ENTRETENIMENTO
A história de “Iron Man”, clássico do Black Sabbath que não tem nada a ver com Homem de Ferro
A icônica banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath é responsável por muitas músicas que mudaram para sempre a história do citado estilo (que até hoje faz a nossa alegria). Uma dessas músicas é “Iron Man”, faixa do gigantesco “Paranoid”, segundo disco de estúdio do grupo, lançado em fevereiro de 1970.
Em inglês, “Iron Man” significa “Homem de Ferro”, o que leva a crer que o Sabbath se inspirou no famoso personagem da Marvel. Porém, a história não procede, ao menos de acordo com o baixista Geezer Butler, principal letrista do quarteto.
“Meus pais nunca me deixaram ler quadrinhos americanos quando eu era criança. Eu conhecia Batman e Superman, mas isso é tudo. Para mim era tudo sobre o Beano e o Dandy. Então, sempre que alguém me perguntava ao longo dos anos: ‘Oh, você não escreveu essa música sobre o super-herói?’, eu apenas dizia: ‘Desculpe, nunca ouvi falar dele’”, contou Butler, em uma matéria especial publicada no site da revista Classic Rock em agosto de 2021.
Segundo Butler, o título “Iron Man” foi uma ideia de Ozzy Osbourne, vocalista da formação clássica do Black Sabbath.
“Não consigo lembrar exatamente o que Ozzy disse, mas foi algo como: ‘Por que não fazemos uma música chamada Iron Man, ou talvez Iron Bloke’. Isso me fez pensar em um pedaço de metal e depois colocar tudo num contexto de ficção científica.”
Ficção científica, corrida espacial e um pedido de ajuda
Se “Iron Man” não é sobre o Homem de Ferro, qual o tema abordado em um dos maiores clássicos do Black Sabbath? “Iron Man”, na verdade, fala sobre ficção científica, como Butler explicou em outro trecho da matéria.
“Eu gostava muito de ficção científica na época. Lembre-se, esta foi a era da corrida espacial. Muitas das coisas sobre as quais eu estava escrevendo foram inspiradas nesse tipo de história. Fiquei fascinado com o que poderia acontecer a um homem que de repente se transformasse num ser de metal. Ele ainda tem um cérebro humano e quer fazer a coisa certa, mas eventualmente suas próprias frustrações com como a humanidade o trata leva esta criatura a tomar medidas extremas. É quase um pedido de ajuda”, complementou o baixista.
“Uma música especial” e alguns perrengues
Bill Ward, baterista da formação clássica do Black Sabbath, considera “Iron Man” uma música especial para a banda. No entanto, o grupo passou por alguns perrengues para gravar a canção que se tornou um hit atemporal.
“Para mim, esta é uma música especial para a banda. Era muito diferente. Assim que você ouvir aquele começo sinistro, você saberá que algo está acontecendo. Para mim, a bateria foi um verdadeiro desafio para acertar no estúdio. Mas também é o sonho de qualquer baterista tocar.
Tecnicamente, tivemos problemas reais para acertar no estúdio. O problema é que os microfones disponíveis em 1970 simplesmente não estavam à altura da tarefa de capturar a potência e a profundidade do som. Naquela época eu tocava muito alto e queria um som de bumbo poderoso; era disso que a música precisava (…). Para Rodger [Bain, produtor] e Tom [Allom, engenheiro], tentar fazer ‘Iron Man’ funcionar foi muito difícil. No final, eles fizeram um excelente trabalho dadas as circunstâncias. Hoje seria muito fácil para uma banda conseguir o som adequado em uma música como essa, porque a tecnologia existe.”
A música que resume o Black Sabbath
Na opinião de Geezer Butler, “Iron Man” é a música que resume a proposta do Black Sabbath, um dos nomes mais emblemáticos da história do Metal.
“Eu realmente sinto que quando você ouve ‘Iron Man’, o que você percebe é a essência do que fez do Black Sabbath uma banda tão especial. É bastante simples, mas também tem muita profundidade. Estou muito orgulhoso do que alcançamos aqui”, pontuou Geezer.
Trilha sonora de filme
Embora não seja uma música baseada na história do Homem de Ferro, “Iron Man” foi incluída na trilha sonora do filme do herói (lançado em 2008), o que deixou Geezer Butler orgulhoso.
“Foi um reconhecimento do quanto a música significa. Quando um filme tão importante utiliza [‘Iron Man’], o filme o apresenta a uma nova geração, a crianças que talvez não saibam quem é o Black Sabbath, mas que podem se sentir tentadas a nos conferir.
Suponho que, devido ao filme, também haverá quem veja uma ligação entre o que escrevi e o personagem dos quadrinhos. Então, aqui vamos nós de novo.”
Lançada há mais de 50 anos, “Iron Man” tem um dos maiores riffs de guitarra da história, criado pelo monstruoso Tony Iommi. A música continua sendo muito ouvida até os dias atuais e foi reproduzida quase meio bilhão de vezes no Spotify.