Politíca
Distúrbios de crescimento podem afetar 2,5% das crianças; Semana Estadual discute a problemática na infância
O percentual de crianças que venham apresentar distúrbios de crescimento pode chegar a 2,5%, conforme estudos da Unidade de Endocrinologia Genética da Universidade de São Paulo (USP). Especialistas alertam que o problema é motivo de sofrimento psicológico, de baixa autoestima e pode ser uma das causas do bullyng. Os distúrbios do crescimento são condições caracterizadas pelo atraso no crescimento infantil, que afetam a altura. Na Paraíba, a Lei 11.240/2018, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), institui a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento.
O objetivo da Lei é promover e incentivar a formação de consciência pública voltada para o tema, prestar atendimento e orientação aos pais e estimular ações públicas sobre o tema. “Os distúrbios do crescimento passam muitas vezes despercebidos na infância, ficando mais evidente apenas na adolescência. O problema é que, segundo os médicos, o diagnóstico tardio põe em risco a eficiência do tratamento. Por isso, apresentamos esse projeto de lei, para que o assunto possa ser discutido na sociedade, contribuindo com o diagnóstico e com a melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas que são acometidas com esses distúrbios”, observou Jutay.
O atraso ou aceleração do crescimento são considerados patológicos quando são provocados por síndromes genéticas, distúrbios hormonais ou doenças crônicas, que as pessoas adquirem, geralmente no decorrer da infância.
Conforme explicou o deputado, a Lei foi formulada com o objetivo de promover a orientação do direito das crianças e adolescentes a um tratamento digno, inclusive com a entrega de medicamentos adequados e suficientes, além de promover orientação aos pais nas unidades de saúde sobre o manuseio e armazenamento da medicação, bem como, a forma correta de aplicação no paciente.
Identificação – Alguns distúrbios do crescimento infantil podem ser identificados no nascimento, quando o bebê possui altura e/ou pesos anormais. Além disso, muitos desses problemas são notados ao longo da infância pelos próprios pais, quando a criança não acompanha o crescimento e desenvolvimento de outras da mesma idade.
A Lei prevê ainda que a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento aconteça anualmente na primeira semana do mês de outubro, dentro do Calendário Oficial do Estado da Paraíba.