Connect with us

Educação & Cultura

Para além de Ângela Davis: 6 mulheres negras que construíram o pensamento feminista no Brasil

“Por que no Brasil vocês precisam buscar essa referência nos EUA? Eu aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês poderiam aprender comigo”, questionou Davis em 2019.

A professora e filósofa feminista Ângela Davis, 75, que é vista como ícone do feminismo negro no mundo, repetidamente recusa este lugar. Em 2019, quando veio ao Brasil lançar o livro Uma Autobiografia, publicado originalmente em 1974 nos Estados Unidos, disse se sentir “estranha” por ser escolhida para este papel também no Brasil.

“Por que aqui no Brasil vocês precisam buscar essa referência nos Estados Unidos? Eu acho que aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês poderiam aprender comigo”, disse, durante uma palestra em São Paulo. 

Sempre que tem oportunidade, Davis cita a antropóloga Lélia Gonzalez, morta em 1994, em seus discursos. Segundo ela, Lélia, que foi uma das criadoras do  MNU (Movimento Negro Unificado) e autora de livros como O Lugar do Negro (1982) já pensava o conceito de interseccionalidade muito antes do termo se popularizar na academia. O termo é utilizado para explicar a sobreposição de preconceitos de raça, gênero e classe em sociedade.

“Nós, nos Estados Unidos, necessitamos ter acesso a essas escritas, ideias e práticas que constituem o feminismo negro brasileiro muito mais do que vocês necessitam das nossas referências”, afirmou Davis, ovacionada pela plateia.

Davis também citou a socióloga Luiza Bairros, a doutora em educação Sueli Carneiro, a socióloga Vilma Reis, a escritora Conceição Evaristo, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, a socióloga Ângela Figueiredo e lembrou a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Não é novidade que as discussões sobre feminismo têm despertado maior interesse do público nos últimos anos no Brasil e no mundo e que uma consequência disso é que editoras têm enxergado novas possibilidades de mercado na publicação ou tradução de livros de intelectuais feministas.

Mas a pergunta de Davis parece seguir sem resposta: por que, no Brasil, referências norte-americanas e europeias do feminismo são mais conhecidas do que as intelectuais que viveram – e ainda vivem – por aqui?

Especialistas ouvidas pelo HuffPost Brasil sinalizam que esta falta de visibilidade e acesso é, na verdade, sintoma de uma cultura marcada pela valorização de uma outra lógica única e eurocêntrica de produção intelectual.

“Até hoje é dificílimo você garimpar os escritos de Lélia Gonzalez, de Beatriz Nascimento, duas mulheres importantíssimas para o feminismo no Brasil e que são citadas por Angela Davis. O mercado editorial faz escolhas. As pessoas, no Brasil, continuam conhecendo mais ela do que Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus”, diz Giovana Xavier, autora do livro Você pode substituir mulheres como objetos de estudo por mulheres negras contando a sua própria história.

Ao longo da história, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro, por exemplo, só tiveram livros publicados de forma independente e em editoras organizadas por coletivos do movimento negro como Selo Negro Edições, Editora Malê, Filhos da África e os selos criados recentemente como “Feminismos plurais”, da editora Pólen, idealizado por Djamila Ribeiro.

Para a historiadora e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o acesso a essas autoras é importante para que mais pessoas ― dentro ou fora da academia ― possam ler mulheres negras que, pela escrita, reafirmaram sua própria história e pensaram um outro projeto de mundo.

“Nós temos o nosso pensamento negro feminista. É importante que novas gerações entrem em contato com isso. O feminismo negro não se resume a Angela Davis, ele é alimentado por um papel histórico das mulheres brasileiras.”

Levantamento feito pelo Gelbc (Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea) da UnB (Universidade de Brasília) analisou mais de 600 romances de autoria nacional publicados entre 1965 e 2014 por grandes editoras. O estudo constatou que mais de 70% foram escritos por homens e 90% por pessoas brancas. 

“Porque os conteúdos das intelectuais e feministas brasileiras continuam confinados aos blogs, às mídias ativistas, por exemplo? Esses espaços também são importantes, é claro. Mas é significativo também que estes livros possam estar no mercado editorial formal”, critica Xavier. 

Um exemplo de movimentação é o fato de que a obra de Carolina Maria de Jesus será publicada pela editora Companhia das Letras, uma das maiores do País. Diversos de seus escritos nunca foram publicados ou estão fora de circulação. Segundo a editora, o projeto terá supervisão de Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, e da escritora Conceição Evaristo.

“O feminismo, como o pensamento crítico em geral, é muito perigoso para os jogos de poder. Conceição Evaristo disse: ‘o imaginário brasileiro, pelo racismo, não concebe reconhecer que as mulheres negras são intelectuais’. As publicações que temos hoje são apenas o começo”, diz Bhuvi Libânio, pesquisadora e tradutora de livros como Eu não sou uma mulher?, de bell hooks e A Mística Feminina, de Betty Friedan, ambas norte-americanas.

“Essas obras [tanto de brasileiras, quanto estrangeiras] incentivam o pensamento crítico e é só por meio dele, de muita reflexão e diálogo — e cada vez mais diálogo —, que poderemos quebrar os muros que nos separam.”

Neste 25 de julho, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, assim como o Dia de Teresa de Benguela, mulher escravizada que se tornou líder de um povoado no Brasil colonial, o HuffPost lista 6 feministas negras brasileiras para você conhecer mais.

1. Luiza Bairros

Luiza Bairros, quando foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial, ao lado da então presidente...
Luiza Bairros, quando foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial, ao lado da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Luiza Bairros foi – e ainda é – uma das referências mais importantes do feminismo negro no Brasil. Socióloga, ela foi ministra da Secretaria da Igualdade Racial no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014. Na época, trabalhou pela implementação do Estatuto da Igualdade Racial e denunciava a violência contra jovens negros no País. 

Natural de Porto Alegre e morando em Salvador desde 1979, ela foi um dos nomes mais atuantes no País em temas ligados a negritude e gênero. Doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ela também trabalhou em projetos da ONU (Organização das Nações Unidas) durante sua carreira. Morreu em 2016, aos 63 anos, vítima de um câncer de pulmão.

2. Nilma Lino Gomes

Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil,...
Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil, a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

Primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal no Brasil – a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), no Ceará –, Nilma Lino Gomes vê a educação como determinante para transformação social. “Todo ataque à universidade pública resulta em aumento de desigualdades para as mulheres negras”, disse em entrevista ao HuffPost.

Pedagoga, Lino Gomes, é ex-ministra das Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Ela ocupou o cargo entre 2015 e 2016, durante o segundo mandato da então presidente Dilma Rousseff. Hoje é professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Nome importante para o feminismo no Brasil, também escreveu livros sobre educação e identidade. Entre eles, A mulher negra que vi de pertoO processo de construção da identidade racial de professoras negras (Coleção Griô/Texto) e Sem Perder A Raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra (Autêntica).

3. Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez, antropóloga e grande nome do feminismo brasileiro, citado por Angela
Lélia Gonzalez, antropóloga e grande nome do feminismo brasileiro, citado por Angela Davis.

Lélia Gonzalez foi filósofa, antropóloga, professora, escritora, intelectual, militante do movimento negro e feminista. Pioneira, ela teve uma atuação de liderança tanto por ter participado do IPCN (Instituto de Pesquisa das Culturas Negras), uma das primeiras organizações deste tipo no País, quanto por ser uma das fundadoras do MNU (Movimento Negro Unificado) e ter formado o Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras.

Nascida em Minas Gerais, Lélia morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira mulher negra a sair do País como representante do movimento negro, em 1979 – e chegou a se candidatar a cargos eletivos nos anos 80, mas não foi eleita. É autora de livros como O lugar de negro, de 1982, (com coautoria com o sociólogo argentino Carlos Hasenbalg) e Festas populares, de 1989. Morreu em julho de 1994, aos 59 anos, vítima de um infarto em sua casa no Rio.

4. Beatriz Nascimento

A historiadora Beatriz
A historiadora Beatriz Nascimento.

No livro Eu sou Atlântica – Sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento, o escritor Alex Ratts reúne textos da intelectual e fala sobre sua história de vida. Ela foi uma pesquisadora, historiadora, ativista e poeta negra nascida em Aracaju (SE), em 1942 – mas foi no Rio de Janeiro que ela fez morada.

Filha de uma dona de casa e de um pedreiro, Beatriz se formou em história pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Depois, foi professora na rede pública de ensino do estado e cursou pós-graduação também em história pela UFF (Universidade Federal Fluminense). 

Em seus trabalhos, Beatriz questionou as narrativas históricas sobre a condição de mulheres e negros escravizados e buscou reconstituir a história dos quilombos no País. Morreu em 1995. Apesar de sua relevância, ela ainda é pouco conhecida e somente uma pequena parte de sua produção encontra-se disponível. Em 2018, o livro Beatriz Nascimento: intelectual e quilombola. Possibilidade nos dias de destruição, que recupera sua trajetória, foi lançado pela UCPA (União dos Coletivos Pan-Africanistas) de São Paulo.

5. Sueli Carneiro

Sueli Carneiro, doutora em filosofia da educação pela USP, em entrevista em vídeo...
Sueli Carneiro, doutora em filosofia da educação pela USP, em entrevista em vídeo do Instituto Serrapilheira.

Doutora em filosofia da educação pela USP (Universidade de São Paulo), Sueli Carneiro, 70, além de ser fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra, é uma das principais intelectuais brasileiras, que articula questões de raça e gênero em seus trabalhos que contribuem para o movimento feminista.

Autora de Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, que reúne textos produzidos de 1999 a 2010, Carneiro também teve alguns de seus principais textos reunidos pela primeira vez no livro Escritos de Uma Vida, organizado pela filósofa Djamila Ribeiro e publicado pela editora Pólen em 2019.

6. Neusa Santos Souza

Em um episódio do
Em um episódio do “Programa Espelho”, da TV Cultura, Lázaro Ramos e Sandra Almada entrevistaram Neusa Santos Souza sobre saúde mental.

Neusa Santos Souza foi uma psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira. Neusa publicou, entre outros escritos, o livro Tornar-se Negro – As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social (Graal, 1983). Com ele, se tornou referência na área para pensar as dificuldade emocionais da população negra sobre a própria imagem diante dos efeitos do racismo.

“Saber-se negra é viver a experiência de ter sido massacrada em sua identidade, confundida em suas expectativas, submetida a exigências, compelida a expectativas alienadas”, escreve Souza em Tornar-se Negro

Nascida na cidade de Cachoeira, na Bahia, assim como outras intelectuais citadas, Souza escolheu o Rio de Janeiro para se estabelecer. Lá, se tornou mestre em psiquiatria pela UFRJ. Sua tese deu origem ao livro citado. Em 2008, aos 60 anos, cometeu suicídio. Na época, a Fundação Palmares lamentou sua morte e a colocou como a “primeira referência sobre a questão racial na psicologia”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura8 horas ago

Cabedelo realiza Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal de ensino

Judiciário9 horas ago

Viúva de ex-deputado estadual tem negado pedido de pagamento de pensão  

Educação & Cultura9 horas ago

Alunos encantam público na Mostra de Dança das Escolas Municipais realizada pela Prefeitura de João Pessoa

ECONOMIA9 horas ago

Vendas da Black Friday ‘frustram’ mercado e recuam 14,4% este ano

ECONOMIA9 horas ago

Com gasto eleitoral ‘exorbitante’, necessidade de financiamento dá ‘salto’ de 89%

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Flopou! 5 redes sociais que não cativaram os brasileiros em 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Funções Secretas do Seu Celular que Vão te Deixar de Queixo Caído

ECONOMIA10 horas ago

Com alta dos alimentos, IPCA-15 de novembro sobe para 0,33%

Esporte10 horas ago

Dois jogos do Paraibano 2023 são investigados pela operação Penalidade Máxima

Esporte10 horas ago

F1: Esteban Ocon lidera testes finais em Abu Dhabi; Incidentes marcam sessão

Esporte10 horas ago

ITIA garante que Djokovic não recusou fazer teste antidoping na Copa Davis

Esporte10 horas ago

Jogo do Flamengo está entre os investigados pelo Ministério Público de Goiás por manipulação de resultados

Esporte10 horas ago

Quanto Amanda Nunes ganhou para nocautear Ronda Rousey em 48 segundos? Veja os valores

ECONOMIA10 horas ago

Alckmin confirma transferência de R$ 8,7 bilhões a municípios

Esporte10 horas ago

Suns e Magic faturam 7ª vitória seguida na NBA; Celtics voltam a vencer

Educação & Cultura10 horas ago

Alunos da Rede Municipal participam do ‘CineAfro’ e debatem sobre questões étnico-raciais

Nacional10 horas ago

Janones será investigado pela Polícia Federal, Abin e PGR

Nacional10 horas ago

Nísia desconversa sobre contrato milionário com farmacêutica de um só funcionário

Nacional10 horas ago

VÍDEO: Nikolas Ferreira é agredido por servidor da Câmara; Caso vai parar na Polícia Legislativa

Nacional10 horas ago

Lula se torna o 1º presidente a diminuir representatividade feminina no STF

Nacional10 horas ago

Bolsonaro diz que PL vai lançar senadores em todos os estados em 2026

CIDADE11 horas ago

Vereadores entregam ao prefeito Cícero Lucena projeto que cria incentivos fiscais para revitalização do Centro Histórico

CIDADE11 horas ago

Servidores Municipais de Cabedelo recebem salário de novembro nesta quarta-feira, dia 29

CIDADE11 horas ago

TCE-PB realiza curso de aperfeiçoamento para prefeitos, vereadores e agentes públicos da região de Piancó

ESTADO11 horas ago

Primeira-dama do Estado e vice-governador prestigiam Gincana do Procon e destacam importância do evento para consumo consciente

ESTADO11 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário de Formação Antirracista para profissionais dos Centros de Assistência Social

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Cinep abre vagas de estágio e interessados na seleção já podem fazer inscrições

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Paraíba gera saldo de 3.773 vagas com carteira assinada em outubro e expansão de emprego é mais de 190%, revela Caged

ESTADO11 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na final e cliente tem 48h para resolver pendência

ESTADO11 horas ago

Programa do Leite chega às cidades de Areial e Esperança e passa a atender mais de 31 mil famílias

Segurança Pública10 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE11 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional5 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Internacional4 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Segurança Pública8 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional10 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário12 meses ago

Justiça determina prazo de 24 horas para saída do hotel QUALITY SUITES hotel em João Pessoa além de multa de R$ 800.000,00 e prisão para quem resistir

Judiciário6 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Neste final de semana: Circo Mundo Mágico apresenta Patati e Patatá em João Pessoa

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Segurança Pública10 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO4 meses ago

JIBÓIA

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional7 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Cine Bangüê exibe longa-metragem ‘Miami-Cuba’ nesta quinta-feira

Internacional12 horas ago

POBREZA NA AMÉRICA LATINA CAI PARA 29% EM 2022 E ALCANÇA NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Internacional12 horas ago

A COP28 SERÁ CAPAZ DE REVERTER A MAIOR ONDA DE CALOR DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

Saúde12 horas ago

MEDICINA XUKURU: ANCESTRALIDADE QUE CURA

ENTRETENIMENTO12 horas ago

RECEITA DO BOLINHO DE LUA DE MEL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

AQUECIMENTO GLOBAL: IMAGENS DA NASA MOSTRAM EVOLUÇÃO ALARMANTE ENTRE 1880 E 2023

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CULTIVO DE CACAU PODEM AJUDAR A RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

FLORADA DOS CAMBUÍS ENFEITA BRASÍLIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

5 RAÇAS BRASILEIRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Educação & Cultura2 dias ago

CURSOS TÉCNICOS TÊM AUXILIADO NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

AGAVE É USADO PARA PRODUZIR BIOCOMBUSTÍVEL

ECONOMIA2 dias ago

ANEEL MANTÉM DESCONTO NA CONTA DE LUZ EM DEZEMBRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TÁXI AÉREO ELÉTRICO CHEGA A NOVA YORK EM 2025

Saúde1 semana ago

QUALIDADE DE SONO É FUNDAMENTAL PARA MANTER VIDA SAUDÁVEL NA VELHICE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FESTIVAL EM MG OFERECE DELÍCIAS COM JABUTICABA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

APRENDA A CONTROLAR OS ÁCAROS NAS PLANTAS

Internacional1 semana ago

QUEM É O PRESIDENTE ELEITO DA ARGENTINA E QUAL O IMPACTO DE SUA VITÓRIA

Esporte1 semana ago

AQUECIMENTO DA TERRA PREOCUPA ÀS VÉSPERAS DA COP-28, EM DUBAI

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA NÃO PROVOCARÁ ALTA NOS PREÇOS

Saúde1 semana ago

OMS ALERTA PARA AMEAÇA DE NOVA PANDEMIA POR CAUSA DE DESMATAMENTO E DAS MUDANÇAS

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE É O EL NIÑO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AS IMAGENS DO TELESCÓPIO ESPACIAL EUCLIDES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECNOLOGIA VIVA – EPISÓDIO 7

ECONOMIA2 semanas ago

COMO DESENVOLVER A ECONOMIA NA AMAZÔNIA SEM DESMATAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

SUPERTEMPESTADE SOLAR: O QUE É O FENÔMENO QUE PODE ACABAR COM A INTERNET?

Saúde2 semanas ago

MÉDICO ALERTA PARA RISCOS COM A SAÚDE COM ONDA DE CALOR

ECONOMIA2 semanas ago

13º SALÁRIO PREVÊ MAIS DE R$ 290 BILHÕES PARA AQUECER ECONOMIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PRODUTOR INVESTE NO CULTIVO DO MOGNO AFRICANO

Saúde2 semanas ago

PRIMEIRA VACINA CONTRA CHIKUNGUNYA É APROVADA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CHINA DISPONIBILIZA FUNDO BILIONÁRIO PARA DESENVOLVER ROBÓTICA

Segurança Pública2 semanas ago

COMO SE PROTEGER DE GOLPES E FRAUDES NA BLACK FRIDAY

Advertisement
Advertisement

Vejam também