Connect with us

Internacional

5 coisas que você precisa saber sobre a ação para combater a violência de gangues no Haiti

Nação caribenha sofre com crise aguda de insegurança, marcada por assassinatos, sequestros e violência sexual; grupos criminosos exercem controle sobre cerca de 80% da capital do país; Polícia Nacional do Haiti precisa de apoio externo para conter surto de violência

O estabelecimento de uma missão multinacional de apoio à segurança para o Haiti está sendo discutido esta semana pelo Conselho de Segurança da ONU. A nação caribenha continua enfrentando uma crise de violência e insegurança causada pela intensa atividade de gangues criminosas.

O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, reiterou o seu apelo por uma força internacional no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em 22 de setembro. 

Ele fez um apelo à comunidade internacional para que aja rapidamente “em nome das mulheres e meninas estupradas todos os dias, das milhares de famílias expulsas de suas casas, das crianças e jovens do Haiti, a quem foi negado o direito à educação e à instrução, em nome de todo um povo que é vítima da barbárie das gangues.”

O primeiro-ministro Ariel Henry, do Haiti, discursa na 78ª sessão da Assembleia Geral

O primeiro-ministro Ariel Henry, do Haiti, discursa na 78ª sessão da Assembleia Geral

Aqui está o que você precisa saber sobre os próximos passos:

Por que é necessária uma missão de segurança internacional?

O Haiti é assolado por uma violência que atingiu níveis sem precedentes. Entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano, foram registados 3 mil homicídios. Além disso, mais de 1,5 mil pessoas foram vítimas de sequestro. A ONU afirma que cerca de 200 mil pessoas, metade das quais são crianças, foram forçadas a fugir das suas casas por causa do perigo.

A violência e o abuso sexual contra mulheres e meninas estão aumentando e dezenas de milhares de crianças não conseguem frequentar a escola devido à insegurança.

As Forças Armadas do Haiti são pequenas e estão pouco equipadas. A Polícia Nacional do Haiti, PNH, não consegue conter totalmente o surto de violência e precisa de apoio internacional para que os haitianos possam viver as suas vidas quotidianas sem medo de serem assassinados, deslocados, raptados ou violados.

Pessoas protestam nas ruas de Porto Príncipe, no Haiti devastado pela crise

Pessoas protestam nas ruas de Porto Príncipe, no Haiti devastado pela crise

Quem está apoiando a assistência à segurança?

Quase todos concordam que é necessária a assistência da comunidade internacional para apoiar a PNH nos seus esforços para estabilizar a situação. Em outubro passado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, respondeu a um pedido do primeiro-ministro haitiano convocando os países para tomar medidas.

Em julho, numa visita à capital haitiana, Porto Príncipe, o chefe da ONU repetiu que era necessária uma ação imediata.

Na ocasião, Guterres disse que “a gravidade da situação exige atenção urgente e sustentada. Devemos colocar as vítimas e a população civil no centro das nossas preocupações e prioridades”, disse ele. 

O líder da ONU acrescentou que sem ação imediata, “a instabilidade e a violência terão um impacto duradouro sobre gerações de haitianos”. Ele reiterou o apelo a todos os parceiros “para que aumentem o apoio à polícia nacional, sob a forma de financiamento, formação ou equipamento.”

A questão voltou a ocupar um lugar de destaque na agenda do debate geral da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que terminou na terça-feira.

Em seu discurso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “o povo do Haiti não pode esperar muito mais”. Já o presidente da República Dominicana, nação que partilha a ilha de Hispaniola com o Haiti, Luis Rodolfo Abinader Corona, pediu “um renascimento da determinação coletiva em construir um futuro mais seguro, inclusivo e sustentável para o Haiti”.

As comunidades de Porto Príncipe ergueram barricadas de veículos abandonados para limitar o risco de sequestros e ataques de gangues

As comunidades de Porto Príncipe ergueram barricadas de veículos abandonados para limitar o risco de sequestros e ataques de gangues

Por que está levando tanto tempo para estabelecer a missão?

Um grande obstáculo é a definição de qual país daria um passo à frente para liderar o que poderia ser uma missão muito complicada e arriscada. Relatos dos meios de comunicação sugerem que as gangues exercem algum controle sobre cerca de 80% da capital. O primeiro-ministro haitiano disse que existem 162 grupos armados com 3 mil “soldados” em todo o país.

No final de julho, o Quênia anunciou que estava considerando liderar o esforço multinacional de apoio à segurança no Haiti. Autoridades quenianas visitaram o país e dialogaram com líderes haitianos e regionais sobre o mandato e o âmbito de tal operação.

O presidente queniano, William Ruto, disse à Assembleia Geral que os haitianos estavam “sofrendo imensamente com o amargo legado da escravidão, do colonialismo, da sabotagem e da negligência”. Ele acrescentou que lidar com a situação no Haiti era o “teste final de solidariedade internacional e ação coletiva”.

Outras nações caribenhas e membros do grupo regional da Caricom, incluindo a Jamaica, as Bahamas e Antígua e Barbuda, manifestaram a sua disponibilidade para apoiar a missão.

A Polícia Nacional Haitiana precisa ser fortalecida para poder responder aos enormes desafios que enfrenta, segundo a ONU

A Polícia Nacional Haitiana precisa ser fortalecida para poder responder aos enormes desafios que enfrenta, segundo a ONU

Que tipo de operação será realizada?

A missão de segurança não será uma operação da ONU, ao contrário da Minustah, a Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas no Haiti, que terminou em 2017. 

O primeiro-ministro Henry pediu o “apoio robusto” de polícia e pessoal militar para apoiar a PNH. Ele acrescentou que este apoio é “indispensável para derrotar as gangues, restabelecer a ordem e criar um ambiente para o bom funcionamento do Estado”.

O presidente William Ruto, do Quênia, disse que a missão, que poderia incluir  mil oficiais quenianos, teria “bons recursos e seria eficaz”.

A OIM entrega itens de ajuda humanitária a comunidades vulneráveis ​​em Cité Soleil, Haiti

A OIM entrega itens de ajuda humanitária a comunidades vulneráveis ​​em Cité Soleil, Haiti

O que acontece a seguir e qual é o envolvimento da ONU?

O Conselho de Segurança da ONU debate o enquadramento e a autorização desta missão não pertencente à organização. Os 15 membros do Conselho irão considerar a aprovação do que é conhecido como disposição do Capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que autoriza o uso da força depois de esgotadas todas as outras medidas para manter a paz e a segurança internacionais.

Ao mesmo tempo, a ONU continua apoiando o Haiti em múltiplas frentes. Uma missão política, conhecida pela sigla Binuh, continua reforçando os esforços do governo para fortalecer a estabilidade política e a boa governança, incluindo o Estado de direito. 

As agências da ONU também estão oferecendo ajuda humanitária imediata aos haitianos afetados pela violência, insegurança e catástrofes naturais, como o terremoto de agosto de 2021. 

O sistema das Nações Unidas também apoia as autoridades nacionais e as instituições públicas na restauração dos ganhos de desenvolvimento sustentável a longo prazo. As medidas incluem o fortalecimento de uma economia inclusiva e da administração da justiça, garantindo a prestação e o acesso a serviços sociais básicos e melhorando a gestão de riscos multidimensionais

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE51 segundos ago

Câmara Municipal de Campina Grande discute LOA 2025 em Audiência Pública

Saúde3 minutos ago

Hospital Regional de Cajazeiras reforça ações de combate ao câncer de próstata, durante o Novembro Azul

Educação & Cultura6 minutos ago

GibiZeca realiza programação para estudantes de João Pessoa, nesta segunda (25)

ESTADO7 minutos ago

Lucas Ribeiro participa da inauguração do novo aeroclube da Paraíba em São Miguel de Taipu

ESTADO9 minutos ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura12 minutos ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca16 minutos ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte17 minutos ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA20 minutos ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA23 minutos ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca30 minutos ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO47 minutos ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br