Internacional
Conselho de Segurança adota resolução sobre ataques de houthis no Mar Vermelho
Japão e Estados Unidos propuseram o texto condenando ações dos rebeldes do Iêmen contra navios mercantes e comerciais; documento apela ao respeito do exercício dos direitos e das liberdades de navegação pelo tipo de embarcações
O Conselho de Segurança adotou uma resolução sobre os recentes ataques de combatentes houthis no Mar Vermelho. A proposta submetida pelo Japão e pelos Estados Unidos obteve 11 votos a favor e quatro abstenções na votação desta quarta-feira.
A resolução condena “nos termos mais veementes” os pelo menos 24 ataques realizados pelo grupo rebelde do Iêmen contra navios mercantes e comerciais desde 19 de novembro do ano passado.
Libertação da embarcação Galaxy Leader
O documento pede o fim imediato do tipo de ataques, bem como a libertação da embarcação Galaxy Leader e sua tripulação.
De acordo com agências de notícias, os rebeldes do Iêmen capturaram o navio de transporte de veículos no Mar Vermelho quando era operado por uma companhia japonesa.
O Conselho destaca ainda que deve ser respeitado o exercício dos direitos e das liberdades de navegação por navios mercantes e comerciais, de acordo com o direito internacional.
O documento enfatiza o direito dos Estados-membros da ONU, conforme o direito internacional, de defenderem os seus navios de ataques, incluindo aqueles que comprometem os direitos e liberdades de navegação.
Pela decisão do Conselho, o secretário-geral deverá apresentar até 1º de julho informes mensais escritos ao órgão que abordem detalhes sobre “quaisquer novos ataques de houthis a navios mercantes e comerciais no Mar Vermelho.”