Connect with us

Internacional

O filme pacifista que entrou na mira dos censores nazistas

“Nada de Novo no Front”, baseado no romance de Erich Maria Remarque, mostra um retrato impiedoso da Primeira Guerra Mundial. Sua estreia em 1930 provocou a fúria dos nazistas, que promoveram tumultos durante as sessões

Na época de seu lançamento, ele se tornou o maior sucesso da história literária alemã: o romance anti-guerra de Erich Maria Remarque Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues) foi publicado em 29 de janeiro de 1929 e rapidamente traduzido para 26 línguas. Só na Alemanha, quase meio milhão de cópias foram vendidas em poucos meses.

No entanto, o estrondoso sucesso de um livro detalhando os horrores da Primeira Guerra Mundial não foi bem recebido pelos nazistas, que já estavam se preparando para assumir o poder. Eles espalharam boatos de que Remarque havia adotado um sobrenome falso e que, na verdade, chamava-se “Kramer”. E alegaram ainda que ele era um judeu francês e também que não havia lutado como soldado na Primeira Guerra Mundial.

Adaptação para o cinema

Um ano depois, uma produtora americana adaptou o romance para um filme dirigido por Lewis Milestone. Inicialmente, o longa foi aprovado para espectadores alemães pelo Conselho Supremo de Censura em Berlim, em 21 de novembro de 1930. A estreia foi no início de dezembro no Mozartsaal, um grande teatro e sala de concertos em estilo Art Nouveau em Berlim, atraindo intelectuais, celebridades e outras pessoas proeminentes. O jornal liberal Vossische Zeitung escreveu que nunca antes um filme “teve um efeito tão profundo no público”, que saiu do salão “silenciosa e profundamente emocionado” no final da exibição.

Camundongos e bombas de mau-cheiro interrompem sessão

No entanto, espanto e horror se seguiram em outra exibição do filme para o público geral na Nollendorfplatz, em Berlim, quando um grupo de nazistas que haviam se infiltrado na plateia exigiu que o filme fosse interrompido, forçando o desligamento dos projetores. Além disso, membros do NSDAP com assento no Reichstag, explorando sua imunidade parlamentar, soltaram camundongos e jogaram bombas de mau-cheiro no teatro, expulsando o público.

Isso tudo havia sido a mando de Joseph Goebbels, então líder distrital do Partido Nazista de Berlim (e que mais tarde ganharia notoriedade como Ministro da Propaganda nazista). Sentindo que a visão desfavorável do filme sobre a guerra era contrária à ideologia nazista, ele protestou contra o longa em um discurso raivoso na Wittenbergplatz, nas proximidades da famosa avenida Ku’damm. Isso fez com que as exibições subsequentes do filme só pudessem ocorrer sob forte presença policial. Em dezembro de 1930, “por razões de segurança”, o Conselho Supremo de Censura retirou a licença de exibição do filme. Consequentemente, o diretor do Mozartsaal, Hanns Brodnitz, que era judeu, virou alvo de investigação por parte dos nacional-socialistas, sendo morto numa câmara de gás em Auschwitz em setembro de 1944. Em janeiro de 1933, Nada de Novo no Front foi completamente banido pelo regime de Hitler.

Representação implacável da guerra

No entanto, nada disso fez com que o filme perdesse em popularidade diante do público em geral ou da crítica. Pelo contrário, ele fez sucesso rapidamente devido ao seu retrato sem tabus dos acontecimentos no front.

Ele conta a história do jovem estudante Paul Bäumer antes de sua convocação para o front. Naquela época, o clima ainda era tranquilo na Alemanha. E também na escola, onde o professor patriota de Paulo inspirava seus alunos a “morrerem pela pátria”.

Soldados brigam por uma fatia de pão em cena do filme Nada de Novo no Front (1929/30), de Lewis Milestone.
Soldados brigam por uma fatia de pão em “Nada de Novo no Front”

Encorajado, Bäumer e seus colegas se alistam então no exército. Porém, eles rapidamente se desiludem com a realidade no front. Num ataque, Bäumer fere um soldado francês. Ele tenta salvar sua vida e pede seu perdão. No fim, o próprio Bäumer também fica ferido e termina num hospital católico. De volta para casa, de licença, ele visita a antiga escola e seu professor novamente, que o elogia por seu “heroísmo alemão”. Bäumer, no entanto, conta sobre suas desilusões e fortes experiências no campo de batalha e descreve como um erro ter ido para a guerra. Como consequência, os professores e alunos o rotulam de covarde.

“Nada na morte é doce”

Decepcionado com tal reação, Bäumer retorna ao front, onde muitos de seus camaradas já haviam caído. A cena final se passa no outono de 1918, pouco antes do fim da guerra. Nas trincheiras, Bäumer tenta pegar uma borboleta e é baleado por um soldado francês.

Para o crítico de cinema Siegfried Kracauer, o filme ressalta o fato de que a guerra “não é palatável”. Cenas angustiantes como essas jamais haviam sido vistas na história do cinema até então. A trajetória de sacrifício de uma “geração perdida” é realista e implacavelmente retratada na tela.

Vencedor de dois Oscars

O diretor russo-americano Lewis Milestone tinha um orçamento de 1,2 milhão de dólares à sua disposição para o filme, uma quantia substancial para a época. 

Milestone, de família judia, nascera “Leib Milstein” em 1895, no que era então a província da Bessarábia do Império Russo. Ele chegou aos Estados Unidos no final de 1913, poucos meses antes do início da Primeira Guerra Mundial.

Milestone trabalhou com técnicas de travelling, crosscut e perspectivas que atraíam o espectador diretamente para a ação. Nunca antes houve uma análise tão realista com a guerra e suas máquinas de matar, considerada então sem sentido. Em 1930, Milestone foi premiado com dois Oscars – de Melhor Filme e Melhor Diretor.

O sucesso internacional do longa superou até a rudimentar política cultural dos nazistas. Em 1931, uma versão fortemente resumida e censurada do filme voltou aos cinemas alemães, mas a exibição foi só “para certos grupos de pessoas e em eventos fechados”. Após a tomada do poder por Hitler em 1933, o filme foi completamente banido mais uma vez.

Mesmo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o filme só foi exibido em versões editadas e resumidas: Quando Nada de Novo no Front voltou aos cinemas alemães em 1952, cenas cruciais do filme foram deliberadamente deixadas de fora. Foi só em 1983/84 que o público alemão finalmente conseguiu ver na televisão a versão americana original, recém-dublada e sem cortes.

O filme de Milestone foi constantemente banido, e não apenas na Alemanha. Versões condensadas também foram exibidas na Áustria e na França, e até mesmo nos Estados Unidos. Todas essas tentativas de difamação e censura, no entanto, não prejudicaram o sucesso do filme. Nada de Novo no Front, dirigido por Lewis Milestone, ainda é considerado um dos 100 melhores filmes da história do cinema americano.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde2 minutos ago

Hospital Regional de Cajazeiras reforça ações de combate ao câncer de próstata, durante o Novembro Azul

Educação & Cultura5 minutos ago

GibiZeca realiza programação para estudantes de João Pessoa, nesta segunda (25)

ESTADO6 minutos ago

Lucas Ribeiro participa da inauguração do novo aeroclube da Paraíba em São Miguel de Taipu

ESTADO8 minutos ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura11 minutos ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca15 minutos ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte16 minutos ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA19 minutos ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA22 minutos ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca29 minutos ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO46 minutos ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br