Politíca
ALPB debate diagnóstico precoce de autismo e homenageia médico Bruno Duarte
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial para debater o diagnóstico e Intervenções precoces para a melhoria da qualidade de vida para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e homenageou o médico psiquiatra da Infância, Bruno Duarte, com a medalha Senador Humberto Lucena.
O homenageado foi diagnosticado com autismo. “É uma grande satisfação homenagear o Dr. Bruno, que é um médico psiquiátrica da infância. Ele também, lá atrás, foi diagnosticado com autismo grau 1. E hoje é conceituado, com vários trabalhos lançados no mundo. Estou muito feliz em ser autor dessa homenagem. Ele é um paraibano muito eficiente, competente, com um reconhecimento internacional”, ressaltou Adriano Galdino.
Durante a sessão, Bruno Duarte ministrou uma palestra em que falou sobre a Conferência Blumen – Autismo e Transtornos do Neurodesenvolvimento. “A gente trouxe um pouco mais de informações a respeito do transtorno do espectro do autismo, algo que está sendo cada vez mais evidente na nossa sociedade, e cada vez mais precisamos de políticas públicas. Nós também podemos participar desse movimento para promover o bem-estar através do conhecimento, a vida da pessoa autista, das suas famílias e da sociedade como um todo. Vale a pena investir nas pessoas autistas, no diagnóstico e intervenção precoce”, destacou Bruno Duarte.
Autoridades, familiares e amigos participaram da solenidade. O médico agradeceu a homenagem recebida na ALPB. “Eu tive o diagnóstico do transtorno do espectro do autismo nível 1 de suporte, então para mim é muito especial receber e representar não apenas a Paraíba, como também o mundo. Graças a Deus a gente tem um alcance hoje no Brasil e em mais em seis países para representar a comunidade autista. O céu é o limite para as pessoas com deficiência, o céu é o limite para as pessoas autistas”, disse Bruno Duarte.
Sobre o homenageado
Médico Psiquiatra da Infância pela Universidade de São Paulo – USP/RP e Mestre em Medicina também pela USP, com ênfase no desenvolvimento típico e atípico, ele é o primeiro Brasileiro a se tornar membro individual e um dos 50 primeiros do mundo da Associação Internacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Profissões Aliadas (IACAPAP), instituição esta que advoga junto à Organização Mundial de Saúde.
Bruno Duarte também é membro internacional da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência (AACAP), que advoga junto ao FDA, considerado o órgão mais importante na determinação de segurança de fármacos, psicofármacos e terapias para a criança, sendo seus protocolos considerados o padrão ouro da propedêutica médica e os mais replicados do mundo.