ECONOMIA
Vendas no varejo sobem 0,7% em julho
Em julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,7% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a julho de 2022, houve alta de 2,4%, segunda alta consecutiva nessa comparação. O acumulado do ano até julho (ante o mesmo período do ano anterior) foi de 1,5%. O acumulado nos últimos doze meses foi a 1,6%.
Período | Varejo | Varejo Ampliado | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Julho / Junho* | 0,7 | 0,8 | -0,3 | 0,2 |
Média móvel trimestral* | 0,1 | -0,3 | 0,2 | 0,3 |
Julho 2023 / Julho 2022 | 2,4 | 2,0 | 6,6 | 7,5 |
Acumulado 2023 | 1,5 | 4,2 | 4,3 | 8,2 |
Acumulado 12 meses | 1,6 | 7,5 | 2,3 | 9,0 |
*Série COM ajuste sazonal |
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas de julho recuou 0,3% frente a junho, na série com ajuste sazonal. O índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,2%.
Frente a julho de 2022, o varejo ampliado foi cresceu 6,6%. O acumulado no ano foi de 4,3%, e o acumulado em 12 meses foi a 2,3%.
Em julho, o comércio varejista do país está 2,2% abaixo do nível recorde da série, que aconteceu em outubro de 2020. O volume de vendas das atividades do comércio varejista mostrou equilíbrio entre taxas negativas e positivas, na passagem de junho para julho de 2023, na série com ajuste sazonal.
Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%) tiveram resultados no campo positivo. Já em Tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Móveis e eletrodomésticos (-0,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%) houve variações negativas.
No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças tiveram queda de 6,2% e Material de construção teve variação de 0,3%.
VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: junho 2023 – BRASIL | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAI | JUN | JUL | MAI | JUN | JUL | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -0,6 | 0,1 | 0,7 | -1,1 | 1,4 | 2,4 | 1,5 | 1,6 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 1,5 | -1,0 | -0,1 | 10,8 | 9,2 | -2,8 | 11,3 | 18,8 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -3,2 | 1,4 | 0,3 | 1,3 | 3,2 | 3,0 | 2,7 | 2,6 |
2.1 – Super e hipermercados | -1,1 | 1,2 | 0,4 | 1,4 | 3,4 | 3,0 | 3,1 | 3,0 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | -2,8 | 0,7 | -2,7 | -18,2 | -6,3 | 1,6 | -7,5 | -9,6 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -0,6 | 0,9 | -0,9 | 0,4 | 2,7 | 3,4 | 1,4 | -0,3 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -10,0 | -5,3 | -6,8 | -7,2 | -10,5 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 6,8 | 8,3 | 10,8 | 6,9 | 5,3 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 2,6 | -0,3 | 0,1 | 7,6 | 4,7 | 6,5 | 3,0 | 3,8 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 1,4 | 0,5 | -2,6 | -5,6 | -2,2 | -7,3 | -0,7 | 3,7 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | 1,3 | -3,9 | 11,7 | -4,9 | -8,8 | 6,9 | 0,1 | 1,4 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -3,2 | 0,1 | 8,4 | -17,3 | -14,9 | -4,9 | -12,5 | -11,1 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -0,6 | 1,3 | -0,3 | 3,0 | 8,3 | 6,6 | 4,3 | 2,3 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 2,3 | 8,8 | -6,2 | 1,5 | 17,8 | 9,8 | 6,0 | 2,2 |
10- Material de construção | -0,7 | 0,1 | 0,3 | -2,0 | -2,4 | -0,3 | -3,1 | -5,8 |
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo | 18,3 | 21,4 | 19,6 | 9,8 | ||||
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. |
Frente a julho de 2022, alta em cinco das oito atividades
Em relação a julho de 2022, houve altas em cinco das oito atividades: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (6,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,6%).
Os três setores que apresentaram recuo foram Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,8%).
No comércio varejista ampliado, tanto o setor de Veículos e motos, partes e peças, quanto de Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram expansão: 9,8% e 19,6% respectivamente. Já Material de construção variou -0,3% nesta comparação.
RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: junho 2023 – BRASIL | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAI | JUN | JUL | MAI | JUN | JUL | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -2,1 | 0,5 | 0,8 | 0,3 | 0,7 | 2,0 | 4,2 | 7,5 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | -2,5 | -3,6 | 0,1 | -22,0 | -26,1 | -22,5 | -15,2 | -6,9 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -1,2 | 0,6 | -0,3 | 7,4 | 7,6 | 5,2 | 9,9 | 12,8 |
2.1 – Super e hipermercados | -0,9 | 1,0 | -0,1 | 7,6 | 7,9 | 5,4 | 10,5 | 13,3 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 2,0 | -0,1 | 1,0 | -9,0 | 2,6 | 10,4 | 3,7 | 4,1 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -0,9 | 0,7 | -0,6 | -0,8 | 0,4 | 1,3 | 1,7 | 3,6 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -3,7 | 0,7 | -1,5 | 0,4 | -0,2 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 1,8 | 1,8 | 4,7 | 3,7 | 6,2 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 3,5 | -1,1 | 0,9 | 16,6 | 12,4 | 14,0 | 13,5 | 16,1 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 1,2 | 0,4 | -1,7 | 3,1 | 6,2 | 1,2 | 8,2 | 12,0 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | 1,6 | -3,0 | 9,7 | -13,4 | -17,4 | -2,6 | -8,0 | -3,7 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -1,2 | 0,0 | 8,4 | -12,0 | -10,1 | 0,4 | -6,3 | -3,3 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -0,3 | 1,0 | 0,2 | 5,7 | 9,0 | 7,5 | 8,2 | 9,0 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 2,3 | 7,5 | -5,2 | 4,7 | 18,8 | 11,5 | 9,9 | 9,2 |
10- Material de construção | -0,9 | 0,1 | 0,4 | 0,2 | -1,0 | 0,6 | 0,6 | 0,0 |
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo | 26,0 | 27,7 | 24,0 | 18,4 | ||||
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. |
A atividade de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou alta de 6,9% frente a julho de 2022, primeiro resultado positivo após três meses (-5,8% em abril, -4,9% em maio e -8,8% em junho). No acumulado do ano, o resultado até julho de 2023 foi de 0,1%, invertendo a perda acumulada até junho (-1,1%). O indicador do acumulado dos últimos doze meses registra ganhos pelo décimo mês consecutivo (1,4% até julho de 2023).
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 6,5% frente a julho de 2022, alcançando o quinto mês consecutivo a registrar alta (fevereiro de 2023 apresentou -0,5% em relação a fevereiro de 2022). O setor apresentou a segunda maior alta no indicador interanual. O acumulado no ano, até julho, foi 3,0% e em doze meses, 3,8%.
O grupo Móveis e eletrodomésticos registrou alta de 3,4% no volume de vendas frente a julho de 2022, terceiro resultado consecutivo no campo positivo (-3,7% em abril, 0,4% em maio e 2,7% em junho). Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de 1,1% até junho para 1,4% no mês de referência, a atividade mostra intensificação do ritmo de ganhos. O acumulado nos últimos doze meses foi a -0,3%, a menor perda acumulada da série de variações no campo negativo iniciada em outubro de 2021.
O grupamento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 3,0% nas vendas frente a julho de 2022, contra aumento de 3,2% em junho de 2023 frente a junho de 2022. Em relação ao acumulado no ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os últimos cinco meses indicam estabilidade no ritmo de crescimento: 2,6% até março, 2,8% até abril, 2,5% até maio, 2,6% até junho e 2,7% até julho. O indicador acumulado dos últimos 12 meses registra ganho de 2,6% até julho.
O setor de Tecidos, vestuário e calçados, na comparação interanual, apresentou alta de 1,6% no volume de vendas frente a julho de 2022, primeiro resultado positivo desde janeiro de 2023 (2,4%). No ano, o setor acumulou -9,6% até maio, -9,0% até junho e -7,5% até julho. O acumulado nos últimos dozes meses (-9,6%) está negativo por oito meses consecutivos.
O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou queda de 7,3% no volume de vendas frente a julho de 2022, sexto consecutivo no ano de 2023 dentre os sete apurados até julho (janeiro foi o único a registrar aumento: 18,3%). No ano o setor acumula perdas até julho (-0,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior, primeiro ponto no campo negativo após 18 meses acumulando ganhos. Em doze meses, o crescimento é de 3,7%, menor patamar, para este indicador, desde junho de 2022, quando registrou 4,0%.
A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., apresentou queda de 4,9% nas vendas frente a julho de 2022, décima quinta consecutiva na comparação interanual (último ponto a registrar alta foi abril de 2022). Até julho o setor acumula queda de 12,5%, na comparação com o mesmo período de 2022, mesmo ritmo de perda desde abril (-12,4% em abril, -13,5% em maio e -13,7% em junho). Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -13,3% até junho para -11,1% em julho, o setor mostrou também mostra perdas.
O grupamento de Combustíveis e lubrificantes apresentou queda de 2,8% nas vendas frente a julho de 2022, primeiro mês em queda após 17 meses de resultados positivos. Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de 14,3% até junho para 11,3% no mês de referência, a atividade mostra queda de ritmo de vendas. O acumulado nos últimos doze meses foi de 21,0% até junho para de 18,8% em julho, mostra diminuição de intensidade de crescimento.
Incluindo as atividades com varejo ampliado, o volume de vendas de Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 9,8% nas vendas frente a julho de 2022, terceiro mês positivo consecutivo (1,5% em maio e 17,8% em junho de 2023). Com isso, o acumulado do ano foi de 6,0%, sétimo valor positivo para este indicador e o maior patamar desde dezembro de 2021 (14,9%). Nos últimos dozes meses, o acumulado foi a 2,2%, segunda alta consecutiva.
O grupo de Material de construção apresentou variação de -0,3% nas vendas frente a julho de 2022, sexta consecutiva para este indicador (-5,7% em fevereiro, -5,0% em março, -7,7% em abril, -2,0% em maio e -2,4% em junho). Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de -3,6% até junho para -3,1% no mês de referência, a atividade manteve ritmo de queda, mesma trajetória do acumuado de 12 meses: -7,0% até junho e -5,8% até julho.
No caso do Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve alta de 19,9% ante julho de 2022. No ano, o acumulado foi a 9,8%.
Vendas crescem em 14 Unidades da Federação em relação a junho
Em julho, houve resultados positivos em 14 das 27 UFs, com destaque para: Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Pressionando negativamente, figuram 11 UFs, com destaque para Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Mato Grosso do Sul (-1,3%). Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte apresentaram estabilidade (0,0%).
No comércio varejista ampliado, houve quedas em 17 das 27 UF, com destaque para: Pará (-6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). No campo positivo figuram 10 UFs, com destaque para Paraíba (4,9%), Espírito Santo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,9%).
Na comparação interanual, vendas sobem em 21 das 27 Unidades da Federação
Frente a julho de 2022, as vendas no comércio varejista tiveram alta em 21 das 27 UFs, com destaque para: Tocantins (14,6%), Ceará (12,3%) e Maranhão (11,0%). As quedas mais intensas foram em Rondônia (-1,6%), Mato Grosso do Sul (-1,1%) e Mato Grosso (-0,6%).
Já no comércio varejista ampliado, houve crescimento em 24 UFs, com destaque para: Bahia (28,6%), Maranhão (26,5%) e Ceará (24,5%). Apenas Mato Grosso do Sul (-12,2%), Roraima (-2,2%) e Goiás (-1,8%) obtiveram resultados negativos.