Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Intermediários na internet: direitos humanos e responsabilidade online

Regulação mal concebida pode levar a comportamentos indesejados por parte dos players

A questão da responsabilidade de intermediários na internet, especialmente em relação às  plataformas online, tem ganhado relevância crescente no cenário jurídico. No Brasil, o Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 23 de abril de 2014) estabelece parâmetros para essa responsabilidade em seu artigo 19, o qual vem tendo sua constitucionalidade questionada perante o Supremo Tribunal Federal. À medida que a produção de conteúdo nas redes sociais cresce exponencialmente, o debate sobre a responsabilidade das plataformas de internet se torna central para garantir direitos fundamentais, como a liberdade de expressão. Nesse contexto, a ascensão dos influenciadores digitais e a crescente participação de figuras políticas nas redes sociais complexificam ainda mais a discussão sobre a responsabilidade online.

No âmbito dos direitos humanos, a ampliação do escopo de responsabilidade dos intermediários ganhou notoriedade em 2015, com o caso Delfi AS v. Estônia da Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH). Esse debate foi reacendido em 2023, com o julgamento do caso Sanchez v. França pela mesma corte, que apresentou novas nuances a respeito da imputação de responsabilidade aos intermediários de internet, e iniciou o debate a respeito da responsabilização dos próprios usuários por conteúdo de terceiros.

No caso emblemático, a plataforma de notícias online estoniana, Delfi AS, enfrentou sanções judiciais devido a comentários ofensivos feitos por terceiros (usuários) em suas matérias. Os comentários não foram deletados proativamente pela plataforma, que foi então processada. Apesar da posterior remoção do conteúdo, a plataforma Delfi AS foi condenada pelo judiciário estoniano a indenizar a vítima das ofensas. A Corte Europeia decidiu, então, que a condenação da plataforma não violava a liberdade de expressão, reforçando a responsabilidade da plataforma pelo monitoramento de conteúdo publicado por terceiros.

Recentemente, com a decisão no caso Sanchez v. França, a CEDH deu mais um passo em relação à responsabilização de intermediários pelo conteúdo produzido por terceiros, estendendo essa responsabilidade aos próprios usuários das redes sociais. No caso, Julien Sanchez, um político local (local councillor) na época dos fatos, foi condenado criminalmente pelo judiciário francês por não remover proativamente comentários de terceiros em sua página do Facebook. Sanchez alegou à Corte Europeia ter tido seu direito à liberdade de expressão violado ao ser condenado criminalmente por incitação de ódio ou violência em razão de não deletar proativamente comentários de terceiros em sua página do Facebook.

A CEDH justificou a restrição penal à liberdade de expressão de Sanchez devido ao contexto político-eleitoral das publicações, sua posição de destaque, e sua inércia ao não remover os comentários discriminatórios contra muçulmanos de seu perfil.  A decisão da CEDH coloca a responsabilidade pessoal de Sanchez separadamente da da rede social, impondo ao usuário a tarefa de avaliar a adequação dos comentários e decidir sobre sua remoção.

Conforme a decisão da CEDH, os donos dos perfis – principalmente aqueles tidos como influencers ou personalidades públicas – teriam o dever de proativamente agir contra comentários que ultrapassem os limites da liberdade de expressão. Isso pode envolver a exclusão de comentários, a modificação da configuração de privacidade do perfil ou outras ações para evitar a repetição de comentários inadequados ou, em certo casos, potencialmente criminosos. Esse novo entendimento da CEDH, portanto, passa a impor a obrigação de gerenciar e deletar comentários, deixando ao usuário a responsabilidade de avaliar o conteúdo de terceiros, sob risco de lhe ser atribuída responsabilidade.

No entanto, a controvérsia sobre a responsabilidade das plataformas digitais torna-se ainda mais complexa ao estender essa responsabilidade também aos próprios usuários. No debate sobre a responsabilidade das plataformas, uma questão central é a dificuldade em determinar a legalidade de certos tipos de discurso.

Enquanto alguns discursos são claramente legais ou ilegais, há uma parcela significativa de discursos para os quais essa distinção não é tão clara. Portanto, já se discute a dificuldade de colocar a responsabilidade dessa decisão sobre as plataformas digitais, bem como os limites e orientações legais necessárias para uma atuação conjunta eficiente. Com mais forte razão, deixar para os usuários a responsabilidade de decidir o que constitui uma expressão legítima na internet (por maiores que sejam suas plataformas pessoais) pode causar prejuízos à liberdade de expressão.

Discursos de ódio e outras formas de discurso proibidas por lei não possuem uma definição universal e, não raras vezes, possuem elementos contextuais relevantes. Assim, a própria avaliação do discurso por parte de usuários (ou plataformas digitais) é complicada. Como elemento adicional de dificuldade, ao atribuir aos usuários (ou à plataforma) a responsabilidade pela avaliação do discurso, incorrer em erro poderia resultar em responsabilização para aquele agente.

Essa abordagem também abre portas para abusos por parte de agentes mal-intencionados, como ataques digitais durante períodos eleitorais. Se a responsabilidade de monitoramento de conteúdo recair sobre o indivíduo, é possível que perfis de figuras políticas sejam alvos de comentários contendo discurso de ódio, com a intenção de provocar sanções àquelas pessoas. Ataques similares já ocorreram por meio de interação inorgânica (bots) em perfis de terceiros.

Dado que, como regra geral, o uso de bots é desencorajado (ou mesmo proibido) por mídias sociais, é possível usá-los para criar interações inorgânicas nos perfis de adversários com o intuito de que estes venham a ser sancionados. Esses riscos podem levar a diferentes reações, algumas das quais extremas, como a desativação de comentários de terceiros para evitar que o conteúdo de outros usuários sejam associados a um determinado perfil, especialmente durante debates acalorados, como em eleições.

Não se nega a necessidade de regular o discurso online, nem a necessidade de sancionar responsáveis por abusos à liberdade de expressão. Contudo, uma regulação mal concebida pode levar a comportamentos indesejados por parte dos players do mundo online como, por exemplo, monitoramento de discurso, remoção de comentários, ou a restrição aos espaços de discussão. Dúvidas e desafios já existem quanto à possibilidade e à adequação de empresas de tecnologia regularem conteúdos como discurso de ódio, fake news, e outros. Expandir essa responsabilidade para indivíduos (independentemente do tamanho de suas plataformas pessoais) pode prejudicar a liberdade de expressão na tentativa de regulá-la.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca16 horas ago

Segundo turno em João Pessoa – Cícero Lucena x Marcelo Queiroga – Propostas e perfis dos candidatos

Educação & Cultura16 horas ago

Escolas da Rede Municipal de João Pessoa vencem etapa estadual do prêmio ‘MPT na Escola’ e avançam para fase nacional

Saúde16 horas ago

Prefeitura de João Pessoa dispõe de uma rede para assistência integral ao cuidado com a saúde da criança

Educação & Cultura16 horas ago

Como ajudar seus filhos em idade universitária a sobreviver e prosperar

CIDADE16 horas ago

João Pessoa é reconhecida e premiada na área de governança e transparência pública entre as capitais do Brasil

Educação & Cultura16 horas ago

Prefeitura de João Pessoa pensa a Educação Infantil com o olhar voltado para a felicidade da criança

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Sequilhos de Leite Condensado (Especial de Dia das Crianças)

Segurança Pública17 horas ago

STF valida punição para porte de armas brancas prevista na Lei de Contravenções Penais

CIDADE17 horas ago

João Pessoa está no top três dos melhores destinos para viajar sozinho; flats são ótimas opções para viajantes

Politíca17 horas ago

Carreata em Mangabeira: Cícero Lucena e Leo Bezerra reafirmam compromissos de campanha e celebram obras de infraestrutura nos bairros

Judiciário17 horas ago

A influência das organizações internacionais na legislação de um país

Segurança Pública17 horas ago

Projeto muda regra de visita aos filhos de acusado de violência doméstica

Educação & Cultura17 horas ago

Projeto prevê tratamento diferenciado a universitário com mandato em entidade estudantil

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Projeto exige adaptação de provas e concursos para pessoas com autismo

Esporte17 horas ago

Audiência na Câmara discute fomento do paradesporto no Brasil

Segurança Pública17 horas ago

Projeto define como crime inafiançável porte de arma sob efeito de álcool

Segurança Pública17 horas ago

Projeto agiliza concessão de medidas protetivas da Lei Maria da Penha

Segurança Pública17 horas ago

Proposta aumenta possibilidade de prisão durante o período eleitoral

Segurança Pública17 horas ago

CSP analisa suspensão da habilitação em casos de crimes com drogas

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Lista de bônus do PGPAF de outubro inclui manga produzida na Bahia

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

BALANÇA COMERCIAL – Exportações do agro brasileiro batem recorde e alcançam US$ 14,19 bilhões em setembro

ESTADO18 horas ago

Setor de serviços na Paraíba registra crescimento de 2,7% em agosto, aponta pesquisa do IBGE

Politíca18 horas ago

Nota de Solidariedade da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca19 horas ago

Dra. Paula Francinete: uma voz firme em defesa de Cajazeiras e do povo paraibano

ESTADO20 horas ago

Recadastramento do Cartão Alimentação terá sequência em João Pessoa e outras cinco cidades

Judiciário20 horas ago

Juízes já podem usar guia para qualificar atendimento socioeducativo do Poder Judiciário

CIDADE20 horas ago

Cabedelo homenageia campinenses residentes na cidade com entrega de monumento no bairro de Ponta de Campina

ESTADO20 horas ago

Artesanato paraibano representa o Brasil e é destaque em salão internacional de artes na França

Politíca20 horas ago

Nos 160 anos de Campina Grande, Veneziano destaca investimentos de seu mandato para a cidade e ressalta Hospital de Amor: “grande conquista”

Judiciário20 horas ago

COAF identifica indícios de envolvimento de autoridade em esquema de venda de decisões no STJ

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

Judiciário1 dia ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO4 dias ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA4 dias ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura4 dias ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde4 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura4 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional4 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br