Judiciário
Com indicação de Dino ao STF, Tebet ganha força para ser ministra da Justiça
A ida de Tebet para a Justiça abriria uma vaga para o Centrão no Planejamento em um momento de disputa pelo controle dos recursos da União
Com a possível indicação de Flávio Dino para o STF, outro nome aparece para substituí-lo no Ministério da Justiça: a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Ao longo das últimas semanas, especulou-se que o secretário Nacional de Justiça, Augusto Botelho, ficaria no lugar de Dino caso ele fosse ao STF.
Agora, Lula pretende aproveitar esse movimento para fazer uma reacomodação de forças na Esplanada. Nisso, a ida de Tebet para a Justiça abriria uma vaga para o Centrão no ministério do Planejamento. Justamente em um momento em que os parlamentares reclamam maior espaço no controle orçamentário da União.
Como mostramos mais cedo, os congressistas cobram do governo Lula a liberação de 2,5 bilhões de reais que eram fruto do orçamento secreto. As emendas tipo RP9 foram barradas por determinação do STF.
Simone também não se opõe à ideia de ir para a Justiça. A ministra é considerada uma constitucionalista de primeira linha e, conforme aliados, ela teria uma expressão maior na pasta hoje controlada por Flávio Dino.
Aliados de Lula também querem aproveitar a oportunidade para desmembrar a pasta. Assim, o ministério da Segurança Pública poderia ir para alguém indicado pelo PT ou pelo grupo de advogados Prerrogativas.