Nacional
Alckmin diz ser favorável a Republicanos e PP no governo
Para o vice-presidente, maior participação dos dois partidos é importante
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, manifestou, nesta quinta-feira (31), apoio à chegada, na Esplanada dos Ministérios, do Republicanos e do Progressistas (PP) para aumentar a base de apoio do governo no Congresso.
Sou favorável que tanto o Republicanos quanto o PP participem mais efetivamente do governo, é importante – disse Alckmin, ao ser questionado sobre a possibilidade de o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo próprio vice-presidente, ser esvaziado na reforma ministerial.
Com a recriação, anunciada na terça-feira por Lula, do ministério da Pequena e Média Empresa, Alckmin pode perder uma secretaria atualmente ocupada por seu partido, o PSB. Hoje, a secretaria de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo é controlada, dentro do MDIC, pelo ex-deputado Milton Coelho.
Após participar da abertura de um seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alckmin pontuou que a fragmentação partidária exige que o governo abrigue diversas siglas.
Ao falar sobre a reforma ministerial, que visa abrir espaço no governo a partidos do Centrão, ele afirmou que o presidente Lula saberá a hora e a maneira de construir uma frente em prol da governabilidade.
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos disse no mesmo evento que não foi abordada pelo núcleo duro do governo para tratar de mudanças em sua pasta.
– Em nenhum momento alguém do centro do governo me abordou sobre qualquer mudança no MCTI – apontou.