Esporte
UFC acerta luta entre Kamaru Usman e Gilbert Durinho pelo cinturão
Duelo está programado para liderar o card do UFC 258, em fevereiro
Finalmente, a luta entre Kamaru Usman e Gilbert Durinho, pelo cinturão dos meio-médios (77kg), está agendada pelo Ultimate Fighting Championship. O nigeriano, campeão, e o brasileiro, desafiante, têm duelo acertado para o UFC 258, em 13 de fevereiro de 2021. O evento, provavelmente, será realizado na Ilha da Luta, em Abu Dhabi.
O confronto entre os ex-companheiros de academia nos EUA chegou a ser marcado em duas ocasiões, mas foi cancelado. A data original seria em 11 de julho, no UFC 251, na Ilha da Luta, mas Durinho testou positivo para COVID-19 e foi afastado. Mantido no evento, Kamaru Usman derrotou Jorge Masvidal, o substituto do brasileiro, por decisão unânime dos juíes, no confronto principal.
Em seguida, o UFC reprogramou o combate para liderar o card do UFC 256, em 12 de dezembro, mas Kamaru Usman teve lesão no joelho e não se recuperaria a tempo, o que resultou em novo adiamento. De acordo com o combate, com os dois fisicamente inteiros, a organização reagendou o esperado duelo pelo cinturão dos meio-médios para o segundo evento numerado em 2021.
Aos 33 anos, Kamaru Usman conquistou o cinturão ao desbancar o então campeão, Tyron Woodley, em março de 2019. O nigeriano defendeu o título contra o falastrão Colby Covington e Jorge Masvidal. O africano treinava ao lado de Durinho na Sanford MMA, na Flórida, mas, com a luta diante do brasileiro confirmada, chegou a mudar de equipe.
Durinho, de 34 anos, nascido em Niterói, é radicado nos EUA e vive grande fase, tendo vencido as seis lutas anteriores pelo UFC. Nas duas últimas quando nocauteou Demian Maia, em março passado, e derrotou Tyron Woodley por pontos, em maio, ganhou bônus de ‘performance da noite’ e foi confirmado como desafiante ao cinturão.