CIDADE
Cabedelo adere à plataforma Gesuas e passa a realizar acompanhamento online de famílias e pessoas assistidas pelos programas e serviços assistenciais da Prefeitura
Município é o primeiro da região metropolitana e está entre os 9 primeiros do Estado a aderir ao sistema
A Prefeitura Municipal de Cabedelo começou a adotar o software Gesuas, sistema de gestão virtual que efetiva a versão on-line do prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O sistema é uma plataforma de inteligência e acompanhamento permanente da gestão do Suas, em plataforma web e mobile, contemplando formação continuada, informatização e conexão entre os profissionais.
Com o sistema, as equipes da Secretaria de Assistência Social (Semas), baseada em informações e dados confiáveis, poderá realizar o monitoramento de todos os serviços prestados pela pasta, possibilitando o registro de todas as informações das famílias referenciadas.
O software importa a base de famílias do cadastro único criando uma base única de famílias para todos os equipamentos socioassistenciais do município, permitindo a integração e o conhecimento da vida das famílias pela rede. Através do Gesuas, é possível ter acesso a um diagnóstico da vulnerabilidade e risco social, destacando os bairros de maior incidência e suas consequências, possibilitando a efetivação de políticas públicas e a qualificação dos serviços ofertados pela PMC.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro, o sistema já está funcionando e todos os funcionários da Semas já estão participando de formações para estarem aptos a acessá-lo.
“Essa plataforma de inteligência socioassistencial oferece agilidade, eficiência, segurança e maior qualidade aos serviços prestados pelo município. A partir desses dados, teremos condições de fazer intervenções mais eficazes junto àquelas pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Os prontuários, que anteriormente eram de papel, passarão a ser eletrônicos, com as informações interligadas e em tempo real, permitindo que as equipes tenham esse acesso de maneira remota e faça os encaminhamentos online, garantindo celeridade, economia e eficiência no trabalho. As dificuldades que a gestão tem em chegar nas comunidades com informações precisas serão dirimidas. Vamos capacitar todos os funcionários da Semas gradativamente, e isso não significa ter aumento de trabalho, mas sim um ‘up’ no atendimento e na qualidade do serviço profissional que ofertamos”, destacou a secretária Cynthia Cordeiro.
Gesuas – O Gesuas é a primeira versão online do prontuário SUAS. Com ele não há limite de prontuários e a impressão dos mesmos ficará a critério e necessidade dos técnicos. É o mesmo prontuário físico disponibilizado pelo MDS, só que online. A plataforma já conta com mais de 200 municípios brasileiros com acesso ao sistema.
Benefícios: Informação – a gestão é em tempo real e os dados gerados por relatórios de business intelligence (BI). E com esse diagnóstico inteligente, dados serão transformados em ação;
Integração – Atendimentos e acompanhamentos estão sendo integrados entre todos os níveis de proteção, permitindo encaminhamentos e notificações no próprio sistema;
Conexão – Treinamentos, acompanhamentos e eventos para a construção de conhecimento com os municípios que utilizam o Gesuas e com a equipe da própria secretaria que estará mais conectada e mais fortalecida.
Mais informações sobre o sistema: www.gesuas.com.br e @gesuasoficial.