Saúde
Hospital Edson Ramalho realiza mais de 8,4 mil atendimentos ambulatoriais em 2023 e supera meta em 150%
O Ambulatório de Especialidades do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), que conta com endocrinologia, urologia, proctologia e ginecologia, alcançou a marca de 8.470 atendimentos em 2023, superando em mais de 150% a meta anual. O crescimento foi ainda mais acentuado a partir de setembro, quando a média mensal passou de 400 para 1 mil atendimentos, ocasionado pela ampliação da estrutura e da equipe multiprofissional. A instituição integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pela Fundação PB Saúde desde o dia 30 de maio de 2023.
O aumento mais significativo foi no número de consultas para procedimentos cirúrgicos nas áreas de ginecologia e urologia, com 73% a mais, em relação ao ano de 2022. Assim, o Hospital zerou as filas de espera por cirurgias de vasectomia e laqueadura.
A dona de casa Carla Nascimento Silva, 37 anos, foi uma das pessoas beneficiadas pelo Ambulatório de Especialidades. Mãe de três filhos, ela tinha o desejo de realizar uma laqueadura, mas tinha receio da demora. “Foi tudo muito rápido. Em menos de 1 mês, eu consegui realizar todos os exames e fui acompanhada por vários profissionais, que me mostraram como funcionava a cirurgia. Foi tudo tranquilo e de ótima qualidade”, relatou.
Outro paciente atendido no Ambulatório foi o auxiliar de serviços gerais Edson Sousa, que precisou passar por uma consulta com especialista em urologia. “Achei ótimo, o ambulatório possui profissionais excelentes para nos atender quando necessitamos”, resumiu.
Segundo a coordenadora do Ambulatório, Bruna Campos, o setor passou por recentes modernizações, prezando pelo foco na assistência de qualidade, humanização e segurança do paciente. “O HSGER é uma das opções de atendimento ambulatorial, com consultas e cirurgias, para a população paraibana. Aqui oferecemos atendimento com endocrinologistas, urologistas, proctologistas, ginecologistas, além de ofertarmos 65 tipos de procedimentos cirúrgicos, ligados a estas áreas, como também coloproctologia, torácica e cirurgias gerais”, destacou a coordenadora.
Segundo o diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Ari Reis, a implantação de protocolos mais seguros e atendimentos mais ágeis aos pacientes no HSGER diminuiu, ainda, o tempo de espera da população por uma cirurgia. “Até junho de 2023, os pacientes demoravam até um ano para se submeter a uma cirurgia; hoje, o procedimento é realizado em cerca de 15 dias após a indicação médica. A Fundação PB Saúde trouxe para a unidade, celeridade com o compromisso de segurança nos métodos e técnicas utilizados”, destacou.
Inovações – Além do atendimento mais rápido e eficiente, no ano de 2023 houve outras significativas implantações promovidas por investimentos do Governo da Paraíba na área da saúde. Em agosto de 2023, o Hospital Edson Ramalho se tornou um dos três hospitais da Paraíba a oferecer a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), procedimento de alta complexidade e minimamente invasivo, realizado para diagnosticar e tratar doenças das vias biliares e pancreáticas.
Outra inovação no Hospital foi a oferta de cirurgia bariátrica, a partir de novembro de 2023. Até chegar ao momento da cirurgia, o paciente é preparado por uma equipe multiprofissional composta por endocrinologista, cirurgião bariátrico, pneumologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista.
Para realizar consultas ambulatoriais e cirurgias, o paciente precisa iniciar o processo na sua unidade de saúde, que emitirá em encaminhamento à regulação da Secretaria de Saúde do Município, que, por sua vez, encaminhará para o Ambulatório de Especialidades do Hospital Edson Ramalho.