Connect with us

Nacional

Com 20 votos favoráveis e 11 contrários, CPMI aprova relatório de Eliziane Gama

Depois de mais de sete horas de discussão, a CPMI do 8 de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (18), o relatório final da comissão. Por 20 votos favoráveis, 11 contrários e nenhuma abstenção, os parlamentares referendaram o parecer da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pedindo o indiciamento de 61 pessoas, entre as quais o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo sob pesado protesto da oposição, que votou contra o texto final, o relatório aprovado será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) para que aprofundem investigações e apurem as responsabilidades.

 — O relatório foi subsidiado e construído também por uma equipe da mais alta qualidade, servidores do Senado, da Câmara, da Polícia Federal, do TCU, servidores da Controladoria-Geral da União, do Banco Central, da Receita Federal, servidores de órgãos de fiscalização e controle. São servidores com o mais profundo conhecimento e qualificação técnica, ou seja, o que está consignado aqui foi construído a várias mãos — disse Eliziane.

Durante as mais de 45 falas de parlamentares na reunião final, ficou evidente a divergência entre governistas e a oposição sobre os responsáveis pelos ataques aos palácios dos três Poderes no dia 8 de janeiro e em relação às possíveis omissões do governo federal para evitar a depredação dos prédios públicos. Enquanto a base do governo elogiou e classificou o relatório como “peça histórica em defesa da democracia”, os oposicionistas criticaram o documento, tachando-o de parcial e considerando que apresenta “erros graves” por ter se desviado do objeto determinado da CPMI.

 — 8 de janeiro nunca mais! — disse o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), antes de divulgar o placar da votação.  

Na avaliação dos senadores e deputados da base governista, o parecer coloca de forma substanciada a linha cronológica dos atos preparatórios, as ações que se antecederam, até se chegar ao ataque do 8 de janeiro. 

De acordo com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), o relatório fornece subsídio às instituições para que os 61 indiciados respondam por associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado. Em sua opinião, as evidências indicam que houve uma tentativa de destruição da democracia através da instrumentalização do Estado e da cooptação da ala militar. Assim, afirmou ele, o relatório da senadora Eliziane representa a realidade dos fatos e será uma grande contribuição para a história do país.

— Antes, tentaram questionar as urnas, porque sabiam que seria difícil ganhar as eleições no voto. Aí questionaram as urnas e fizeram reunião com o Comando Militar para definir um golpe. E isso não é conversa; isso está dito, isso está registrado, isso foi vivenciado, foi visto, foi ouvido, foi presenciado e foi denunciado em juízo. Então, não tem aqui versão; são dados fáticos. Não há questionamento sobre isso. Eu quero dizer que esta CPI coloca em evidência toda a construção golpista do Governo Bolsonaro e coloca em tela para o povo brasileiro acompanhar.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que, com a aprovação, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) vão ter ainda mais amparo legal para não promover qualquer anistia a quem esteve envolvido com a autoria intelectual, o planejamento e a execução dos ataques. Caso seja condenado, salientou o deputado, o ex-presidente pode pegar até 29 anos de prisão. 

— Seu relatório, senadora Eliziane, está sendo atacado porque coloca exatamente o dedo na feriada, explicando o que é o núcleo duro [dos atos antidemocráticos]. Pela primeira vez, peixes grandes não serão anistiados no nosso país a partir de uma tentativa de golpe. 

Críticas ao relatório 

Ao se colocarem totalmente contrários ao relatório elaborado por Eliziane, os integrantes da oposição justificaram o posicionamento tachando o documento de “desqualificado” e “parcial”. Para eles, o relatório é tendencioso porque “ignora a verdade”, ao não considerar a possível omissão por parte de membros do governo federal, como o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, e do ministro da Justiça, Flávio Dino. Eles avaliaram que, diante dos avisos emitidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a cúpula tinha condições para agir e tentar impedir os ataques ao Palácio do Planalto. 

— Esta CPMI, [foi] sequestrada, sim, pelo governo. Eu duvido que se apresente aqui alguém do governo que pediu a CPMI, que requereu, mas tomaram conta. Conseguem aprovar um relatório, mas a verdade vai aflorar. Esta omissão grotesca, continuada, perspicaz e, lamentavelmente, acolhida pelo relatório, anistiando o ex-chefe do GSI e o ministro da Justiça, Flávio Dino, que não cumpriu com seu dever, mesmo advertido a tempo, isso não vai ficar assim — lamentou o senador Esperidião Amin. 

Cúpula militar

Além do pedido de indiciamento do ex-presidente, o documento traz ainda como indiciados integrantes militares do governo Bolsonaro próximos a ele, como o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa general Walter Braga Netto; o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno; o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência general Luiz Eduardo Ramos, e o ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid. No total, o relatório pede o indiciamento de oito generais das Forças Armadas.

O senador Sérgio Moro (União-PR) acredita que o fato de as Forças Armadas não terem declarado qualquer apoio a uma possível tentativa de golpe antidemocrático indica que os ataques aos prédios públicos em si não tinham potencial para executar uma tomada do poder. Ele criticou a quantidade de membros das Forças Armadas indiciados e classificou o documento como uma espécie de “revanchismo” do atual governo contra os militares:

 — Ainda assim, o relatório culmina por propor o indiciamento de oito generais das Forças Armadas. Claro que as Forças Armadas merecem respeito. Não precisam ser tratadas como instituição sagrada, acima da lei, mas, para que nós possamos propor o indiciamento de generais da cúpula, almirantes da cúpula das Forças Armadas, nós precisamos ter evidências concretas. E o que o relatório basicamente coloca? “Ah, que foi conversado; ah, que foi minutado; ah, que foi cogitado; ah, que, em conversas em aplicativos de mensagens, tipo WhatsApp, algumas pessoas sugeriram a prática de um golpe de Estado”. Mas houve uma ação concreta, uma movimentação concreta por parte dos generais a que se propõe o indiciamento? Houve um movimento concreto por parte das Forças Armadas? Houve algum tanque na rua? Houve alguma movimentação de força das Forças Armadas na direção de um golpe de Estado? Não houve. E o relatório não apresenta qualquer evidência concreta nesse sentido.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) concorda com a argumentação de Moro. Para ele, o golpe seria impossível por não ter liderança e apoio das Forças Armadas. Na sua avaliação, o relatório apresenta uma grave falha quando não considera as evidências de que houve omissão por parte do governo federal ao não acionar o batalhão das Forças, com a disponibilidade de 5 mil homens. 

— Mesmo assim, a relatora escolheu proteger G.Dias. Ela não protegeu apenas a República do Maranhão, ela protegeu G.Dias. G. Dias não é enquadrado. G. Dias não tem sugestão de indiciamento. Dino deixa a Força Nacional plantada no estacionamento do ministério. G. Dias não aciona ninguém. E mesmo assim, para a relatora e o seu mundo de faz de conta está tudo certo, está tudo bem. O importante é sustentar a narrativa. 

O deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), um dos autores do voto em separado elaborado pela oposição, colocou o parecer da relatora sob suspeição, argumentando que o documento desvirtuou o objeto determinado da CPMI e acobertou aqueles que, na sua visão, deveriam ser responsabilizados pela omissão. Ele ainda disse que os indiciamentos foram feitos sem nenhuma prova e sem base legal e por isso apresentou aditamento ao voto em separado, com uma representação contra a relatora, para pedir uma apuração junto ao Ministério Público em face das condutas dela. 

Relatório fundamentado

Por outro lado, a senadora Eliziane Gama ressaltou que a tentativa de desqualificar e esvaziar o relatório é uma “perda de tempo” e evidencia, conforme salientou, que a oposição se “perdeu” por não sustentar os argumentos levantados por ela própria. 

— Nenhum dos indiciamentos dessa comissão veio sem o devido levantamento de provas materializadas. Seja pelo cruzamento de informações e dados, porque nós quebramos os sigilos bancários, telefônicos, telemáticos, fiscais, RIFs [relatórios de inteligância financeira]. Nós fizemos uma leitura apurada. Os indiciamentos que estão aqui consignados neste relatório têm respaldo com muita fundamentação. E dizer que para além do meu olhar nesse relatório, fiz questão de ler palavra a palavra, ponto a ponto. Ele foi subsidiado, foi construído também por uma equipe do mais alto gabarito, da mais alta qualidade. 

A relatora ainda lembrou que, de acordo com o arcabouço legal que se tem hoje, o acionamento do pelotão da Força Nacional para atuar nesse conflito em torno do Palácio do Planalto fica condicionado à autorização do governo do estado. O que não aconteceu naquela data. 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) reconheceu o relatório como um conjunto bem amarrado juridicamente, que se baseia nos fatos e resgata a verdade e a realidade contra o que ele descreveu de tese negacionista e alucinógena ao se referir ao voto em separado apresentado pela oposição. 

— O relatório de vossa excelência, de modo cabal, sepulta uma tese negacionista, eu diria, mas enfim, nós não toleramos nessa comissão e o vosso relatório não tolera negacionismo. Porque a última vez que teve tolerância da sociedade brasileira sobre negacionismo, cientifico no caso, isso levou a morte de mais de 700 mil compatriotas. Por isso nós não aceitamos o negacionismo do 8 de janeiro e do processo que o antecedeu sobre as teses rocambolescas, quase com toques de alucinógenos de que o nosso governo seria responsável por um autogolpe contra nós mesmos. 

Voto em separado

Para os governistas, o voto em separado, que nem chegou a ser votado, é inconsistente e contraditório por “passar pano” para os réus que tentaram acionar uma bomba no entorno do Aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022. Além disso, eles consideraram sem nexo a sugestão de indiciar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seria como querer responsabilizar a vítima do processo que culminou com o ataque aos três Poderes. 

— Aprecio o indiciamento feito pela eminente relatora especialmente porque ela indicia o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, e não como mentor apenas do golpe. A parte dele não era dar ideia, não era incentivar. Ele é alguém que estava lá dentro, que participou de reunião com os chefes das Forças Armadas, que participou de reunião com hacker no Palácio da Alvorada, tomando café da manhã pra dizer: “Aí, bora invadir a urna eletrônica?”. “Não dá, é impossível.” “Ei, pois, faz um código-fonte falso, porque nós temos que enganar a nossa militância pra ter confusão no Brasil.” E o indiciamento, o maior acerto do relatório da senadora Eliziane é na tipificação. Ela não inventa tipo jurídico. Ela repete aquilo que o Supremo já está aplicando: quatro crimes que, portanto, têm muito embasamento jurídico.

Bolsonaro 

Os opositores consideraram contraditório que o relatório leve em consideração, como evidência para pedir o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, o depoimento do hacker Walter Delgatti. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) lembrou que Delgatti já foi condenado pela justiça e não deveria ter sido levado em conta como fornecedor de prova para qualquer indiciamento. Na visão dela, o relatório de Eliziane não vai prosperar nos órgãos competentes. 

— Bolsonaro não era presidente da República no dia 8 de janeiro, não há uma imagem de Bolsonaro quebrando os prédios, não há nenhum exame de DNA, nenhuma perícia que comprove que Bolsonaro esteve dentro daquele patrimônio quebrando-o. E esta CPMI foi para investigar os atos de oito de janeiro. Bolsonaro não tem nenhuma ligação com os atos de 8 de janeiro, mas Lula tem. Ele era o chefe do ministro do GSI. Então, se tem um presidente que tem culpa pelos atos de 8 de janeiro é o presidente Lula.

Carla Zambelli

Única parlamentar indiciada pela relatora, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compareceu à reunião desta quarta-feira. Ela contestou seu indiciamento e alegou que a CPMI cometeu uma série de injustiças por não ter lhe dado o direito à defesa.  

— Então, tem uma série de coisas… inclusive, o meu sigilo telemático, bancário e fiscal foram quebrados, e esta comissão, que eu vou acionar, na pessoa da sua relatora, esta comissão vazou fotos minhas, privadas, do meu celular para o Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo. 

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) contestou a deputada. Ele explicou que no âmbito de uma CPMI, o direito de defesa se dá após o indiciamento e destacou que o trabalho do colegiado não se encerra agora. Para ele, é preciso cobrar dos órgãos responsáveis que os indiciados sejam penalizados de acordo com sua culpabilidade individualizada, como sugeriu a relatora: 

— Em uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito, quando algum indiciado alega que não foi dado o direito de defesa, o que vigora numa CPMI, assim como num inquérito policial, é o in dubio pro societate. O in dubio pro reo é após a deflagração de uma ação penal. Aí, sim, será assegurado o contraditório e a ampla defesa, e tanto o Jair Bolsonaro, indiciado, e todos aqueles que foram indiciados e que não foram ouvidos na CPMI terão oportunidade de fazê-lo. Agora, eu também quero esclarecer que o trabalho desta CPMI não finaliza aqui. Ele só vai estar efetivamente finalizado quando todos esses golpistas forem condenados e pagarem pelos ataques à democracia que foram feitos.

Misoginia

O trabalho da senadora Eliziane foi elogiado por grande parte dos parlamentares. Para eles, ela manteve o propósito da investigação da CPMI, sustentando todos os dados e evidências colocados no relatório. Eles registraram, no entanto, que em muitas situações, o trabalho foi mais desafiador em razão de intervenções que, na visão do senador Fabiano Contarato, muitas vezes eram colocadas de forma misógina e que manifestavam o que ele considera uma característica ainda sexista do Congresso Nacional. Esses parlamentares se solidarizaram com a senadora.

— Porque eu queria ver se fosse um homem que estivesse sentado ali, se esse homem seria hostilizado como a senadora foi por diversas vezes. É porque ainda nós vivemos aqui numa Casa que é sexista; nós vivemos ainda numa Casa que é misógina; nós ainda vivemos numa Casa que é homofóbica, como nós tivemos aqui uma deputada que foi tratada com um pronome totalmente diferenciado. Não foi por mero desleixo, mas foi efetivamente por uma demonstração de um comportamento homofóbico. Nós vivemos um comportamento, principalmente desse povo de direita, que difunde o ódio, que não sabe o que é viver com amor, com empatia — lamentou Contarato. 

Segundo o deputado Paulo Magalhães, a senadora, em muitos momento, chegou a ser tripudiada. 

— [O relatório] da senadora Eliziane Gama, foi preciso, foi objetivo. E olhe que ela foi tripudiada, vilipendiada, mas superou tudo com o garbo e a coragem de quem tinha o objetivo de servir ao Brasil.

Críticas ao STF

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) criticou o que chamou de intervenção do STF nos trabalhos da comissão. Ela justificou o fato de a comissão não ter seu prazo de atividade ampliado em razão dessa interferência, principalmente em relação ao depoimentos. Para ela, isso prejudicou os trabalhos investigativos. 

— Por exemplo, quando o eminente ministro Kassio Nunes nos proibiu de trabalhar livremente no poder de investigação que nós temos aqui, em nosso poder de polícia. Isso é algo que eu gostaria muito de conversar com ele para que eu consiga realmente entender o que está acontecendo. Por quê? Porque é grave. Então, aí realmente nós fomos obrigados a acabar com a CPI antes que tivéssemos uma crise institucional muito grande, porque essa intervenção é grave —  disse.

De acordo com o requerimento para criação da CPMI, as atividades poderiam ser prorrogadas até o dia 20 de novembro. 

Confira aqui o balanço das atividades da CPMI.

Veja abaixo a lista de indiciamentos pedidos pela relatora:

Pedidos de indiciamento
no relatório de Eliziane Gama
Jair Messias Bolsonaro – ex-presidente da República Walter Souza Braga Netto – General do Exército, ex-ministro da Defesa, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro na eleição de 2022 Augusto Heleno Ribeiro Pereira – General do Exército, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira – General do Exército, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Secretaria de Governo e da Casa Civil Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira – General do Exército, ex-ministro da Defesa Almir Garnier Santos – Almirante de esquadra, ex-comandante da Marinha Marco Antônio Freire Gomes – General do Exército, ex-comandante-geral do Exército  Mauro Cesar Barbosa Cid – Tenente-coronel do Exército, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Luís Marcos dos Reis – Sargento do Exército, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Ailton Gonçalves Moraes Barros – Ex-major do Exército Antônio Elcio Franco Filho – Coronel do Exército Jean Lawand Júnior – Coronel do Exército Anderson Gustavo Torres – Ex-ministro da Justiça, ex-secretário de Segurança Pública do DF Marília Ferreira de Alencar – Ex-diretora de inteligência do Ministério da Justiça Silvinei Vasques – Ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Filipe G. Martins – Ex-assessor-especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República  Alexandre Carlos de Souza Silva – policial rodoviário federal Marcelo de Ávila – policial rodoviário federal Maurício Junot – sócio de empresas com contratos com a PRF Carla Zambelli – Deputada federal Marcelo Costa Câmara – Coronel do Exército, ex-ajudante de ordens da Presidência da República Ridauto Lúcio Fernandes – General da reserva do Exército Meyer Nigri – empresário e difusor de conteúdos no WhatsApp
Agentes públicos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia 8 de janeiro de 2023 General do Exército Carlos José Russo Assumpção Penteado General do Exército Carlos Feitosa Rodrigues Coronel do Exército Wanderli Baptista da Silva Junior Coronel do Exército André Luiz Furtado Garcia Tenente-coronel do Exército Alex Marcos Barbosa Santos Major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira Sargento do Exército Laércio da Costa Júnior Coronel do Exército Alexandre Santos de Amorim Tenente-coronel da PMDF Jader Silva Santos
Agentes públicos da PMDF Coronel da PMDF Fábio Augusto Vieira Coronel da PMDF Klepter Rosa Gonçalves Coronel da PMDF Jorge Eduardo Barreto Naime Coronel da PMDF Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra Coronel da PMDF Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues Major da PMDF Flávio Silvestre de Alencar Tenente da PMDF Rafael Pereira Martins
Difusores de conteúdo falso nas redes sociais, segundo a relatora Tércio Arnaud Tomaz – Ex-assessor especial no Palácio do Planalto Fernando Nascimento Pessoa José Matheus Sales Gomes – Ex-assessor especial no Palácio do Planalto
Financiadores dos atos, segundo a relatora Adauto Lúcio de Mesquita – empresário Joveci Xavier de Andrade – empresário Ricardo Pereira Cunha – integrante do grupo Direita Xinguara (PA) Mauriro Soares de Jesus – empresário  Enric Juvenal da Costa Laureano – consultor da Associação Nacional do Ouro
Financiadores integrantes do grupo Movimento Brasil Verde e Amarelo Antônio Galvan – sojicultor Jefferson da Rocha – advogado Vitor Geraldo Gaiardo – sojicultor Humberto Falcão – sojicultor Luciano Jayme Guimarães – sojicultor José Alípio Fernandes da Silveira – sojicultor Valdir Edemar Fries – sojicultor Júlio Augusto Gomes Nunes – comerciante Joel Ragagnin – sojicultor Lucas Costa Beber – sojicultor Alan Juliani – sojicultor
Condenados por tentativa de explosão de bomba em Brasília George Washington de Oliveira Sousa Alan Diego dos Santos Rodrigues Wellington Macedo de Souza

Fonte: Agência Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional1 minuto ago

Israel bane agência da ONU de auxílio a palestinos. E agora?

Internacional5 minutos ago

Conselho de Segurança faz reunião sobre paz e segurança na Ucrânia

Internacional6 minutos ago

Coordenador da ONU no Líbano diz que é hora de acabar com a violência

Internacional8 minutos ago

ONU investe em diplomacia para convencer Israel a reverter decisão sobre Unrwa

Internacional10 minutos ago

FAO alarmada com níveis altos e persistentes de fome na RD Congo

Internacional11 minutos ago

ONU horrorizada com ataque mortal em prédio que abrigava palestinos em Gaza

Saúde2 horas ago

Programa Mais Acesso a Especialistas alcança 100% de adesão na Paraíba

Segurança Pública4 horas ago

Em nota, Clube dos Oficiais repudia fala de advogado: “Polícia Militar é um dos principais violadores dos direitos humanos”

Segurança Pública4 horas ago

Operação cumpre 35 mandados de prisão na Grande JP e mira integrantes de organização criminosa com sede no RJ

Politíca4 horas ago

Candidatura de Hugo Motta à Presidência da Câmara: deputados do PL apresentam pautas e defendem anistia aos condenados de 8 de janeiro

Politíca4 horas ago

Novo PTB Paraíba participa de encontro regional na Bahia e reforça acolhimento de assinaturas para legalização do partido

ESTADO4 horas ago

PB Saúde divulga resultado de Concurso Cultural de Desenho e Redação em comemoração ao Mês das Crianças

ESTADO4 horas ago

Fique em Dia: Cagepa inicia quinta edição da campanha de negociação nesta sexta-feira (1º)

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celulares nas escolas públicas e privadas

CIDADE5 horas ago

Cícero diz que espera apoio de Marcos Henriques em novo mandato

Politíca5 horas ago

Professores estão sendo humilhados devido a decisão do governo Lula, afirma Eliza

Segurança Pública5 horas ago

Dupla é presa após tentativa de assalto que deixou sargento da PM ferido em João Pessoa

CIDADE5 horas ago

Prefeitura de Conde paga salário de outubro hoje (30/10)

Nacional5 horas ago

Mulher tenta entrar nua no Palácio do Planalto para falar com Lula e Alckmin, em protesto inusitado

Educação & Cultura5 horas ago

Pastor Saulo Ribeiro lança seu 7º livro : “Mitos e verdades sobre batalha espiritual

ESTADO5 horas ago

Superação da pobreza na PB: Pollyanna reúne órgãos e define estratégia para municípios que possuem mais de 60% da população pobre

Judiciário18 horas ago

O timing da denúncia contra Bolsonaro

Politíca18 horas ago

Quem é Hugo Motta, candidato apoiado por Lira à presidência da Câmara

Segurança Pública18 horas ago

Manual da Guerra: Em meio a cortes de 47%, Escola de Guerra Naval lança guia inédito para otimizar recursos militares

Segurança Pública18 horas ago

Estupefatos por ficar de fora: Militares são excluídos da gestão do projeto Calha norte, considerado crucial para a defesa nacional

Internacional18 horas ago

Entre o terror, o luxo e as forças armadas: Como os líderes do Hamas se tornaram bilionários enquanto Gaza vive na miséria

Segurança Pública18 horas ago

Brasileiro compra ‘tanque de guerra’ para uso civil com proteção contra explosões nucleares

Segurança Pública18 horas ago

Porte de arma a funcionários da Funai será votado na CCJ

Segurança Pública18 horas ago

Vai a sanção projeto contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

Judiciário18 horas ago

STF valida normas que limitaram período de pagamento de pensão por morte

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde2 dias ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 dias ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 dias ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 dias ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura5 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde5 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA5 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional5 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO7 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA7 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde7 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional7 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional2 semanas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário3 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br