Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Extratos vegetais inibem atividade de vírus causador da Artrite Encefalite Caprina

Resultados indicam que os extratos vegetais estudados, como o Nim (foto acima), têm potencial para uso como compostos de antivirais, para aplicação em caprinos

Extratos vegetais obtidos a partir do nim e do cinamomo, duas plantas com potencial medicinal e inseticida, reduziram em até 1.000 vezes a presença do lentivírus no leite de cabra e em até 800 vezes no colostro.

A pesquisa, realizada entre a Embrapa e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), indica que os extratos têm potencial para produção de medicamentos antivirais.

A expectativa é tornar o controle dessa doença mais acessível a produtores rurais brasileiros, que não têm estrutura para realizar a termização ou a pasteurização em suas propriedades.

Além de caros, esses processos podem inativar imunoglobulinas importantes para a imunidade de cabritos e cordeiros.

As pesquisas com caprinos e ovinos podem colaborar para a saúde humana, uma vez que o vírus causador da aids (HIV) também é um tipo de lentivírus.

Uma nova pesquisa mostra resultados promissores com o uso de extratos vegetais para inibição do vírus causador da artrite encefalite caprina (CAE), uma das doenças que mais impactam rebanhos dessa espécie. Testes realizados em laboratórios da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com extratos obtidos a partir do nim (Azadirachta indica) e do cinamomo (Melia azedarach) mostraram redução de até 1.000 vezes na quantidade de partículas virais do lentivírus no leite de cabra e em até 800 vezes no colostro dos animais.

Esses resultados indicam que os extratos têm potencial para uso em novas etapas de testes no futuro, dessa vez como compostos na produção de medicamentos antivirais para aplicação nos caprinos. Caso esses medicamentos também apresentem bom desempenho, se tornarão alternativas biológicas para controle da CAE no leite e no colostro, que são uma das principais formas de transmissão do vírus para as crias de caprinos.

Os resultados da pesquisa foram publicados em artigo neste ano na revista científica Scientific Reports, da Nature. Uma das principais vantagens de um medicamento antiviral é ampliar o controle do lentivírus, além de torná-lo mais acessível a diversos produtores rurais que não têm estrutura ou acesso a equipamentos para realizarem processos como termização ou pasteurização do leite e colostro em suas propriedades.

Os testes para avaliação de uso dos extratos para inibição da atividade viral foram conduzidos pela bióloga Ana Lídia Sousa, em pesquisa para sua tese de doutorado em Ciências Veterinárias, pela Uece. Ela teve como coorientador do trabalho o pesquisador Rizaldo Pinheiro, da Embrapa Caprinos e Ovinos, e desenvolveu parte dos experimentos em laboratório da Empresa.

Sousa reforça que a intenção é produzir, no futuro, material que possa ser levado para a indústria farmacêutica e comercializado em larga escala, pois os processos existentes para inativação do vírus no leite e colostro (pasteurização e termização) não são universalmente acessíveis a produtores rurais brasileiros, especialmente os que têm dificuldade de acesso à energia elétrica, mão de obra qualificada ou a equipamentos.

“Por isso, temos essa vontade de produzir um medicamento antiviral que facilite a vida do produtor. Um produto já padronizado e comercializado, uma maneira mais fácil de inativar o vírus, sem que se precise de tanta mão de obra”, ressalta ela, que é professora da Faculdade de Educação da Ibiapaba (Faedi).

Pinheiro chama a atenção também para o fato de que a termização ou pasteurização podem causar problemas ao inativar imunoglobulinas importantes para a imunidade de cabritos ou cordeiros. “Além disso, são processos que exigem equipamento, tempo e, para buscar alternativas, pensamos em extratos vegetais para inativar esse vírus”, complementa.

Nos testes, o leite e o colostro, coletados de rebanho da Embrapa, foram infectados experimentalmente com o lentivírus caprino. Em seguida, as amostras foram submetidas aos extratos vegetais, na fase chamada de “cultivo”, no qual foi possível observar, ao longo de um processo de 63 dias, se havia atividade antiviral.

Os resultados confirmaram a hipótese dos pesquisadores, em testar extratos de vegetais que já haviam manifestado, em pesquisas, potencial de redução da atividade de outros vírus. “O interesse de usarmos esses extratos vegetais surgiu do fato de já terem apresentado ação antiviral com outros vírus como os da dengue, zika, gripe e até mesmo, em alguns estudos, com o HIV”, afirma Sousa.

Para Pinheiro, um aspecto importante dessa alternativa é buscar a inativação da atividade viral no leite e no colostro, que são os principais canais de transmissão. “Existem outras, por meio de contatos prolongados entre animais ou via sêmen, já que o vírus está presente em secreções e excreções. Mas essa é a principal via”, frisa o pesquisador.

Alternativas, como os chamados coquetéis antivirais utilizados na medicina humana para controle do HIV – que também é um tipo de lentivírus –, não são aceitas na Medicina Veterinária, especialmente para animais de produção porque podem deixar resíduos no leite de cabra, por exemplo.

Novos testes para obtenção de medicamentos
O resultado bem-sucedido dos testes em laboratório estimula a equipe de pesquisa a realizar novos experimentos, dessa vez com animais, para melhor comprovar os efeitos desses compostos nos organismos. Um primeiro trabalho dessa natureza já foi iniciado no programa de pós-graduação de Ciências Veterinárias da Uece, também em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos.De acordo com a professora Maria de Fátima Teixeira (Uece), que orientou a tese de Ana Lídia e dá sequência ao trabalho de pesquisa, essa nova etapa é necessária para alcançar metas mais precisas e avaliar a possibilidade de aplicação prática em rebanhos comerciais. “Esse trabalho constitui uma fase a mais a ser realizada, com variações de dosagem e ajustes. A perspectiva mais desejada é a obtenção de um produto comercial para ser usado na rotina do manejo nos rebanhos de pequenos ruminantes do Ceará e outros estados brasileiros e, quiçá, em outros países”, destaca.Pinheiro endossa que o interesse é buscar alternativas para redução ainda maior de carga viral ou até eliminação do vírus sem comprometer a qualidade do leite e do colostro. Ele acrescenta que as pesquisas com caprinos e ovinos podem até colaborar para linhas de pesquisa em saúde humana, uma vez que o vírus causador da aids (HIV) também é um tipo de lentivírus, com semelhanças entre ele e os que atacam os pequenos ruminantes.“Determinadas pessoas têm intolerância ou criaram resistência ao efeito das medicações para o vírus da Aids. Seria muito importante um medicamento que pudesse ajudar a reduzir a carga viral do HIV e, consequentemente, o efeito da própria doença”, explica o pesquisador.Em caprinos e ovinos, os lentivírus são agentes que podem causar a CAE e a Maedi-visna [veja quadro sobre como prevenir essas doenças ao final do texto]. Outros tipos de lentivírus afetam animais de diferentes espécies, causando doenças como a Aids em humanos (vírus HIV), a Aids Símia em macacos, a Anemia Infecciosa Equina (AIE), e a Imunodeficiência em Felinos (vírus FIV).

Desafios para controle da CAE

A Artrite Encefalite Caprina é uma doença que ainda não tem cura, causando perdas produtivas e afetando a qualidade do leite. A sua disseminação em rebanhos brasileiros se constitui em um desafio para a pesquisa agropecuária brasileira, na busca de alternativas de controle.

Para a professora Fátima Teixeira, é um desafio lidar com uma doença que ainda não possui vacina ou tratamento disponível comercialmente, o que dificulta a aplicação da maioria das medidas recomendadas para controle de enfermidades transmissíveis. “O animal, após acometido, continuará nesse status até o final da vida e ainda sofrerá danos produtivos influenciando no decréscimo econômico da produtividade da espécie ovino-caprina”, frisa ela.

O controle da doença requer atenção a orientações de manejo sanitário para minimizar perdas produtivas. A busca por medicamentos para inibição da atividade viral surge como alternativa para que os rebanhos possam conviver com a CAE, reduzindo os impactos dos sintomas na produção e no quadro de saúde dos animais.

“Essa enfermidade, infelizmente, está disseminada pelo País. Inúmeros rebanhos caprinos leiteiros já têm o problema, existem perdas significativas de produção de leite, emagrecimento e isso compromete a produção. Com essas pesquisas, temos condição de minimizar essas perdas, reduzindo a carga viral, promovendo retardo no aparecimento dos sintomas clínicos e, consequentemente, o bem-estar animal, com maior produção”, acrescenta Pinheiro.

Controle de doenças provocadas por lentivírus
As principais doenças causadas por lentivírus em caprinos e ovinos são a Artrite Encefalite Caprina (CAE) e a Maedi-visna. O controle dessas doenças exige informações sobre suas formas de transmissão e sobre medidas de manejo para controle Artrite encefalite caprina (CAE)A doença pode ser transmitida pelo consumo de leite e colostro infectados; por contato direto entre animais; pelo refluxo de leite contaminado em máquinas de ordenha desreguladas; por mãos, toalhas, agulhas, tatuadores, equipamento de descorna contaminados e pela inseminação artificial.Para prevenir a transmissão da CAE, são recomendadas algumas medidas para impedir que o animal venha a ter contato com a doença: evitar comprar animais de propriedades e áreas infectadas; não introduzir animais sem a devida sorologia; realizar, anualmente, avaliações clínica e sorológica nos rebanhos.Mais informações estão disponíveis aqui. Maedi-visnaÉ uma doença viral que afeta rebanhos de caprinos e ovinos e se propaga por meio de secreções diversas, como corrimentos nasais, leite, colostro e saliva. A principal via de transmissão é o colostro e o leite contaminados. Pode ocorrer ainda por contato direto, por mãos, toalhas, agulhas, tatuadores, equipamento de descorna contaminado e pela inseminação artificial.Como a principal via de transmissão da doença é o colostro, recomenda-se o isolamento e alimentação artificial do cordeiro nascido de mãe positiva. A importação de animais só pode ser feita de áreas livres da doença e exige testes negativos no rebanho para evitar o desenvolvimento do lentivírus.Outros dados podem ser acessados aqui.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 horas ago

O timing da denúncia contra Bolsonaro

Politíca2 horas ago

Quem é Hugo Motta, candidato apoiado por Lira à presidência da Câmara

Segurança Pública2 horas ago

Manual da Guerra: Em meio a cortes de 47%, Escola de Guerra Naval lança guia inédito para otimizar recursos militares

Segurança Pública2 horas ago

Estupefatos por ficar de fora: Militares são excluídos da gestão do projeto Calha norte, considerado crucial para a defesa nacional

Internacional2 horas ago

Entre o terror, o luxo e as forças armadas: Como os líderes do Hamas se tornaram bilionários enquanto Gaza vive na miséria

Segurança Pública2 horas ago

Brasileiro compra ‘tanque de guerra’ para uso civil com proteção contra explosões nucleares

Segurança Pública2 horas ago

Porte de arma a funcionários da Funai será votado na CCJ

Segurança Pública2 horas ago

Vai a sanção projeto contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

Judiciário2 horas ago

STF valida normas que limitaram período de pagamento de pensão por morte

ENTRETENIMENTO2 horas ago

5 perguntas a serem feitas quando você estiver enfrentando uma crise de meia-idade

Judiciário2 horas ago

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu e restabelece direitos políticos do ex-ministro

Educação & Cultura3 horas ago

Especialistas mostram como gabaritar a prova de Ciências Humanas do Enem

CIDADE3 horas ago

TCE-PB alerta prefeitos sobre prazo para envio da LDO 2025

Esporte3 horas ago

Projeto Green: Meia Maratona de João Pessoa se torna evento lixo zero

ESTADO3 horas ago

Primeira-dama participa de sessão do Outubro Rosa na ALPB e destaca ações do Governo da Paraíba contra o câncer de mama

Saúde3 horas ago

Hemodinâmica de Patos implanta visita multiprofissional na UTI Cardiológica 

Saúde3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa vacina contra Covid-19 crianças e grupos prioritários

CIDADE3 horas ago

Cícero Lucena reafirma aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

ESTADO3 horas ago

Jardim Botânico e Vale dos Dinossauros alteram funcionamento neste final de semana

Saúde3 horas ago

Saúde do Estado aplica lei que beneficia mais de 9 mil servidores com aumento nos vencimentos

ESTADO3 horas ago

Governo realiza mais uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos no município de Emas

ESTADO4 horas ago

Paraíba participa da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre como estado convidado 

CIDADE4 horas ago

João Pessoa é a 3ª cidade mais procurada do mundo entre destinos internacionais

CIDADE4 horas ago

Vereador sugere criação de Secretaria de Proteção Animal em JP

CIDADE4 horas ago

Vereador cobra políticas voltadas ao esporte com inclusão social

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo recebe visita da reitora nomeada da UFPB e discute parcerias entre o Governo do Estado e a instituição

ESTADO4 horas ago

Governo da Paraíba divulga vencedores do 1º Concurso de Desenho

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sine-JP auxilia candidatos a emprego na elaboração de currículo, apresentação e entrevistas  

Esporte4 horas ago

Vila Olímpica recebe Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16, nesta sexta-feira (1º)

Esporte4 horas ago

Paraíba Beach Games: etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia começa nesta quinta-feira 

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde1 dia ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde1 dia ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura1 dia ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde1 dia ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura4 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde4 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA4 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional4 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO6 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA6 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde6 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional6 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional1 semana ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br