CIDADE
Câmara de Vereadores de Patos entrega títulos de cidadão a desembargadores e juízas
Os desembargadores João Benedito da Silva, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça), Fred da Nóbrega Coutinho e Saulo Henriques de Sá e Benevides foram agraciados com o Título de Cidadão Patoense. Na ocasião, também foram homenageados com tal honraria, o desembargador aposentado Marcos William de Oliveira e as juízas Joscileide Ferreira de Lira e Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, magistradas na Comarca.
A solenidade de entrega das outorgas ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Patos ‘Casa Juvenal Lúcio de Sousa’ e contou com a presença do prefeito, Nabor Wanderley; da presidente do Legislativo municipal, vereadora Valtide Paulino; da desembargadora Agamenilide Dias Arruda Vieira Dantas; do deputado federal, Hugo Mota; dos juízes auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto; da presidente da AEMP, defensora pública Maria da Glória Oliveira da Silva; além de vereadores(as), juízes(as), diretores(as) e gerentes do TJPB, servidores(as) da Justiça e familiares.
“Hoje é um dia de significado ímpar para mim, porquanto me permitiu o Governante Eterno vir a esta cidade para receber o título de cidadania patoense e rever amigos que me são muitos caros e que me dão muita alegria a cada reencontro”, disse o presidente do TJPB. Ainda de acordo com o desembargador João Benedito, no município de Patos se pontificaram grandes nomes, que contribuíram para o progresso da cidade, tanto no campo econômico, como cultural. O autor da propositura foi o vereador Marco César Souza Siqueira.
O desembargador Fred Coutinho ressaltou, na ocasião, que foi uma honra receber a cidadania patoense. “O povo de Patos é um povo acolhedor e essa cidadania nos traz muita responsabilidade, para honrar o nome de Patos não só aqui, mas Paraíba afora”, falou. No mesmo sentido, o corregedor-geral, que foi juiz na Região, afirmou da alegria em receber a outorga. “É uma honraria muito grande receber essa cidadania de uma cidade que sempre admirei, um povo hospitaleiro, de grandes amigos e de grandes juízes e com certeza, é um compromisso a mais na minha vida o desenvolvimento de Patos”, assegurou o desembargador Carlos Beltrão.
Também presente, o desembargador Saulo Benevides agradeceu aos parlamentares e destacou que a homenagem é o reconhecimento de um trabalho profícuo prestado pelo Tribunal de Justiça e pela Justiça local ao povo do município. “Patos está de parabéns e o Tribunal enxergou bem a potencialidade dessa cidade”, enfatizou o desembargador Benevides.
Já o desembargador Marcos William ressaltou que o título tem um significado duplo: o reconhecimento do trabalho do TJPB na elevação da Comarca e o orgulho de ser cidadão patoense. ‘Patos tem uma história invejável e uma história de pioneirismo no Estado. Enfim, é uma honra enorme colecionar mais um título de cidadão, principalmente, agora no Sertão do Estado”, afirmou.
Nabor Wandeley, prefeito de Patos, disse que esses títulos são um reconhecimento do trabalho que o Tribunal de Justiça vem promovendo em toda a Paraíba. “A entrega desses títulos engrandece nossa cidade e o nosso povo, e sabemos o quanto o Judiciário estadual vem fazendo pelos cidadãos paraibanos e a importância que o Tribunal teve na elevação da nossa Comarca para 3ª Entrância, além das reformas na estrutura da unidade judiciária”, comentou o prefeito.
A presidente da Câmara, vereadora Valtide Paulino, falou da felicidade do Legislativo Municipal de Patos entregar os títulos de cidadão aos desembargadores e às juízas. “Há poucos meses, a cidade de Patos recebeu um grande presente através do Tribunal de Justiça que foi à elevação da Comarca de Patos para 3ª Entrância. Então, esta Casa não podia se omitir de agradecer e homenagear esses homens e mulheres da Justiça da Paraíba”, disse a parlamentar.
“É com muita honra que hoje me torno oficialmente filha de Patos, lugar que aprendi a amar desde a minha infância”, afirmou a diretora do Fórum, Joscileide Ferreira, ao receber a homenagem. Já a juíza Ana Hilário ressaltou que a outorga não só a emocionou, mas a dignificou e a engradeceu. “Patos, terra que aqui me acolheu já por mais de duas décadas, que já fazia parte da minha história, agora, oficialmente patoense por adoção”, ressaltou a magistrada.
Os títulos de cidadania patoense do corregedor Carlos Beltrão, Fred Coutinho e Saulo Benevides teve como autores, respectivamente, os vereadores Vatilde Paulino Santos (Tide Eduardo), Maria de Fátima Medeiros e Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes. Já as proposituras ao desembargador aposentado Marcos William e das juízas Anna Hilário Lacerda e Joscileide Ferreira foram, respectivamente, dos vereadores Emanuel Rodrigues de Araújo, José Ítalo Gomes Cândido e Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes.