Saúde
Pílula eletrônica cria ilusão de saciedade para combater obesidade
As vibrações da pílula eletrônica estimulam o nervo vago, gerando a sensação de saciedade.
Pílula da saciedade
Em busca de intervenções mais eficazes e menos invasivas para tratar a obesidade, cientistas criaram um comprimido eletrônico que consegue gerar uma sensação de saciedade ao vibrar dentro do corpo.
Batizado de Vibe, sigla em inglês para Estimulador Bioeletrônico Vibratório Ingerível, o comprimido viaja com segurança pelo trato gastrointestinal, mas cumpre seu papel quando se deposita no estômago: Ele vibra ao entrar em contato com o fluido gástrico, estimulando os receptores do nervo vago e criando a sensação de saciedade.
A equipe testou o aparelho no estômago de porcos e observou uma redução média de 31% na ingestão de alimentos. O aparelho permaneceu no aparelho digestivo, em média, por 30 minutos, sugerindo que seu melhor uso deverá ser feito engolindo-o antes das refeições.
Embora sejam necessários estudos pré-clínicos adicionais, os resultados indicam que a pílula eletrônica ingerível pode ser um método eficaz e sustentável para prevenir o ganho de peso e reduzir o número de calorias consumidas durante as refeições, servindo como uma alternativa aos tratamentos mais invasivos, como a cirurgia gastrobariátrica.
“Nosso estudo demonstra a eficácia de uma intervenção não invasiva e de baixo custo para reduzir a ingestão de alimentos e o consumo de calorias. O dispositivo funciona de forma eficaz no estômago e induz a saciedade,” resumiu o Dr. Giovanni Traverso, do Hospital Brigham and Women (EUA).
“O dispositivo tem o potencial de revolucionar as opções terapêuticas para pacientes com obesidade. No entanto, estudos futuros precisarão explorar os efeitos fisiológicos do dispositivo antes que ele esteja disponível para os pacientes,” concluiu o pesquisador.