ainda é pouco conhecida e somente uma pequena parte de sua produção encontra-se disponível. Em 2018, o livro Beatriz Nascimento: intelectual e quilombola. Possibilidade nos dias de destruição, que recupera sua trajetória, foi lançado pela UCPA (União dos Coletivos Pan-Africanistas) de São Paulo.

5. Sueli Carneiro

Sueli Carneiro, doutora em filosofia da educação pela USP, em entrevista em vídeo...
Sueli Carneiro, doutora em filosofia da educação pela USP, em entrevista em vídeo do Instituto Serrapilheira.

Doutora em filosofia da educação pela USP (Universidade de São Paulo), Sueli Carneiro, 70, além de ser fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra, é uma das principais intelectuais brasileiras, que articula questões de raça e gênero em seus trabalhos que contribuem para o movimento feminista.

Autora de Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, que reúne textos produzidos de 1999 a 2010, Carneiro também teve alguns de seus principais textos reunidos pela primeira vez no livro Escritos de Uma Vida, organizado pela filósofa Djamila Ribeiro e publicado pela editora Pólen em 2019.

6. Neusa Santos Souza

Em um episódio do
Em um episódio do “Programa Espelho”, da TV Cultura, Lázaro Ramos e Sandra Almada entrevistaram Neusa Santos Souza sobre saúde mental.

Neusa Santos Souza foi uma psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira. Neusa publicou, entre outros escritos, o livro Tornar-se Negro – As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social (Graal, 1983). Com ele, se tornou referência na área para pensar as dificuldade emocionais da população negra sobre a própria imagem diante dos efeitos do racismo.

“Saber-se negra é viver a experiência de ter sido massacrada em sua identidade, confundida em suas expectativas, submetida a exigências, compelida a expectativas alienadas”, escreve Souza em Tornar-se Negro

Nascida na cidade de Cachoeira, na Bahia, assim como outras intelectuais citadas, Souza escolheu o Rio de Janeiro para se estabelecer. Lá, se tornou mestre em psiquiatria pela UFRJ. Sua tese deu origem ao livro citado. Em 2008, aos 60 anos, cometeu suicídio. Na época, a Fundação Palmares lamentou sua morte e a colocou como a “primeira referência sobre a questão racial na psicologia”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca11 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca11 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca12 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional13 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br