CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Fim dos travamentos! WhatsApp lança ferramenta que deixará usuários animados
Com a nova ferramenta, os usuários poderão compartilhar suas telas durante as chamadas de vídeo. Veja como funcionará!
O WhatsApp anunciou um novo recurso para os usuários do aplicativo nesta quarta-feira (24). Com a nova atualização, será possível realizar o compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo. “É como se vocês estivessem no mesmo cômodo, não importa a distância”, afirmou o WhatsApp em uma mensagem enviada aos usuários sobre a nova função.
No vídeo sobre a nova ferramenta, é mostrado o ícone da nova função, assim como a notificação que aparecerá na tela quando a função for ativada. Para ativar o novo recurso, será preciso apenas pressionar um botão, dando início ao compartilhamento da tela na chamada de vídeo. A ferramenta poderá ser utilizada tanto em chamadas de vídeo entre dois usuários e chamadas em grupo.
Ao ser ativado, as janelas com o rosto dos participantes ficarão dispostos na parte de cima da tela compartilhada. A nova função se assemelha aos recursos já disponíveis em programas de chamadas de vídeo, como Zoom e Google Meet. Assim, o WhatsApp se torna cada vez mais completo para os usuários que utilizam o mensageiro também para reuniões de trabalho.
Compartilhamento de arquivos
Em junção à nova ferramenta liberada, o WhatsApp estuda liberar uma nova funcionalidade em breve, visando facilitar a vida de seus usuários. Assim, o mensageiro analisa liberar o compartilhamento de arquivos para quem estiver próximo do smartphone com o aplicativo. A nova funcionalidade funcionaria de forma semelhante ao AirDrop entre dispositivos da Apple.
Conforme imagens divulgadas pelo portal WABetaInfo, ambos os usuários envolvidos na transferência precisarão abrir a seção de compartilhamento para poder enviar e receber os arquivos. O recurso foi disponibilizado para alguns usuários da versão Beta do aplicativo, onde possíveis ferramentas são ofertadas antecipadamente para testes.
Segundo o WABetaInfo, as transferências de arquivos serão criptografadas de ponta a ponta, com o número do celular permanecendo oculto para quem não estiver na lista de contatos. Até o momento, não há informações de quando o recurso será disponibilizado para todos os usuários do WhatsApp.