ESTADO
Energisa aposta em manutenção preventiva para melhorar qualidade da energia na Paraíba
Empresa realizou mais 2.300 manutenções programadas em 2023
Subestação móvel, equipes de manutenção com linha energizada (linha viva) e tecnologia de dados permitem identificar necessidades e realizar obras sem incômodo para clientes
A Energisa realizou mais de 2.320 manutenções programadas na rede elétrica da distribuição durante 2023. O serviço é preventivo e envolveu a substituição de mais de 2551 postes, troca de componentes e a poda de cerca de 124 mil árvores.
Segundo a gerente de Construção e Manutenção da Rede, Danielly Formiga, essas atuações contribuíram para reduzir a Duração Equivalente por unidade consumidora, chamada de DEC, que é um indicador que aponta quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia, para aproximadamente, menos 1 hora por mês, o que representa uma redução de 6,3% em relação a 2022.
“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, declarou a gerente.
As manutenções também visam adequar a quantidade de energia disponível e a demanda. “Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Precisamos atuar para que a qualidade não caia”, completa Danielly.
De acordo com Danielly Formiga, tudo é planejado para que o cliente nem perceba a manutenção, mas por questões técnicas e de segurança, alguns casos exigem que a rede elétrica seja desligada durante a execução do serviço. Nesses casos, a Energisa deve informar aos clientes com 72 horas de antecedência por meio do site, cartas, avisos em rádios, jornal e carros de som. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
“Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. O desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário. A medida serve para dar segurança ao colaborador em campo durante a atuação e ao cliente”, explica.
Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado” ou pode ligar para 0800 083 0196.
É importante lembrar que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.
Obras com rede ligada
Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. A Energisa adota, por exemplo, o mega jumper (dispositivo que permite transpor um trecho isolado da rede elétrica), manobras automatizadas/remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva.
Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui a gerente.