ECONOMIA
Brasileiros preferem o Nordeste para turismo em 2024, diz MTur
Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante para os brasileiros em todos os atributos avaliados
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, divulgada nesta segunda-feira (22), o Nordeste é a região que os brasileiros mais querem visitar em 2024.
Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados pretendem conhecer o Nordeste em 2024, seguido por sudeste (38%), Sul (16%), norte (7%) e Centro-Oeste (6%). O estudo também revela que 43% dos brasileiros pretendem viajar este ano.
Entre os estados, 15% apontaram o desejo de ir para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Em seguida vem a Bahia, com 11% das intenções de visitas dos entrevistados.
O ministério destaca que destinos que oferecem sol e praia são os preferidos pelos turistas, com 59% de predileção entre as pessoas escutadas.
“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse verão agora que já começou vai ser o melhor verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Importância do Turismo para os brasileiros
Ainda segundo a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.
De cada 10 brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no país. Além disso, para 79% dos entrevistados o turismo é mais beneficial para os destinos do que prejuízos.