ESTADO
Com apoio do Governo, através da SES e da Agevisa, 9º Simbravisa reuniu 1.265 pessoas em João Pessoa
O 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) reuniu, durante toda a semana de 20 a 24 de novembro, 1.265 pessoas no Centro de Convenções de João Pessoa para discutir estratégias de fortalecimento da promoção e proteção da saúde coletiva no País. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da Agevisa/PB, e foi encerrado na noite de sexta-feira (24), com a apresentação dos três proponentes a sediar a 10ª edição do encontro (Brasília/DF, Foz do Iguaçu/PR e Campo Grande/MS), a ser realizada em 2026. A escolha será anunciada em data futura.
A cerimônia de encerramento foi dividida em três momentos: apresentação dos candidatos a sede do 10º Simbravisa, saudações finais aos simposiastas e leitura de nove moções elaboradas pelos participantes e aprovadas pela plenária final. Na ocasião, a presidente do 9º Simbravisa, Jória Guerreiro, fez uma avaliação muito positiva do evento, tanto pela quantidade e qualidade dos participantes quanto pela qualidade das discussões, dos trabalhos inscritos e das apresentações; agradeceu o apoio do Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Agevisa/PB, e ressaltou que o simpósio realizado em João Pessoa significou um momento muito importante para a Vigilância Sanitária, notadamente por dar mais voz aos simposiastas.
A presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), professora Rosana Onocko Campos, também agradeceu o apoio da Paraíba ao 9º Simbravisa. Ela destacou a Vigilância Sanitária como “uma atividade nuclear para a saúde coletiva e para o Sistema Único de Saúde (SUS)”; observou que “a Visa é uma atividade de Estado, e não de Governo, da qual não se pode abrir mão”, e disse que o 9º Simbravisa foi uma experiência muito importante em face das inovações implementadas, do engajamento de todos (organizadores e participantes) e da qualidade dos trabalhos apresentados e das discussões realizadas.
Compromisso da Agevisa/PB – No encerramento do 9º Simbravisa, o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, foi representado pela gerente-técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Águas para Consumo Humano e Toxicologia, Patrícia Melo Assunção. Ela enfatizou o entusiasmo e o empenho pessoal de Geraldo Moreira no apoio ao simpósio e ressaltou a presença do Governo do Estado por meio da SES/PB, da Agevisa, da PBTur e, também, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), que foi uma grande parceira nas atividades culturais desenvolvidas na Tenda Paulo Freire.
Patrícia Assunção manifestou a gratidão de toda a equipe diretiva e profissional da Agevisa à Abrasco, pela oportunidade de discutir a Vigilância Sanitária com profundidade, visando ao seu aperfeiçoamento na promoção e defesa da saúde pública, e enfatizou, em nome do diretor Geraldo Moreira, o compromisso da agência reguladora estadual com o fortalecimento do SUS e com o acesso universal da população à saúde de qualidade.
Trabalhos aprovados – Durante o período pré-Simbravisa, profissionais de várias áreas da Agevisa/PB se dedicaram a produzir e submeter à organização do evento trabalhos de relevância para a discussão científica da Vigilância Sanitária. De autores integrantes dos quadros da Agência, foram aprovados dezenove trabalhos, dentre os quais o que trata da experiência exitosa relacionada à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Agevisa, que tem como autor principal do diretor Geraldo Moreira de Menezes.
Sobre o 9º Simbravisa – Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com o apoio do Governo da Paraíba, através da SES/PB, e participação ativa da Agevisa/PB, o 9º Simbravisa foi realizado no período de 20 a 24 de novembro e reuniu, no Centro de Convenções de João Pessoa, cerca de 1.300 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde e da Vigilância Sanitária (nacional, estadual e municipal), além de jornalistas, autoridades políticas e de representantes de vários órgãos e entidades da sociedade civil.
O evento, segundo o diretor Geraldo Moreira, da Agevisa, representa a um importante espaço de discussão da Vigilância Sanitária do País, à medida que reúne pessoas extremamente qualificadas em atividades de comunicações coordenadas, discussões temáticas, conferências, mesas redondas, painéis, encontros científicos e culturais, na busca pela definição de novas estratégias de fortalecimento da Vigilância Sanitária como instrumento de promoção e defesa da saúde coletiva.
O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas científicas afins a sistematizarem conhecimentos para serem expostos à apreciação de colegas de todo o País, oportunizando, além de aprendizagem, troca de experiências em amplitude nacional.
Direito à saúde e fortalecimento do SUS – No encontro de João Pessoa, o Simbravisa teve como tema central a “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”, e como tema transversal a pandemia da Covid-19. Também foram abordados novos conhecimentos relacionados aos eixos temáticos “Proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado”, “Atuação da Vigilância Sanitária” e “Políticas Públicas e Gestão da Vigilância Sanitária”.
Encontro de secretários de Saúde – A Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) aproveitou a realização do 9º Simbravisa para se reunir e dialogar com prefeitos e secretários municipais de Saúde paraibanos sobre a redefinição da nova Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES) como instrumento para organização dos fluxos de acesso à atenção à saúde na Paraíba.
O encontro reuniu mais de 200 pessoas em torno da discussão de ações estratégicas para a gerência do SUS em âmbito estadual, e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Jhony Wesllys Bezerra Costa. O secretário também representou o governador João Azevêdo na cerimônia de abertura oficial do 9º Simbravisa, ocorrida na noite de terça-feira (21), quando afirmou que o Governo da Paraíba reconhece a importância da Vigilância Sanitária para o fortalecimento da promoção e proteção da saúde pública e trabalha pelo fortalecimento e pela garantia do caráter igualitário do SUS, para que o sistema possa oferecer o acesso à assistência a todas as pessoas.
Ambulâncias do Samu – Também no Centro de Convenções de João Pessoa, e durante a realização do 9º Simbravisa, o Governo do Estado promoveu a entrega de 27 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), contemplando 26 municípios paraibanos. O evento teve a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, e de várias autoridades políticas e de saúde de âmbito federal, estadual e municipal.
O Samu é financiado com recursos federais, estaduais e municipais e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após a ocorrência de situações de urgência ou emergência que possam provocar sofrimento, sequelas ou mesmo a morte em situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. A Paraíba é um dos dez Estados da Federação brasileira com 100% de cobertura territorial.