Connect with us

Internacional

Centro Cultural de Berlim exibe “cavalos de Hitler”

Há muito longe dos olhos do público, garanhões de bronze feitas por Josef Thorak para adornar a “Nova Chancelaria” de Adolf Hitler podem agora ser vistos nos arredores da capital alemã – mas não lado a lado

O momento tão aguardado aconteceu no início de 2023: o primeiro de dois garanhões de bronze de três metros de altura e duas toneladas, lavrados pelo escultor nazista Josef Thorak (1889-1952), foi apresentado ao público pela primeira vez em 77 anos.

Desde então, ele é mantido na Cidadela de Spandau, uma antiga fortaleza nos arredores de Berlim, hoje um centro cultural. Lá, ao lado de outros monumentos  erguidos na atual capital alemã entre 1849 e 1986 – portanto do Império Alemão à Alemanha dividida –, o imponente cavalo de bronze integra a exposição permanente Enthüllt. Berlin und seine Denkmäler (Desvendados. Berlim e seus monumentos).

Meses depois, os visitantes podem finalmente obter uma visão mais completa dos chamados “Cavalos em Marcha” de Hitler: neste domingo (10/09), o segundo garanhão de bronze pôde ser visto no Museu de História da Cidade, também na Cidadela, graças ao já tradicional Dia do Monumento Aberto, quando cerca de 5 mil instituições culturais em todo o país abrem suas portas.

Cavalo de bronze pôde ser visto no Dia do Monumento Aberto

História de detetive das artes

A história dos garanhões, também denominada “Cavalos de Thorak” em homenagem a seu criador, já rendeu um livro inteiro. Mais precisamente sobre seu desaparecimento: durante muito tempo, não ficou claro o que aconteceu com eles.

Inicialmente, presumia-se que as esculturas haviam sido destruídas durante os bombardeios em Berlim no fim da Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, elas foram descobertas num quartel soviético perto de Eberswalde, no nordeste da capital alemã. Em 1989, porém, em meio à euforia que precedeu a reunificação, os Cavalos de Thorak sumiram novamente, e só em 2013 a descoberta de uma fotografia a cores reacendeu a esperança de que ainda pudessem existir.

Junto com a foto, a polícia de Berlim recebeu a denúncia de que os cavalos estavam sendo oferecidos por milhões no mercado negro de artes. Essa foi a deixa para René Allonge, comissário do Departamento de Polícia Criminal do Estado de Berlim especializado em crimes no mundo artístico, e o holandês Arthur Brand, talvez o mais famoso detetive particular de artes da Europa.

Arthur Brand: “A melhor história da minha vida”

A dupla então pôde comprovar que as ofertas do mercado negro realmente se tratavam dos Cavalos de Thorak. “Para mim estava claro que, se recuperássemos os cavalos, essa seria a melhor história da minha vida”, disse Brand, em entrevista à DW.

Dito e feito: o caso rendeu uma narrativa típica da Guerra Fria, com direito a agentes da polícia secreta da Alemanha comunista (Stasi) e forças de ocupação soviética. As esculturas haviam sido contrabandeadas em pedaços através da fronteira interna da Alemanha dividida, presumivelmente para serem trocados por moeda forte no Ocidente.

Cavalos chegaram a Berlim em outubro de 2022

Em 2015, conseguiu-se apreender os cavalosnuma operação de nível nacional. Eles se encontravam com um colecionador de arte da cidade de Bad Dürkheim, perto de Mannheim, no sudoeste da Alemanha. Até hoje não se sabe se as peças foram obtidas por vias legais ou não: as investigações foram encerradas pois o presumível crime prescrevera.

Somente em 2022, depois de uma longa batalha legal que se arrastou por anos, o colecionador se dispôs a abrir mão dos cavalos.

Brand publicou então um livro sobre a investigação policial, contendo “um mistério, a perseguição, personagens diferentes, simpatizantes do nazismo”. Previsivelmente, Hollywood resolveu garantir os direitos cinematográficos do caso.

Projeto colossal para a “Alemanha de Hitler”

Originalmente, os cavalos de Thorak ficavam a poucos quilômetros de sua localização atual na Cidadela, mais especificamente no jardim da Chancelaria do Novo Reich de Adolf Hitler. As esculturas deveriam — segundo ideia do próprio ditador — decorar a “capital mundial Germânia“, concebida por ele. “É possível identificar uma certa ideologia [nos cavalos]. Eles representam uma masculinidade especial: são garanhões, afinal. O pescoço é extremamente grande e forte, os músculos são completamente exagerados. A coisa toda irradia uma certa violência”, descreve Urte Evert, chefe do Museu de História da Cidade da Cidadela de Spandau.

Cavalos de Thorak passaram pelas mãos de restauradores antes de ser exibidos na Cidadela de Spandau

Ao lado de Arno Breker (1900-1991), Josef Thorak foi um dos mais importantes artistas de propaganda do regime nazista, tendo feito os famosos cavalos de bronze para Adolf Hitler na década de 1930. Há ainda outro cavalo, mas este não foi dado ao ditador: ele agora fica nas dependências de uma escola secundária no Lago Chiemsee, na Baviera. Na década de 1960, familiares de Thorak teriam usado a escultura para pagar as mensalidades escolares de um filho.

Por que os “cavalos de Hitler” são exibidos separados

Cavalo de Thorak perante busto de Hitler na mostra do depósito da Cidadela de Spandau

Originalmente, ambos os cavalos de Thorak deveriam ser exibidos na mostra Bastion Queen, voltada para o acervo mantido no depósito da Cidadela, relata a diretora do museu, Urte Evert. Mas, embora obras de metal e pedra geralmente encontrem abrigo no local, um dos cavalos acabou indo parar na exposição permanente Revelados, na sala dedicada a obras de arte nazistas.

Assim, a separação espacial pretende evitar a impressão de que foi criado um museu dedicado aos “garanhões de Hitler”. Além do cavalo, a sala abrange outras estátuas e bustos considerados problemáticos, com cada obra contando sua própria história.

Outras obras de arte polêmicas na Cidadela

O segundo garanhão está agora próximo a um busto de Hitler recém-encontrado. A escultura foi descoberta durante obras no centro de Berlim, não muito longe da Chancelaria Federal, e atribuída ao artista Josef Limburg (1874-1955). Acredita-se que ele a esculpiu em seu estúdio no bairro berlinense de Lichterfelde em 1937, mas não se sabe como a peça chegou ao local onde foi encontrada. O nariz pode ter sido perdido no final da Segunda Guerra Mundial, quando muitos retratos de Hitler foram destruídos.

Busto de Hitler de 300 quilos foi atribuído ao escultor Josef Limburg

Na exposição, também estão duas cabeças de mármore do ateliê de Arno Breker, assim como uma escultura de Arminius Hasemann (1888-1979). A história de sua Hockende N*, como foi batizada a estátua de uma mulher africana ajoelhada, de 1925, poderia render um livro próprio, especialmente seu final: a escultura foi pichada e decapitada em 2020, presumivelmente como parte dos protestos globais contra a violência policial sofrida pelo negro americano George Floyd, segundo a diretora do museu, Evert. Nessa altura, removê-la da paisagem urbana de Berlim pareceu a decisão mais acertada.

As obras de arte expostas na Cidadela de Spandau só podem ser vistas durante visitas guiadas e eventos especiais.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE44 minutos ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO58 minutos ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional1 hora ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde2 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE2 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura2 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura2 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional2 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional2 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional2 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO2 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca2 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte2 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional2 horas ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA2 horas ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE2 horas ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional2 horas ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional2 horas ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE3 horas ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública4 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional4 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca4 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE4 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário4 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde5 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional5 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário6 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br